Blog Saúde Bucal

4 cuidados para ter com a faceta de resina

As facetas são itens aplicados em tratamentos dentários com uma finalidade estética e funcional. Com elas, é possível corrigir a coloração e o formato dos dentes, o que melhora o sorriso, a mordida e a mastigação. Elas podem ser feitas de dois materiais: porcelana ou resina, mas, neste post, falaremos especificamente dos benefícios e cuidados com a faceta de resina.

Vamos lá?

Quais as vantagens das facetas de resina?

De modo geral, as facetas são ideais para corrigir desalinhamentos ou desgastes dos dentes, além de restaurar a coloração deles, mesmo quando a cor foi afetada por alimentos ou remédios, como os antibióticos. Dessa forma, elas conseguem devolver um aspecto mais natural ao sorriso da pessoa, contribuindo ainda para a mordida e mastigação, ajudando na autoestima e ingestão alimentar.

Confira, mais especificamente, alguns outros benefícios das facetas de resina:

  • aplicação rápida e, em alguns casos, pode ser finalizada com apenas uma consulta;
  • método menos doloroso, desconfortável e invasivo;
  • reparos fáceis;
  • recuperação rápida;
  • valor mais acessível quando comparado a outras facetas e procedimentos similares.

Quais são os principais cuidados com a faceta de resina?

Além de limpeza básica dos dentes, com a escovação três vezes ao dia e o uso de fio dental e enxaguante bucal antes de dormir, as facetas de resina merecem alguns cuidados simples para que possam manter seu aspecto e integridade por mais tempo. Confira mais a seguir!

1. Use uma escova adequada

O ideal é utilizar escovas com cerdas macias e flexíveis. As cerdas mais rígidas vão riscar a resina, o que remove o brilho do material e o deixa opaco.

2. Escove os dentes corretamente

A prática da escovação precisa ser realizada da forma adequada, a fim de evitar desgastes e a perda de brilho das facetas de resina. Então, não aplique muita força e o recomendado é segurar a escova o suficiente para mantê-la firme durante os movimentos. Fazer uma escovação muito forte, além de danificar o aspecto das facetas, pode causar retração gengival. Confira algumas dicas de escovação:

  • não exagere na pasta de dentes, adicione uma quantidade igual a um grão de feijão;
  • coloque a escova na região entre dentes e gengiva e faça movimentos circulares dez vezes, a cada dois dentes;
  • passe a escova na língua, de trás para a frente, algumas vezes, e faça o mesmo nas bochechas;
  • enxágue a boca com água.

3. Evite alguns tipos de alimentos

Comidas cítricas ou com alta capacidade de pigmentação conseguem manchar a resina das facetas ao longo dos anos, por isso o indicado é evitá-las ou reduzir seu consumo. Alguns exemplos são:

  • alimentos e bebidas artificialmente coloridos;
  • café;
  • beterraba;
  • molhos picantes;
  • sucos de laranja e limão;
  • vinho.

4. Elimine hábitos nocivos

Certos hábitos, como tirar lacres e tampas com os dentes, roer as unhas e morder canetas ou suas tampas, devem ser evitados, já que eles podem desgastar a resina e até causar um dano mais sério às faceta. Esses costumes podem, ainda, provocar fraturas nos dentes.

Além disso, fumar causa um amarelamento na resina das facetas e essas manchas não podem ser removidas com clareamento dental, por exemplo. O efeito da nicotina na matéria-prima das facetas é tão nocivo que o amarelamento se torna muito difícil de ser eliminado.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados com a faceta de resina, não se esqueça de higienizar bem sua boca e dentes e consultar um dentista regularmente — sua saúde bucal sorri para você sempre que cuida bem dos seus dentes!

Conhece alguém que tem facetas de resina ou interesse no assunto? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais! Espalhar conteúdo de qualidade também é uma boa ação.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada