Blog Saúde Bucal

Entenda já as diferenças entre aparelho estético e aparelho invisível

O tratamento ortodôntico evoluiu e trouxe novas alternativas para melhorar o alinhamento dos dentes e a saúde mastigatória das pessoas. Além disso, existem hoje soluções que trazem ainda mais discrição ao paciente durante a realização do tratamento, como o aparelho estético e o aparelho invisível.

Apesar de serem ideais para quem pretende evitar os tradicionais aparelhos metálicos, esses tratamentos possuem características distintas e as indicações podem variar de acordo com cada caso.

Continue a leitura para saber mais sobre as diferenças entre os modelos de aparelho estético e invisível e descubra qual deles é o mais apropriado para você.

Estrutura do aparelho

O aparelho fixo transparente utiliza a mesma estrutura do modelo metálico. Nesse tratamento, os bráquetes são colados nos dentes e unidos por um fio que contribui para a movimentação que vai proporcionar o alinhamento dentário.

Por sua vez, o alinhador invisível é composto por uma estrutura translúcida removível.

Tipo de material

Nos aparelhos estéticos, os bráquetes são produzidos com um material de aspecto transparente, como porcelana, policarbonato e safira. O aparelho invisível é confeccionado de acetato em um molde que se encaixa perfeitamente na arcada dentária do paciente.

A troca do bráquete só ocorre em situações excepcionais, como a quebra da peça. No entanto, o paciente que segue o tratamento com o alinhador invisível realiza a substituição frequente dos alinhadores, que ajudam a promover a movimentação dos dentes. Em casos comuns, são utilizados de 7 a 30 alinhadores durante o tratamento ortodôntico.

Manutenção

O paciente usuário de um aparelho fixo transparente deve ir ao consultório odontológico para o ajuste do fio metálico que une os bráquetes. O número de visitas depende da orientação do profissional responsável pelo tratamento.

Para os usuários de alinhadores invisíveis, a manutenção é realizada com a troca do alinhador. Normalmente, o paciente recebe um kit com os alinhadores e faz uma visita ao ortodontista para acompanhar o progresso do tratamento uma vez por mês.

Tempo de uso

O tempo médio de um procedimento ortodôntico com o aparelho transparente pode ser de dois anos, mas esse número varia de pessoa para pessoa. Quem opta por alinhar os dentes com o aparelho invisível pode saber com mais precisão a duração do tratamento.

Isso é possível porque essa técnica utiliza um software que consegue simular todas as etapas de movimentação dos dentes, podendo mostrar ao paciente como ficará o sorriso. Para resultados efetivos e mais rápidos, os alinhadores devem ser utilizados a maioria do tempo retirando apenas para comer e higiene.

Higienização dos dentes

Uma das principais vantagens do aparelho invisível é que ele pode ser removido, o que facilita a higienização oral. Além disso, a escovação e o uso do fio dental são imprescindíveis para o sucesso do tratamento. O aparelho invisível também deve ser higienizado seguindo orientação indicada pelo ortodontista.

Os pacientes ortodônticos que fazem uso do aparelho transparente devem ser mais cuidadosos com a higienização. Felizmente, existem produtos desenvolvidos para facilitar a limpeza bucal, como a escova ortodôntica e fio dental com pontas resistentes para facilitar sua movimentação entre os dentes. Outro cuidado importante é durante a alimentação, pois comidas açucaradas, duras ou pegajosas podem comprometer a estrutura do aparelho e refletindo no tratamento.

Grau de discrição

Produzidos em materiais cada vez mais transparentes, os aparelhos estéticos são cada vez menos perceptíveis. O dentista pode indicar um clareamento dental antes da colocação dos bráquetes para deixar o sorriso mais branco. Comparados aos modelos metálicos tradicionais, esses aparelhos são bastante discretos, mas ficam um pouco atrás dos alinhadores invisíveis nesse quesito. 

Tanto o material translúcido desse modelo quanto o fato de ele estar totalmente alinhado à arcada dentária fazem do aparelho invisível o mais discreto de todos os tratamentos ortodônticos. Outra vantagem é ser removível, ou seja, garante o sorriso e a autoestima em ocasiões especiais, como formaturas ou casamentos.

Tipos de correção

O aparelho invisível é indicado quando há desalinhamentos dentários e com mais problemas estéticos que de mordida, por exemplo. Veja as indicações mais comuns:

  • dentes apinhados: sobrepostos, eles empurram a dentição, podendo movimentar outros dentes;
  • diastemas: espaços entre os dentes até 5 mm;
  • mordida aberta: um espaço entre as arcadas superior e inferior;
  • mordida cruzada: leve desalinhamento entre a arcada superior e inferior;
  • sobremordida: a dentição inferior fica mais à frente dos dentes superiores.

Além dos casos acima, o aparelho estético é indicado para melhorar todos os tipos de mordida, tanto em casos simples quanto em situações mais complexas.

A indicação correta sempre deve ser feita pelo ortodontista. Avaliando as características de cada arcada dentária, esse profissional consegue identificar qual aparelho é mais adequado, considerando também o comportamento de cada paciente. Uma pessoa com pequenos desalinhamentos, mas que não costuma colaborar durante os tratamentos, pode não aproveitar os benefícios de um alinhador invisível, por exemplo.

Vale lembrar ainda que o sucesso do procedimento ortodôntico depende também da qualificação do profissional que realiza o atendimento. Na rede de clínicas Sorridents você sempre encontra dentistas especializados para recomendar o melhor tratamento para o seu caso. Somos a rede de clínicas odontológicas mais premiada da América Latina, com instalações que garantem o conforto, a segurança e a conveniência dos pacientes oferecendo diferentes serviços odontológicos em um só lugar.

Além dos tratamentos em ortodontia como o aparelho estético e o aparelho invisível, as clínicas da rede Sorridents oferecem procedimentos clínicos e estéticos, bem como a realização de implantes, próteses dentárias e cuidados para a disfunção da ATM. 

Venha cuidar do sorriso e da sua saúde bucal em uma das nossas clínicas. Entre em contato conosco e agende agora mesmo a sua avaliação!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada