Blog Saúde Bucal

Após tirar o aparelho dental os dentes podem voltar a entortar?

750x-06 - os dentes voltam a entortar apos usar aparelho 1 - Esther Marcos

O grande dia chegou. Finalmente seu dentista te disse que você já terminou o tratamento e vai tirar o aparelho. Uhuu! ? ?

Mas aí, em meio a tanta euforia… vem o medo de que os seus dentes possam ficar tortos novamente. ?

Antes que você roa todas as unhas de preocupação, vou te ajudar a entender o que acontece depois que você tirar o aparelho, ok? Então, relaxa… ?

Isso, assim está melhor. ?

Quando o aparelho é retirado…

Já ouviu falar que o nosso corpo está sempre em movimento? Com a nossa boca e dentes não é diferente.

Sendo assim… quando o aparelho é removido, os dentes têm a tendência de voltar à posição com as quais estavam mais familiarizados (ou seja, a posição antiga). Isso significa que, depois de usar aparelho, os cuidados para evitar que os dentes retornem à sua posição inicial são obrigatórios.

E que cuidados são esses?

Os cuidados vão depender muito da recomendação de cada dentista, mas o mais comum deles é a contenção. Ela pode ser fixa ou móvel e deverá ser usada por até 1½ ano após a retirada o aparelho.

Mas, atenção: isso não é regra. Usar ou não contenção (e o tempo de uso) vai depender das necessidades do seu tratamento.

No geral, os dentistas costumam recomendar o uso de contenção, pois sem esse procedimento os dentes voltariam para a posição inicial em questão de poucos anos. ?

Só que os cuidados não param por aí. Mesmo seguindo a recomendação do seu dentista ao usar a contenção, ainda assim hábitos ruins ou problemas bucais podem favorecer a movimentação dos dentes, como…

  • Roer as unhas – esse hábito pode provocar movimentos inadequados em toda a arcada dentária. Então, já sabe: esqueça as unhas!
  • Má higiene bucal – não adianta usar aparelho e se descuidar da higiene dos dentes depois, né? É com uma rotina de escovação e uso do fio dental que você será capaz de prevenir cáries e outras doenças que podem te fazer perder um dente e alterar o posicionamento dos que sobrarem.
  • Bruxismo (ranger dos dentes enquanto dorme) e a respiração pela boca – esses dois problemas podem ser os culpados pela necessidade de muitos voltarem a usar aparelho, sabiam? Se você sofre com algum deles, fale com seu dentista. Só um acompanhamento poderá reduzir os efeitos negativos na saúde da boca.

Fique de olho!

Tirou o aparelho e notou que seus dentes mudaram de posição, por menor que seja? Corra para o dentista para que ele dê uma olhadinha e faça os procedimentos adequados.

Assim, seu sorriso-retinho-de-morrer vai continuar lindo e você não vai precisar usar aparelho de novo. ?

Quero saber de vocês: alguém aí já usou aparelho e os dentes voltaram a entortar? Compartilhe com a gente sua história aqui nos comentários!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada