Blog Saúde Bucal

Conheça 4 alimentos que prejudicam os dentes

Mais do que nunca, é preciso pontuar que a saúde bucal deve ser prioridade na vida de todas as pessoas, afinal a boca é a porta de entrada de muitos patógenos. Por isso, é importante manter uma boa higienização da boca, além, é claro, de evitar ao máximo os alimentos que prejudicam os dentes.

É válido ressaltar que uma má alimentação afeta o organismo como um todo e, principalmente os dentes, visto que produtos ricos em açúcares e corantes, além de prejudicar o esmalte do dente, podem contribuir para a proliferação de tártaros e cáries.

Está gostando do post? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro do assunto!

Quais são os principais alimentos que prejudicam a saúde bucal?

Muitas pessoas pensam que não, mas a alimentação é uma forte aliada na manutenção de um sorriso saudável. Portanto, caso você deseje manter a saúde bucal, é importante evitar alguns tipos de alimentos. Leia com atenção os principais produtos listados abaixo.

1. Café

Sem dúvida, o cafezinho é a bebida preferida de muitos brasileiros. Pelo menos na parte da manhã e no café da tarde a bebida está presente. Porém, é preciso deixar claro que a cafeína, quando consumida de forma excessiva, pode danificar a coloração do dente, deixando-a com um aspecto mais escuro. Por isso é importante reduzir a quantidade de café que você toma diariamente.

2. Bebidas alcoólicas

Muitas pessoas pensam que o consumo de bebida alcoólica de nada atrapalha a saúde bucal, porém poucas pessoas sabem que esse líquido contribui para a inibição da produção de saliva. O problema é que essa redução de saliva ajuda na proliferação de bactérias que, posteriormente, podem gerar placas e gengivite. Portanto, é preciso ter cautela e saber beber de forma consciente.

3. Doces

Esse sem dúvida é um grande vilão para manter um sorriso perfeito, afinal de contas as balas, bolos, bolachas e sorvetes são insumos ricos em açúcar. Nessa perspectiva, o consumo excessivo de doce pode levar à corrosão do esmalte dos dentes, visto que o açúcar é transformado em ácido por meio de bactérias. Então, saiba restringir essas sobremesas, principalmente em relação ao público infantil.

4. Frutas ácidas

É fato que muitas pessoas aconselham dietas ricas em frutas, porém é preciso ter cuidado no que se refere ao consumo frequente e excessivo de frutas como abacaxi, laranja e limão. Isso porque a acidez desses alimentos pode gerar um processo erosivo na superfície dos dentes, provocando grandes complicações. Logo, consumir essas frutas em menor quantidade pode evitar alguns problemas dentários.

Por que manter uma alimentação saudável?

Para manter um bom funcionamento corporal é preciso ter uma alimentação balanceada, rica em grãos, verduras e legumes. Sendo assim, além de o organismo conseguir desenvolver bem as funções, com uma boa dieta a saúde bucal também é preservada.

Agora que você já sabe os principais alimentos que prejudicam os dentes, tente melhorar a sua alimentação e incrementar a sua dieta com produtos saudáveis a fim de não ter problemas dentários no futuro.

Gostou do conteúdo ? Então, aproveite para ler mais sobre o que comer após implante dentário.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada