Blog Saúde Bucal

Aparelho ortodôntico e estética: vale a pena investir?

Os tratamentos da ortodontia têm como objetivo promover a movimentação dos dentes e ossos maxilares, assim podem deixar o sorriso retinho, harmônico e ainda corrigir problemas de mordida. E entre as opções de dispositivo está o aparelho ortodôntico estético.

Mas o que diferencia esse tipo de aparelho afinal? Como ele funciona e quais os modelos apresentam essa proposta?

Se você quer tirar essas e outras dúvidas sobre os aparelhos ortodônticos estéticos, não deixe de conferir as informações a seguir. Após a leitura, você descobrirá se vale a pena investir nesse tipo de dispositivo. Vamos lá?

Como funciona o aparelho ortodôntico estético?

É importante entender que o aparelho ortodôntico estético trabalha da mesma maneira que o modelo tradicional, isto é, o metálico. Seu diferencial está, justamente, em trazer mais discrição ao paciente.

Então, esse é um dispositivo voltado para corrigir dentes tortos, encavalados ou problemas de mordida, porém o aparelho ortodôntico estético não se destaca tanto no sorriso como o modelo tradicional. Alguns são até invisíveis.

Então, se você busca um sorriso perfeito, mas não quer utilizar o aparelho ortodôntico metálico para não afetar a sua imagem pessoal ou profissional, pode optar pelos modelos estéticos.

Quais os principais modelos com essa proposta?

Se você busca harmonizar seu sorriso e quer ter discrição no tratamento, precisa conhecer os principais modelos de aparelhos ortodônticos estéticos. Veja abaixo!

Aparelho fixo estético

Ao escolher essa opção, você utilizará um modelo que tem a mesma estrutura e que trabalha da mesma maneira que o aparelho fixo tradicional. A diferença é que ele aparece bem pouco no sorriso, isso porque ele é feito com materiais transparentes, como policarbonato, cerâmica ou safira, que são componentes que apresentam a mesma tonalidade dos dentes.

Aparelho lingual

Existe ainda o aparelho lingual, que não aparece na boca. Apesar de ter a estrutura metálica, como o modelo tradicional, ela é instalada na face interna dos dentes e, para mostrar que a pessoa está de aparelho, é necessário abrir bem a boca.

Essa é uma alternativa para quem não quer que o dispositivo apareça por questões estéticas ou ainda para quem pratica esportes de contato e pode ferir a boca com o aparelho metálico.

Aparelho autoligado

Há também o aparelho ortodôntico estético chamado de autoligado, que é um aparelho fixo, porém se destaca menos na boca, já que utiliza bráquetes menores, que são ligados diretamente no arco, e não usa as borrachinhas.

Além de ser mais discreto, o autoligado tem a vantagem de facilitar a escovação por conta das características dos seus componentes.

Alinhador transparente

Por fim, o aparelho ortodôntico estético número 1 em discrição é, sem dúvida, o alinhador transparente. O dispositivo fica quase que invisível no sorriso e tem o diferencial de ser removível.

Ele é desenvolvido a partir de um software 3D e, assim, se encaixa perfeitamente nos dentes do paciente. Então, além de não impactar a sua aparência, pode ser retirado na hora de se alimentar e para a higienização bucal.

Vale a pena investir em um aparelho ortodôntico estético?

A finalidade do tratamento ortodôntico é corrigir imperfeições no sorriso ou na mordida, garantindo, portanto, ganhos para a saúde bucal e para a aparência, qualidade de vida e melhora da autoestima.

No entanto, apesar dos ótimos resultados que o procedimento proporciona, o tratamento não precisa ser incômodo, concorda? A gente sabe que o uso do aparelho metálico com as borrachinhas coloridas combina mais com crianças e jovens.

Então, para que os adultos possam ter o sorriso bonito com esse tratamento, a opção é utilizar o aparelho ortodôntico estético. Confira as principais vantagens desse dispositivo:

  • discrição: você pode corrigir o sorriso sem que esse tratamento modifique sua aparência. Com isso, você pode ficar tranquilo especialmente em relação às suas atividades profissionais;
  • conforto: além da tranquilidade de usar um aparelho que não aparece no sorriso, é possível escolher opções que trazem mais conforto, como o alinhador transparente;
  • praticidade: dependendo do aparelho ortodôntico estético escolhido, há mais facilidade para realizar a limpeza bucal, o que traz mais agilidade para sua rotina.

Como escolher a melhor opção?

Se você quer ter um sorriso dos sonhos realizando o tratamento com o aparelho ortodôntico estético, descubra o que avaliar para escolher o modelo que mais se adequa às suas necessidades.

O primeiro ponto é conversar com o seu dentista sobre as opções disponíveis para que você possa tirar as dúvidas sobre os prós e contras de cada modelo. Questione diferentes aspectos, como a manutenção do aparelho, tempo e preço do tratamento, resistência do material e até a possibilidade de manchar as peças.

Um exemplo é o caso do aparelho fixo estético, em que você pode escolher diferentes materiais transparentes. Porém, entenda que o policarbonato tem mais chances de amarelar ou manchar com a ingestão de alimentos, diferentemente da safira. Conversando com seu dentista sobre esses detalhes, você começa o tratamento ortodôntico mais seguro e não terá surpresas no meio do processo.

Outro ponto importante é quanto à escovação. Não é novidade para ninguém que escovar os dentes com o aparelho é mais difícil. Por isso, é necessário dedicação e paciência para evitar que restos de alimentos fiquem acumulados entre as peças.

Então, considere a sua disciplina para fazer a limpeza adequada de acordo com o dispositivo escolhido. Nesse quesito, o aparelho lingual é o que oferece um pouco mais de dificuldade. Já o autoligado, por ter menos peças, facilita o processo. E, no caso do alinhador transparente, há a vantagem de ser removível.

Por fim, apesar de todas as facilidades do alinhador transparente, tenha em mente que é preciso disciplina para utilizá-lo. Pelo fato de ser removível, muitas pessoas podem se esquecer de colocá-lo, o que só adia o tratamento.

Como você viu neste post, vale a pena utilizar o aparelho ortodôntico estético por conta da discrição no tratamento além de outros benefícios. Para escolher o melhor, não deixe de conversar com o seu dentista para que ele oriente quanto ao dispositivo ideal para você.

E aí, quer acompanhar outras dicas de saúde e estética bucal? Não perca nossas publicações atualizadas. Para isso, é só seguir as nossas páginas no FacebookYouTube e Instagram! Nos vemos lá!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada