Blog Saúde Bucal

Como a saúde bucal influencia na saúde geral do corpo

Grande parte das pessoas sabe que a ida ao dentista é importantíssima para manter a saúde bucal em dia. Porém, poucos param para pensar em como esse cuidado influencia no funcionamento geral do organismo.

Se você ficou surpreso, então é bom saber que os impactos vão muito além de se livrar do mau hálito ou garantir um sorriso saudável. É isso mesmo: quem não adota os cuidados com a boca pode se tornar mais vulnerável a doenças como câncer e AVC.

Está curioso? Então, não deixe de conferir o conteúdo a seguir. Após a leitura, ficará mais fácil entender como os cuidados bucais podem ser refletidos no funcionamento do seu organismo de maneira geral!

Por que os cuidados com a saúde bucal são importantes?

Quem cuida da boca colhe muitas vantagens. Além de manter um sorriso bonito e a saúde bucal em dia, não dá para negar que essa é uma forma de se livrar de muitas dores de cabeça. Isso porque uma dor de dente ou uma doença gengival podem trazer inúmeros desgastes e incômodos.

Por essas e por outras, as visitas regulares ao dentista (para limpezas e checagem em geral) ainda são a melhor forma de manter a boca saudável. Entretanto, engana-se quem pensa que se trata apenas disso!

Como adiantamos, tal forma de cuidar de você também influencia em outros aspectos. Por mais que muitas pessoas não saibam, as feridas na boca podem ser verdadeiras entradas para as bactérias e os fungos. Depois que atingem a corrente sanguínea, os elementos indesejáveis são capazes de alcançar outras regiões do corpo e causar grandes complicações.

Isso é bastante natural, já que a passagem de sangue pode fazer com que trafeguem rapidamente por todo o organismo e se instaurem nos mais diversos lugares. 

Quais são os principais problemas causados pela falta de higienização?

Para ajudar no entendimento da importância da saúde bucal, elencamos abaixo algumas das influências (e complicações) que ela pode trazer para a saúde geral do corpo. Acompanhe!

Retração da gengiva

Trata-se de uma complicação que vai além dos dentes e começa a afetar a gengiva. A situação é bem comum quando a região começa a acumular muita placa bacteriana — o que acontece com facilidade caso a higienização não seja completa e, como consequência, desencadeie um processo de inflamação.

Se não for tratada, é possível que a gengiva se retraia e comece a expor a raiz dos dentes. Esse aspecto pode até parecer bobagem, mas torna a região mais sensível e vulnerável a problemas graves. 

Doenças pulmonares ou cardíacas

Os problemas bucais representam uma possibilidade de difusão para as bactérias. Pode parecer assustador, mas elas são capazes de se movimentar por meio da corrente sanguínea e provocar doenças pulmonares ou cardíacas.

A situação não é boa para ninguém, mas se mostra ainda pior para pacientes com diabetes, pois as complicações geralmente são maiores nesses casos. Além disso, as bactérias podem se acumular nos ateromas (as temidas placas de gordura que obstruem as artérias). Trata-se de motivos mais do que suficientes para ficar de olho, não é mesmo? 

Partos prematuros

Esse sintoma pode simplesmente apavorar algumas gestantes, mas é importante que sirva como um sinal de alerta. Embora o assunto não seja tão comentado como deveria, a falta de comprometimento com a saúde bucal pode influenciar a gestação.

Para você ter noção, mulheres com doenças periodontais têm chances consideravelmente maiores de sofrerem com partos prematuros. Somado a isso, ainda existe um risco maior de desenvolver quadros de pré-eclâmpsia ou causar outros danos ao bebê.

Vale tomar cuidado, pois a gestante fica mais suscetível à gengivite durante a gravidez — seja para o desenvolvimento do quadro ou o agravamento de uma situação já existente.

HPV

O vírus do papiloma humano, popularmente conhecido como HPV, é uma doença sexualmente transmissível que causa verrugas na boca e na região genital. Além de ser transmitido pelo sexo tradicional, um dos meios de contágio é a boca. Portanto, é bom ficar atento, pois as lesões na gengiva podem se tornar difusoras do vírus.

Síndrome de Sjogren

Trata-se de uma doença autoimune, que causa a sensação de boca seca devido à destruição das glândulas salivares. Em casos mais desenvolvidos, ela pode provocar a perda de dentes e, até mesmo, alguns tipos de câncer.

Os pacientes que têm periodontite apresentam um risco aumentado de desenvolverem a Síndrome de Sjogren. Portanto, essa é mais uma razão importante para monitorar a saúde bucal. 

Câncer e outras lesões

Para fechar, não poderíamos deixar de alertar quanto à possibilidade de câncer e outras lesões. Como você já percebeu, as inflamações na boca merecem um cuidado especial e devem ser analisadas. Tendo em vista que as infecções provocam lesões nas células, podem tomar proporções maiores e acabar irreversíveis com o passar do tempo.

Caso a infecção não seja tratada, as células malignas provavelmente continuarão se multiplicando, o que ocasiona lesões ou tumores cancerígenos. Isso significa que a boca tem um papel importantíssimo na preservação da sua saúde de maneira geral, portanto não deixe de investir em uma higienização completa.

Como agir nesse tipo de situação?

As medidas preventivas ainda são as melhores maneiras que as pessoas têm de se cuidar. Para começar, é importantíssimo investir na higienização completa, ou seja, escovar os dentes, passar fio dental e usar enxaguantes bucais. Esses são os cuidados mais recomendados para evitar complicações mais sérias e deixar o sorriso em dia.

Entretanto, nem sempre esse ritual diário é suficiente. Você também precisa se prevenir com outra atitude importante: visitas regulares ao dentista. Um profissional especializado consegue sanar os problemas assim que aparecem e, de quebra, aplicar outros componentes que ajudam a manter a saúde bucal — assim como do restante do corpo — em dia.

Depois de ler este artigo e entender como os cuidados com a boca influenciam na saúde geral do corpo, esteja atento e evite desgastes desnecessários. Cuidar da saúde bucal é muito mais abrangente do que as pessoas imaginam, mas os benefícios são bem maiores do que aparentam.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, siga-nos nas redes sociais e acompanhe outros materiais sobre os cuidados com a saúde bucal! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada