Blog Saúde Bucal

Como escolher um dentista? confira as 5 melhores dicas

Quando você vai a uma consulta com o dentista, você está colocando sua saúde bucal nas mãos de alguém que provavelmente não conhece, não é mesmo? Diante disso, mesmo à frente desse cenário, será que é possível escolher o dentista ideal para o seu tipo de problema?

Na verdade, existem alguns cuidados que podem ser observados antes e logo na primeira consulta, a fim de ter uma boa ideia do profissional que irá atendê-lo. São observações fáceis de fazer e que podem constituir uma boa referência.

Assim, não se acanhe. Pergunte e observe com atenção o que acontece no consultório ou na clínica. Continue este post e saiba como escolher um dentista, conferindo estas 5 dicas.

1. Informe-se sobre as qualificações do profissional

Procure informar-se sobre o profissional com o qual você irá se consultar. Converse com parentes e amigos e você poderá conseguir alguma boa dica.

Muitas listas de planos de saúde têm referências sobre a formação e qualificação dos profissionais conveniados. Se for o seu caso, veja na relação do seu plano os que estão disponíveis.

Como existem muitas especialidades odontológicas, procure profissionais naquela que atenderá o seu caso. Isso facilitará as buscas por um bom profissional.

2. Repare as instalações do consultório

Chegue um pouco mais cedo na primeira consulta e passe algum tempo observando. Considere as instalações da recepção, sala de espera e sanitários.

Leve em conta a organização, assim como os cuidados com a higiene e a limpeza. Quando adentrar a sala de consulta, observe os paramentos como gorro, luvas e máscara. Procure perceber se o lugar e os procedimentos adotados passam uma sensação de higiene e cuidados.

Finalmente, observe a utilização de material descartável, importante para a segurança dos pacientes. Assim, repare nas agulhas de anestesia, toalhas de papel, e outros itens que não podem ser reaproveitados e devem ser descartados.

3. Observe a atenção dispensada ao paciente

Todo mundo gosta de ser bem tratado. Mas, quando o assunto é saúde, é muito importante saber se o profissional que o atende realmente se preocupa com você.

Desse modo, repare se esclarece de boa vontade as dúvidas que você apresenta, se avisa que algum procedimento poderá doer, entre outras coisas. Perceba se você se sente bem atendido.

É importante o comportamento de um dentista que ensina a cuidar dos dentes, a evitar problemas e manter a saúde bucal. Essas atitudes denotam preocupação e cuidado com o paciente.

4. Faça perguntas na primeira consulta

Desde a primeira consulta, mostre que você se importa em saber quem vai cuidar de sua saúde. Assim, faça tantas perguntas quanto achar necessário, para se sentir seguro com o seu dentista.

Peça para que seja explicado como será o tratamento, quais os problemas existentes e as melhores alternativas. Perceba se as respostas são seguras e se refletem a experiência de um bom profissional.

5. Não se encante com preços baixos

Tenha bastante cuidado com preços baixos. Podem ser sinal da baixa qualidade que será oferecida no tratamento.

Por outro lado, se o preço estiver muito alto, negocie. Um bom profissional pode perfeitamente ser um pouco flexível para atendê-lo sem desvalorizar o próprio serviço que oferece.

Com essas 5 dicas para ajudar a escolher dentista, você está pronto para procurar o que melhor lhe convier.

Gostou desse post? Então, entre em contato conosco e saiba tudo o que precisa para um bom atendimento odontológico.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada