Blog Saúde Bucal

Aparelho dentário invisível: quais são os diferentes tipos que existem?

É fato que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde bucal, seja para manter o sorriso harmônico, seja para cuidar das funções da boca. Nesse cenário, muita gente se pergunta o que é o aparelho dentário invisível.

Este artigo mostra o que caracteriza e como funciona o aparelho dentário invisível, que está em alta no mercado odontológico atualmente. Em um segundo momento, o conteúdo explica quais são os tipos de dispositivos invisíveis, resumindo as vantagens e as desvantagens associadas ao modelo alinhador.

Continue a leitura deste post para ficar por dentro do tema!

O que caracteriza o aparelho dentário invisível?

Os aparelhos dentários invisíveis estão agrupados em uma categoria que define alguns tipos de tratamentos ortodônticos capazes de corrigir os dentes sem alterar radicalmente a aparência orofacial do paciente.

O método, que depende da avaliação e da orientação contínua do dentista, usa materiais transparentes para auxiliar na movimentação dentária.

Como o aparelho dentário invisível funciona?

Inicialmente, é preciso entender que os aparelhos dentários invisíveis mais comuns são o transparente fixo, o dispositivo lingual e a placa invisível. Cada método tem uma particularidade e funciona de um jeito específico, seja com o uso de moldeiras transparentes (no caso da placa ortodôntica), seja com a colocação de materiais metálicos na parte da frente e atrás da dentição (como nas técnicas fixa e lingual).

O aparelho ortodôntico invisível tem o objetivo de movimentar dentes disfuncionais e, para isso, usa estruturas metálicas ou de acrílico, que exercem uma pressão sobre as arcadas e modificam as funções e a estética do sorriso.

Por que o tratamento com aparelho invisível está em alta?

Não é difícil imaginar por que o aparelho dentário invisível está em alta no momento. O motivo principal se deve à estética dos dispositivos, que se confundem com a dentição natural e passam despercebidos pelo olhar das outras pessoas.

O efeito invisível desse tipo de aparelho ortodôntico facilita, então, o uso do dispositivo por pessoas que não querem ficar com uma aparência “metálica” ou muito jovial, sendo indicado principalmente para pacientes que trabalham no mundo corporativo e não podem perder o visual mais sério e profissional.

Quais são os tipos de aparelho dentário invisível?

Os aparelhos dentários invisíveis são uma verdadeira febre nas clínicas odontológicas porque não interferem no visual do rosto. Agora que você já sabe como eles funcionam, confira as informações que listamos a seguir sobre três modelos disponíveis para esse tipo de tratamento dentário: o aparelho transparente ortodôntico fixo, o aparelho lingual e o aparelho alinhador em placa invisível.

Aparelho transparente ortodôntico fixo

O aparelho transparente ortodôntico fixo é um modelo bastante similar ao dispositivo tradicional, fixado na boca com a ajuda de peças metálicas, como o bráquete e o fio odontológico.

A diferença dessa técnica para a tradicional se deve, principalmente, aos materiais utilizados na boca, como a porcelana policristalina e o policarbonato, que exercem pressão sobre os dentes disfuncionais e têm uma coloração natural, que se confunde com a tonalidade da dentição.

Aparelho lingual

O aparelho lingual, diferentemente do modelo tradicional fixo, é um método que coloca as peças metálicas (bráquetes, fios odontológicos, anéis etc.) na parte interna dos dentes, evitando a alteração estética no rosto do paciente.

Essa técnica é bastante segura para a pessoa em tratamento, devido ao polimento nas bordas dos objetos metálicos, o que impede que o dispositivo incomode ou cause lesões quando em contato com a gengiva ou a língua.

Aparelho alinhador em placa invisível

O aparelho alinhador em placa invisível usa uma espécie de moldeira, que é confeccionada em material incolor para tratar desvios na boca. Diferentemente de outros dispositivos, esse modelo altamente tecnológico pode ser removido da cavidade bucal. Além disso, a placa é construída com uma espessura fina de acrílico, o que a torna mais confortável para o paciente.

Quais são as vantagens e desvantagens do aparelho alinhador invisível?

O aparelho alinhador em placa invisível é um dos mais procurados pelos pacientes com desvios na dentição. O motivo é que essa técnica odontológica não requer a instalação de peças metálicas na boca, trazendo conforto para a pessoa, que pode remover o dispositivo para ingerir alimentos e líquidos.

Outra vantagem do alinhador invisível se deve à troca constante das peças transparentes, feitas sob medida para a arcada dentária em tratamento. Dessa forma, a técnica acelera a movimentação dos dentes, que dependem de um planejamento digital feito no consultório do dentista.

Por outro lado, o tratamento com placa alinhadora depende bastante da cooperação do paciente, que deve usar sempre o aparelho (exceção para a hora de se alimentar), de forma a não atrapalhar o processo. Igualmente, a pessoa deve ter cuidado para armazenar corretamente as peças — que, apesar de serem feitas com material durável, podem quebrar com fortes impactos.

Outra desvantagem do modelo com placas transparentes é o alto custo de tratamento, que requer expertise do profissional e um planejamento completo da intervenção ortodôntica, realizado digitalmente. Ao mesmo tempo, a técnica não é eficaz em todos os problemas que comprometem a estrutura orofacial, tendo indicações de uso mais limitadas.

Por que fazer o tratamento dos dentes com orientação profissional?

Para corrigir problemas bucais, o paciente deve contar com a ajuda de cirurgiões-dentistas, que devem avaliar o quadro clínico com exames específicos e indicar, se necessário, um tratamento com aparelho dentário invisível.

Além disso, os profissionais verificam regularmente os avanços obtidos com os dispositivos, realizando ajustes para a movimentação dentária ocorrer segundo o planejado. Igualmente, os dentistas podem tratar outras disfunções na boca, melhorando a qualidade de vida dos pacientes em tratamento.

Neste artigo, você entendeu o que caracteriza o aparelho dentário invisível — que pode ser feito com peças fixas, linguais ou placas alinhadoras. Para ficar com o sorriso bonito e saudável, é indispensável contar com a ajuda de dentistas experientes e consultórios odontológicos equipados, onde o paciente recebe acompanhamento personalizado em todas as etapas do tratamento.

Quer voltar a sorrir sem medo? Então, entre em contato conosco e agende agora a sua avaliação com os melhores dentistas da sua região!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada