Blog Saúde Bucal

6 alimentos que fortalecem os dentes e os deixam mais saudáveis!

Você sabia que cuidar bem da sua saúde bucal vai muito além de ter uma boa higiene? Existem alguns alimentos que fortalecem os dentes e ainda ajudam a deixá-los mais brancos, auxiliando até na remoção da placa bacteriana.

No artigo de hoje, você vai conhecer quais são alguns desses alimentos e entender que as escolhas feitas na hora das refeições podem impactar não só na saúde do corpo, mas também na saúde dos seus dentes. Continue a leitura e saiba o que incluir na dieta para continuar distribuindo um belo sorriso!

1. Leite

O leite é um alimento indicado para todas as idades e é um dos alimentos que fortalecem os dentes, pois é uma ótima fonte de muito cálcio, mineral que ajuda a deixar os ossos mais resistentes. A ingestão dessa bebida na infância ajuda a desenvolver dentes mais saudáveis e protege dos alimentos mais ácidos.

Na fase adulta a ingestão de leite ajuda a repor o cálcio, que é perdido com o passar dos anos, ajudando a fortalecer os ossos — incluindo os dentes. Além disso, o leite tem proteína, ácido lático e fósforo, que ajudam a repor boa parte das vitaminas necessárias.

2. Maçã

A maçã tem uma série de nutrientes que fazem bem para o corpo todo. Mas é a sua textura que ajuda a deixar seus dentes mais saudáveis. Ao morder ou comer os pedaços dessa fruta, ela remove a placa bacteriana, por ter uma textura levemente áspera e ser um alimento mais firme. Além disso, mastigar a maçã promove o fluxo salivar, bom para afastar o mau hálito.

3. Peixe

Assim como o leite, o peixe também é uma excelente fonte de cálcio, o que ajuda no fortalecimento dos ossos. Mas peixes como sardinha, salmão e atum têm muita vitamina D, o que ajuda na absorção do cálcio pelo organismo. Ou seja, os dentes não só recebem o cálcio, mas têm aquela ajuda extra para absorvê-lo.

4. Chá verde

O chá verde é rico em catequina, uma substância antioxidante que ajuda a diminuir o aparecimento de cáries nos dentes e ajuda a impedir a formação de placa bacteriana.

5. Frutas e legumes com vitamina C

Laranja, kiwi, acerola, morangos e couve são alguns exemplos de alimentos repletos de vitamina C. Ela ajuda a aumentar a imunidade e é um excelente antioxidante, que deixa a gengiva mais forte e saudável.

6. Chiclete

Não, o chiclete não é sempre um vilão. Quando consumido na versão sem açúcar, o chiclete ajuda a estimular a saliva, eliminando bactérias causadoras da placa bacteriana. Ou seja, gomas de mascar sem açúcar ajudam na prevenção de cáries e também do mau hálito!

Agora que você sabe quais são os alimentos que fortalecem os dentes, que tal começar a inseri-los em sua dieta? Um cardápio balanceado é um excelente começo para cuidar da sua saúde como um todo, inclusive da bucal. E não se esqueça: para que façam o efeito desejado, é preciso aliar o consumo desses produtos com uma boa higiene diária e consultas regulares ao dentista, combinado?

Você já viu que alguns alimentos são ótimos para manter os ossos fortes. Agora descubra também algumas causas e como tratar a perda óssea!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada