Blog Saúde Bucal

Afinal, chupeta faz mal? Saiba aqui!

Ser mãe é um desafio constante e, muitas vezes, nos vemos em situações nas quais precisamos tomar decisões importantes em relação aos nossos filhos. Uma dúvida comum é se chupeta faz mal, tanto para a saúde infantil de forma geral quanto para a saúde bucal dos pequenos. 

O uso de chupeta é muito comum entre os bebês, podendo ser um grande aliado para acalmar as crianças e ajudá-las a dormir melhor. No entanto, o uso prolongado da chupeta pode trazer problemas para a saúde bucal, tais como o desalinhamento dos dentes, problemas de fala e até problemas respiratórios.

Continue lendo e descubra quais são os impactos do uso de chupeta na saúde bucal e como preveni-los ou minimizá-los.

Impactos do uso de chupeta na saúde bucal das crianças

Entenda quais são os impactos e as consequências do uso prolongado da chupeta na saúde bucal das crianças.

Desalinhamento dos dentes

Uma das consequências mais comuns é a projeção dos dentes, já que o uso é feito no período de formação dentária e leva ao desalinhamento da arcada. No futuro, é bem provável que a criança precise de tratamento ortodôntico.

Problemas na arcada dentária

Além do desalinhamento dos dentes, o uso da chupeta também pode afetar a formação da arcada dentária, principalmente quando a chupeta é usada por um período muito longo. Como resultado, a criança pode desenvolver problemas de mastigação e de digestão, uma vez que a arcada dentária não está funcionando corretamente.

Problemas de fala

Outro problema que deve ser ressaltado sobre o uso da chupeta é o desenvolvimento da fala da criança, principalmente em relação aos fonemas que envolvem a língua. Isso acontece porque a chupeta pode afetar o posicionamento da língua dentro da boca, levando a problemas de pronúncia.

Dentes apinhados

O uso prolongado da chupeta também pode causar o apinhamento dos dentes, o que significa que os dentes ficam amontoados uns sobre os outros. Com isso, há problemas de higiene bucal, uma vez que o apinhamento dificulta a escovação adequada e aumenta as chances de desenvolver cáries.

Mordida aberta

A chupeta pode deixar a criança com a mordida aberta, que é quando os dentes da frente não se tocam completamente quando a criança fecha a boca. Esse problema pode levar a problemas de mastigação e fala, além de prejudicar a aparência.

Maior chance de desenvolver cáries

A chupeta também pode acumular bactérias na sua superfície, especialmente se for deixada em contato com a boca por um longo período de tempo ou se não for higienizada com frequência. Portanto, cuidados com a chupeta são essenciais para evitar cáries.

Comprometimento da respiração

O uso da chupeta por períodos prolongados pode afetar a respiração da criança, principalmente durante o sono, levando a problemas de saúde, como ronco e apneia.

Como prevenir ou minimizar esses impactos?

Uma das principais medidas é limitar o uso da chupeta. A recomendação é que a criança comece a largar a chupeta a partir dos 6 meses de idade, para que seu uso não se torne um hábito prolongado. Outro ponto importante é verificar se a chupeta é adequada para a idade da criança e se ela possui um formato que não causa problemas na arcada dentária.

Não é possível dizer totalmente que a chupeta faz mal, pois isso depende muito do uso do item. Por isso, a melhor alternativa é dosar para que a criança não sofra as consequências em longo prazo.

Se você gostou deste artigo e acredita que ele pode ser útil para outras pessoas que estão passando pela mesma situação, compartilhe o texto nas suas redes sociais e ajude a conscientizar sobre os impactos do uso da chupeta na saúde bucal das crianças.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada