Blog Saúde Bucal

Veja como a coroa de porcelana deixa seu sorriso mais harmônico

Quem não quer ficar com o sorriso harmônico e perder o medo de sorrir na frente das pessoas? A resposta parece meio óbvia, mas o que muita gente desconhece são os tratamentos odontológicos para recuperar a estética e a função dos dentes. Pensando nisso, este post explica o que é a coroa de porcelana, método ideal para quem perdeu um dente ou está com parte da dentição desgastada.

Em seguida, o artigo mostra a função da coroa dentária, para quem é indicada e por que deve ser usada. A técnica dispensa a utilização de metal e tem um resultado natural, além de apresentar resistência, durabilidade, redução de placa bacteriana e possibilidade de combinação com uma lente de contato dental. Tem curiosidade sobre o tema? Continue a leitura agora mesmo e tire suas dúvidas!

O que é exatamente e para que serve a coroa dentária?

Agora você deve estar se perguntando o que é a coroa dentária, não é mesmo? Esclarecendo a questão, esse é um dispositivo fixo usado pelo dentista para cobrir partes desgastadas da dentição, sendo o material fixado com uma substância especial, que ajuda a manter o dente saudável e com um aspecto mais natural.

O material pode variar de acordo com o fabricante e a prescrição profissional. Atualmente, existem coroas modeladas em porcelana, ouro, metais básicos e metalocerâmicas (porcelana fundida ou resina), mas a principal indicação dos dentistas é a coroa de porcelana, com ótimo custo-benefício, aparência natural e durabilidade considerável.

Para quais casos a coroa de porcelana é mais indicada?

Respondendo à questão, o diagnóstico que requer o tratamento com a coroa de porcelana considera, em geral, estes aspectos fisiológicos:

  • dente quebrado;
  • desgaste na superfície dentária;
  • falta de dente na arcada dentária;
  • necessidade de harmonização do sorriso;
  • esmalte dentário com pouca resistência;
  • término de tratamento de canal com perda de estrutura dental.

Se você sofre com algum desses problemas na dentição, precisa procurar o serviço de consulta ou emergência odontológica. Assim, o cirurgião-dentista consegue analisar o caso cuidadosamente (com exame clínico, fotografia intra e extraoral e radiografia, se necessário) e indicar o tratamento odontológico mais adequado.

Quais são as vantagens de usar coroa de porcelana?

Você já sabe a função da coroa de porcelana e quando seu uso é indicado, mas quais são as razões para os pacientes com dentes danificados fazerem o tratamento com esse tipo de coroa? As vantagens são muitas, desde a aparência do sorriso até a redução de placas bacterianas.

Resultado mais natural

A porcelana é um material muito vantajoso para a fabricação da coroa, principalmente quando comparada a metais básicos e ao ouro, que são outros componentes para moldagem desse dispositivo fixo. Assim, a porcelana tem um aspecto bastante natural, assemelhando-se à cor do sorriso do paciente sem escurecer a gengiva e as raízes dentárias.

Ao mesmo tempo, a porcelana usada em procedimentos odontológicos — de superfície impermeável e em coloração branca — tem propriedade muito maleável, o que possibilita que a coroa dentária seja moldada com bordas finas, que se confundem com o tecido gengival, adequando-se à estética da boca.

Maior durabilidade

A porcelana, quando comparada a outros materiais, é um componente com ampla vida durável, o que faz dela uma opção com bom custo-benefício. Além de ser um produto mais barato do que o ouro (um dos metais mais resistentes para coroas dentárias, mas com alto custo de comercialização), a técnica em porcelana dura de 5 a 15 anos na boca, garantindo a satisfação do paciente com o trabalho do dentista.

Sem utilização de metal

A coroa metalocerâmica, que combina a resina com fixação metálica, é um método bastante comum em consultórios odontológicos, devido ao valor do procedimento. Mas a técnica em porcelana, que dispensa o uso de metal, tem mais benefícios do que outros processos, uma vez que causa menos alergias e irritações, geralmente associadas a dispositivos metálicos na cavidade bucal.

Resistência

Além de apresentar maior durabilidade e dispensar uso de metal para ser fixada à arcada, a porcelana é um componente bastante rígido, característica que faz dele um material resistente a fraturas e a fortes impactos externos na dentição.

Redução de placas bacterianas

A coroa dentária restaura partes do dente, melhorando o aspecto e a função oral. Por isso, o método combate a proliferação de bactérias, que se alimentam de restos de alimento, formam placas de material orgânico na dentição e, assim, comprometem o sorriso do paciente.

Possibilidade de combinação com lente de contato

Por fim, a coroa de porcelana pode ser combinada com outros métodos de restauração estético-funcionais da boca, a exemplo das lentes de contato. Com lâminas superfinas, a técnica é indicada geralmente para quem tem problemas na forma e na cor dos dentes.

Por que buscar orientação profissional para fazer o tratamento?

A orientação profissional deve acompanhar, sempre, o diagnóstico e o tratamento de disfunções nas estruturas ortofaciais (boca, mandíbula, maxilar, ossos do rosto). Por isso, você deve fazer visitas regulares ao cirurgião-dentista, mantendo o sorriso saudável e melhorando a sua qualidade de vida.

Nesse sentido, a Sorridents tem muito a oferecer, porque é uma das maiores e mais prestigiadas redes de clínicas odontológicas do continente, oferecendo, desde 1995, equipamentos tecnológicos e equipe experiente nas diversas áreas da odontologia. Conte com a expertise da rede Sorridents e trate a saúde bucal com os melhores profissionais da sua região.

Com este post você entendeu o que é a coroa de porcelana, que ajuda a cobrir dentes danificados ou desgastados, restaurando a saúde bucal do paciente. No entanto, para manter o sorriso harmônico, é preciso tomar os cuidados diários com a higienização da boca (escovação, uso de fio dental e dieta balanceada) e fazer consultas odontológicas semestrais ou anuais.

O que está esperando para tratar a sua saúde bucal com quem entende do assunto? Entre em contato já com a Sorridents e agende a primeira consulta odontológica com a nossa equipe multidisciplinar. Mande uma mensagem pelo site ou fale conosco pelos telefones (11) 2672-5700 (estado de São Paulo) e 0800-601-1520 (demais estados)!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada