Blog Saúde Bucal

Canal no Dente: Doi? Sintomas, Como evitar?

Nesta leitura, vamos conversar sobre o tratamento de canal que realizamos nos elementos dentários. Iniciamos, então, mostrando o que é o canal do dente, procedimento que é realizado na polpa dentária, um tecido mole que contém os nervos, os vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo.

A seguir, você entende, também, quais são os mitos e verdades sobre o tratamento de canal, por que a polpa dentária deve ser removida quando infeccionada, quais são os sintomas (como hipersensibilidade, inchaço na gengiva, dor e escurecimento dos dentes) que indicam a necessidade de fazer canal no dente e como o procedimento é realizado pelo dentista.

O artigo mostra, ainda, o que o paciente deve esperar após o tratamento de canal, como se caracteriza um canal bem-sucedido, quais são as possíveis complicações dessa terapia odontológica e as alternativas atuais para o canal radicular, como também é chamado esse procedimento.

Em todo caso, o indicado é manter os cuidados com a saúde bucal para se prevenir de procedimentos como o canal do dente. Você deve, nesse sentido, escovar-se sempre após as refeições, usar fio dental e fazer visitas regulares à clínica odontológica. Agora, continue a leitura e descubra tudo sobre tratamento de canal. Confira!

O QUE É UM CANAL NO DENTE?

A endodontia é o ramo da odontologia que trata da etiologia, diagnóstico, terapêutica e das doenças e lesões que afetam a polpa e a raiz dentária, bem como o tecido periapical.

Uma rápida pesquisa no dicionário e você verá que a palavra “endo” quer dizer dentro/interno. Já a palavra “dontia” significa dente. Isso ajuda a entender de forma bem simples o que faz essa área da odontologia. A endodontia tem a função de tratar a estrutura interna do dente, chamada de polpa dentária.

Quando o dentista realiza o tratamento de canal, ele realiza um procedimento pelo qual a polpa dentária é removida, devido a sua inflamação e, em seguida, a cavidade é limpa, preenchida e selada na cavidade pulpar.

As pessoas podem achar uma definição excepcional, mas, na verdade, é um tratamento que acomete muitas pessoas diariamente e que a Sorridents executa com bastante frequência e para o qual temos profissionais dedicados e qualificados.

O tratamento endodôntico, relatado de um modo mais simples, seria como remover o tecido infectado, que são os vasos sanguíneos e os nervos que estão dentro das raízes dos dentes e da câmara pulpar.

A câmara pulpar é a extensão do dente que está fora da gengiva, que recebe impacto da mordida, o material restaurador e a escovação. Isso se faz na parte interior do referido dente, que é substituído por um material inerte, de modo a acabar com a infecção.

É um tratamento de origem milenar, do período helenístico (200 anos a.C.), sendo que a vedação da cavidade pulpar era feita com materiais da época, neste caso, com elementos de bronze. Hoje, com a evolução da odontologia, são usados cimento obturador de polímero de amina epóxica, utilizado como selador definitivo para todas as técnicas de obturação.

O cimento odontológico oferece máxima compatibilidade biológica, radiopacidade e estabilidade de cor. Seu sistema pasta-pasta permite maior limpeza e uma ótima viscosidade.

QUAIS SÃO OS MITOS E AS VERDADES SOBRE O TRATAMENTO DE CANAL?

Até aqui, você já entendeu o que é um canal no dente, mas, devido à popularidade dessa terapia, existem vários mitos e verdades sobre ela. Para deixar o assunto mais claro, respondemos a seguir às principais dúvidas dos pacientes sobre essa técnica.

O DENTE ESCURECE APÓS O TRATAMENTO?

Na maior parte das vezes, o procedimento de canal não escurece ou altera a coloração da dentição. No entanto, o escurecimento pode ocorrer se a remoção do nervo dental causar alguma mudança química na região, impactando, em geral, a aparência do dente.

O DENTE NUNCA MAIS VAI APRESENTAR PROBLEMA?

É verdade que o procedimento de canal no dente limpa a região comprometida da estrutura dentária, restaurando a função e a aparência do sorriso. No entanto, não se pode afirmar que o paciente não sofrerá com outros problemas orais, uma vez que é necessário manter todos os cuidados com a saúde bucal após realizar essa terapia odontológica e, claro, fazer visitas regulares ao dentista, para não sofrer com complicações na dentição e no tecido gengival.

CANAL NO DENTE DÓI?

As pessoas relatam que uma dor de dente provocada por um problema de canal é um processo muito doloroso. No entanto, a grande maioria daqueles que fazem esse tratamento nos dias de hoje relata que ele não é doloroso.

O desconforto que se experimenta é quando o dente inicia com a infecção e vai até o momento em que o dentista anestesia e começa o tratamento — nessa fase é que realmente pode ser considerado doloroso.

Durante o procedimento e o pós-tratamento não necessariamente existe qualquer evento de dor.

A POLPA DENTÁRIA: O QUE É?

Como falamos anteriormente, a câmara pulpar ou polpa é a área mole que contém nervos e vasos, localizada na parte central do dente. Os tecidos conjuntivos, os vasos sanguíneos e os nervos dos dentes estão nas “pernas” ou “raízes”, indo até a extrema ponta levando todas essas estruturas.

A ausência ou presença dos nervos não interfere na função mastigatória dos elementos — o que devemos saber é que, devido a isso, eles costumam tornar-se mais frágeis à quebra quando alimentos duros são consumidos.

 

Por quais motivos a polpa deve ser removida?

O momento em que a polpa se danifica, ou seja, quando o dente é acometido por uma cárie que contém bactéria, essa bactéria avança, chegando ao canal, então neste momento precisamos remover a polpa. Com o ataque da bactéria ela acaba se decompondo e as bactérias passam a se multiplicar bem dentro do que conceituamos como câmara pulpar. Os outros restos da polpa morrendo e as bactérias podem ser as causadoras de um abscesso dentário ou uma infecção.

O abscesso é uma bolsa com bastante pus, formada bem no final da raiz dos dentes pelo lado externo da gengiva ficando visível a olho nu, podendo ser confundido inicialmente a uma afta que drena pus. Além de causar o abscesso, a infecção que se dá no canal radicular também pode causar:

  • Inchaço que tende a se espalhar para diversas áreas do rosto, pescoço ou cabeça;
  • Perda óssea ao redor de toda a ponta da raiz;
  • Problemas com a drenagem que se estendem para o lado de fora da raiz. 
  • Abscesso externo que pode acabar tendo um buraco por meio do lado do dente, com a drenagem nas gengivas ou através da pele da bochecha.

O que danifica a polpa dos dentes em primeiro lugar?

A polpa dos dentes pode tornar-se infectada, inflamada e irritada devido à:

  • Decadência profunda;
  • Procedimentos odontológicos repetidos no dente;
  • Grandes obturações;
  • Rachaduras severas ou uma lasca no dente;
  • Traumas ocorridos no rosto.

Canal no dente dói?

As pessoas relatam que uma dor de dente provocada por um problema de canal é um processo muito doloroso.  No entanto, a grande maioria daqueles que fazem esse tratamento nos dias de hoje, relata que o tratamento não é doloroso.

O desconforto que se experimenta é quando o dente inicia com a infecção e vai até o momento em que o dentista anestesia e inicia o tratamento, nessa fase é que realmente pode ser considerado doloroso.

Durante o procedimento e o pós-tratamento, não necessariamente existe qualquer evento de dor.

A POLPA DENTÁRIA: O QUE É?

Como falamos anteriormente, a câmara pulpar ou polpa é a área mole que contém nervos e vasos, localizada na parte central do dente. Os tecidos conjuntivos, os vasos sanguíneos e os nervos dos dentes estão nas “pernas” ou “raízes”, indo até a extrema ponta levando todas essas estruturas.

A ausência ou presença dos nervos não interfere na função mastigatória dos elementos — o que devemos saber é que, devido a isso, eles costumam tornar-se mais frágeis à quebra quando alimentos duros são consumidos.

POR QUAIS MOTIVOS A POLPA DEVE SER REMOVIDA?

O momento em que a polpa se danifica, ou seja, quando o dente é acometido por uma cárie, uma bactéria avança, chegando ao canal. Então, neste momento, precisamos remover a polpa.

Com o ataque, a polpa dentária acaba se decompondo e as bactérias passam a se multiplicar dentro do que conceituamos como câmara pulpar. Com o avanço da multiplicação bacteriana na polpa dentária, o paciente pode ter uma complicação com um abscesso dentário ou uma infecção.

O abscesso é uma bolsa com bastante pus, formada bem no final da raiz dos dentes pelo lado externo da gengiva ficando visível a olho nu, podendo ser confundido inicialmente a uma afta que drena pus. Além de causar o abscesso, a infecção que se dá no canal radicular também pode causar:

  • inchaço que tende a se espalhar para diversas áreas do rosto, pescoço ou cabeça;
  • perda óssea ao redor de toda a ponta da raiz;
  • problemas com a drenagem que se estendem para o lado de fora da raiz.
  • abscesso externo que pode acabar tendo um buraco por meio do lado do dente, com a drenagem nas gengivas ou através da pele da bochecha.

O QUE DANIFICA A POLPA DOS DENTES EM PRIMEIRO LUGAR?

A polpa dos dentes pode tornar-se infectada, inflamada e irritada devido à:

  • decadência profunda;
  • procedimentos odontológicos repetidos no dente;
  • grandes obturações;
  • rachaduras severas ou uma lasca no dente;
  • traumas ocorridos no rosto.

Agora, você deve estar se perguntando sobre os sintomas que indicam a necessidade de fazer o procedimento de canal, certo? Explicamos a maioria deles no próximo item!

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DE CANAL NO DENTE?

Estes são alguns dos sinais de que talvez você precise de terapia de canal no dente:

  • dor nos dentes severa ao aplicar qualquer tipo de pressão ou mastigação;
  • sensibilidade prolongada (dor) quando há exposição a temperaturas frias e quentes (após o frio ou calor ter sido aplicado);
  • escurecimento (descoloração) do dente;
  • sensibilidade e inchaço nas gengivas próximas;

Às vezes, nenhum sintoma pode estar presente, por isso é importante sempre visitar um dentista de confiança para a manutenção da saúde dentária.

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO DE CANAL NO DENTE?

O tratamento de canal pode ser realizado por um dentista ou endodontista, que vai avaliar o diagnóstico da infecção e relatar o período pelo qual será realizado o tratamento. Um endodontista é um dentista especializado nas causas, no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de doenças e lesões da polpa dentária dos dentes. Saiba mais!

ETAPA 1

O primeiro passo no procedimento do tratamento é fazer uma radiografia para ver a forma das raízes dos canais radiculares e determinar se há algum sinal de infecção no osso circundante ou qualquer aspecto fora do padrão da normalidade.

O profissional usará anestesia local e no ramo que amortece o dente para anestesiar a área próxima e o dente em si. Em seguida, para manter a área seca e livre de saliva durante o procedimento, será colocado um lençol de borracha (uma lâmina de borracha) ao redor do dente e sugador. A polpa, juntamente com bactérias e detritos relacionados, é removida. O processo de limpeza é realizado dentro do canal radicular.

O dentista irá higienizar toda a extensão do canal, raspar e esfregar os lados dos canais radiculares, removendo assim todos os nervos que possam ficar grudados nas paredes das raízes, podendo gerar uma infecção futura. Para lavar dentro do canal usa-se produtos especídifcos odontológicos.

ETAPA 2

Uma vez que o dente estiver completamente limpo, ele precisa ser selado. Alguns dentistas gostam de esperar uma semana antes de prosseguir com mais essa etapa. Esta semana serve para verificar se não terá nenhuma sintomatologia, se não houver, será confirmando que o canal está limpo e livre de bactérias.

Por exemplo, se houver uma infecção, o dentista em questão pode simplesmente colocar uma medicação dentro do dente para limpá-lo. Outros dependendo da resposta do organismo e do grau de comprometimento do dente podem escolher selá-lo no mesmo dia em que ele for limpo.

Se a terapia do canal no dente não for concluída no mesmo dia, um preenchimento temporário é colocado no orifício externo do dente para evitar a entrada de detritos e agentes contaminantes entre as consultas.

Na próxima ida à clínica, para preencher o dente, uma pasta seladora e um composto odontológico são colocados no canal no dente. Para preencher o orifício de acesso exterior criado no início do tratamento, é colocado um preenchimento. Assim, esse preenchimento também poderá impedir que o dente fragilizado se quebre antes que ele seja totalmente restaurado.

ETAPA 3

A última etapa pode envolver uma nova restauração da área em questão. Um elemento dentário que precisa de tratamento de canal é:

  • um elemento que tem um grande preenchimento ou uma extensa região a ser restaurada;
  • um elemento que precisará ser reparado, como uma restauração ou até mesmo uma coroa.

Com isso, finalizando o tratamento de canal com um elemento dentário restaurado ou reabilitado com um coroa, isso dará qualidade e longevidade ao tratamento realizado nos canais, impedindo assim a entrada de bactérias.

O dentista que estiver cuidando do tratamento discutirá a necessidade de qualquer trabalho dentário adicional com você.

O QUE ESPERAR APÓS O TRATAMENTO DE CANAL?

O tratamento do canal radicular remove a dor sentida pelo paciente. Ele deve estar completamente terminado, até que o espaço dos canais dentro das raízes estejam preenchidos com material apropriado e o dente restaurado — ou uma coroa, se preciso for e recomendado pelo dentista —, para que o elemento dentário consiga minimizar a carga de força da mastigação no dente reparado.

Procure não ingerir produtos muito duros, uma vez que eles exigem um maior esforço da sua arcada dentária. Outra indicação é não ingerir pedaços muito grandes de alimentos, que podem pressionar o dente lesionado.

Nos primeiros dias depois do término do procedimento, o dente pode ficar extremamente sensibilizado devido a uma inflamação natural do tecido. Isso pode acontecer especialmente se houver infecção ou dor antes do tratamento.

Esse desconforto ou sensibilidade costumeiramente podem ser controlados com certos analgésicos que serão recomendado pelo dentista. No entanto, uma boa parte dos pacientes que se submete a esse tipo de tratamento pode retornar às atividades rotineiras no dia seguinte.

No que diz respeito aos cuidados com a saúde bucal, podemos destacar e reafirmar a importância de:

  • escovar os dentes a cada refeição feita;
  • fazer o uso de fio dental de forma regular, pelo menos uma vez ao dia;
  • consultar um dentista da Sorridents em intervalos regulares de 6 em 6 meses.

Como a última etapa da terapia do canal no dente é a incorporação de uma restauração, a exemplo de um preenchimento ou de uma coroa, não é preciso se preocupar com a aparência. Não ficará óbvio para quem vir de relance que um canal no dente foi realizado, uma vez que ele é a parte interna dentro da gengiva e, ao finalizar o tratamento, esse elemento será restaurado.

COMO SE CARACTERIZA UM CANAL DO DENTE BEM-SUCEDIDO?

Os canais são considerados altamente bem-sucedidos, sendo que este tratamento tem mais de 95% de sucesso na grande maioria dos casos. Muitos dentes que foram submetidos ao tratamento de canal podem durar muitos anos.

No entanto, o sucesso do tratamento depende muito do especialista escolhido e dos cuidados posteriores do paciente. Não fazer a correta higienização bucal após o tratamento pode ser um fator a comprometê-lo.

QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA TERAPIA DO CANAL NO DENTE?

Ao realizar um tratamento de canal, mesmo tomando todos os cuidados na limpeza da cavidade e na eliminação da infecção, é possível ocorrer uma nova infecção por questões diversas. Entre as razões prováveis ​​para isso, destacamos as principais:

  • número de canais radiculares — às vezes, a anatomia do dente apresenta mais ramificações do que o comum e, neste caso, o dentista pode não conseguir verificar, deixando um desses canais não limpo;
  • uma rachadura não detectada na raiz de um dente;
  • uma restauração dentária insatisfatória ou inadequada que permitiu que as bactérias passassem pela restauração para as estruturas internas do dente e contaminasse-o novamente;
  • uma fratura no material de vedação interna ou na raiz do dente ao longo do tempo, permitindo que as bactérias contaminem as estruturas internas.

Se isso acontecer, o paciente deverá ser submetido ao retratamento de canal. Tendo a avaliação do dentista, se o quadro se agravar, será necessário ocorrer à cirurgia na raiz do dente para a remoção, salvando o resto do elemento dental.

QUAIS SÃO AS ALTERNATIVAS À TERAPIA DO CANAL RADICULAR?

O profissional cirurgião-dentista preza sempre por salvar o elemento dental usando todas as técnicas e possibilidades. Dessa forma, a perda do elemento dental é sempre a última opção que o dentista deixa para escolher. Sabemos que seus dentes naturais permitem que você coma uma grande variedade de alimentos necessários para manter uma nutrição adequada.

Além disso, eles são esteticamente mais bonitos, obviamente. O procedimento de canal no dente é o tratamento de escolha unânime entre os dentistas, quando for necessário salvar o elemento dentário de uma cárie.

A única alternativa em contrapartida a um tratamento de canal radicular é ter o dente extraído. O dente seria, então, substituído por um implante ou prótese parcial removível para restaurar a função da mastigação e evitar que os dentes adjacentes se movam.

Essas alternativas não são apenas mais caras do que um canal, mas requerem mais tempo de tratamento e procedimentos adicionais para os dentes adjacentes e os tecidos de suporte.

COMO É A PREVENÇÃO DO CANAL NO DENTE?

Abaixo, apontamos algumas das razões pelas quais os nervos dos dentes e sua polpa se inflamam e infectam:

  • restaurações de forma profunda;
  • procedimentos odontológicos repetidos várias vezes em um dente;
  • obturações grandes em vez de coroas.

Com isso, para uma prevenção, basta seguir boas práticas de higiene bucal, tais como:

  • escovação três vezes ao dia (no mínimo);
  • uso do fio dental pelo menos uma vez por dia;
  • agendamento de consultas odontológicas regulares, sendo de 6 em 6 meses.

Sendo assim, poderá haver uma redução da necessidade de um procedimento de canal no dente. O trauma resultante de uma lesão relacionada ao esporte pode ser reduzido se o paciente usar um protetor bucal. Contudo, esse tipo de problema é mais complicado de prevenir dadas às circunstâncias em que costuma ocorrer.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Seja para evitar um canal dentário ou mesmo outros tipos de complicações, como tártaro e cáries, as visitas regulares a clínicas de confiança são a melhor forma de manter sua saúde bucal em dia. “Medo de dentista” é algo que está enraizado em nossa cultura, mas que pode ser deixado de lado, graças ao avanço tecnológico e às diversas formas modernas de tratamento odontológico que já existem.

Neste texto, você entendeu, portanto, o que é, como é o processo e para quem é indicado o tratamento de canal, que reconstrói o canal da raiz do dente e repara as funções e a estética da dentição infectada ou danificada. Lembre-se de que o método deve ser feito pelo cirurgião-dentista ou pelo endodontista, profissional especializado nesse tipo de procedimento odontológico.

Quer voltar a sorrir sem medo? Não perca mais tempo e entre em contato, agora, com a Sorridents Clínicas Odontológicas, com uma equipe multidisciplinar e tratamentos tecnológicos. Ligue para os telefones (11) 2672-5700 (no estado de São Paulo) ou 0800 601 1520 (nos demais estados) e agende a sua avaliação!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada