Blog Saúde Bucal

Dente com canal pulsando é normal? Entenda!

O tratamento de canal é um dos mais realizados nos consultórios odontológicos. Nesse caso, o profissional remove a polpa de dentes, limpa o local e preenche o espaço com um determinado material. O canal é feito quando a polpa é danificada por causa de algum problema dentário, como uma cárie profunda, por exemplo, e após a realização do procedimento, por acontecer do dente com canal ficar pulsando.

Nesse sentido, é importante ressaltar a necessidade de procurar um profissional odontológico para realizar o tratamento e, assim, evitar maiores contratempos. Saiba que incômodos após o procedimento são comuns, mas para evitá-los é necessário seguir todas as recomendações do seu dentista. 

Continue a leitura e saiba mais a respeito do canal! 

Quais os sintomas que podem indicar a realização de um canal? 

Ao sentir qualquer dor no dente, é preciso ir ao dentista para que ele avalie seu problema e indique o tratamento mais indicado. Em algumas situações, a realização de um canal é imprescindível. 

Alguns sintomas são recorrentes nas pessoas que precisam fazer canal. A dor de dente, por exemplo, pode surgir por diversos problemas dentários, mas geralmente acontece quando o paciente está com uma cárie profunda e que já alcançou a região da polpa. Isso causa dor intensa! Nesse caso, o tratamento mais indicado é o canal. 

Outro sintoma que pode indicar a necessidade da realização de um canal é o inchaço na região da gengiva. Ele é indicativo de uma infecção e deve ser tratado de forma rápida para que não afete a sua qualidade de vida. Em situações mais sérias, bolsas de pus e abcessos podem surgir na boca do paciente. 

Ainda, é necessário destacar que danos na estrutura dental podem resultar em um canal. Esse problema geralmente é indolor e o paciente pode não perceber. Por isso, é preciso visitar regularmente o dentista para que qualquer problema seja encontrado e solucionado de forma rápida e prática. Essa ação é a forma mais eficiente de evitar danos mais graves na saúde bucal. 

Ao sofrer algum trauma na boca, pode ser necessário a realização de um canal. Isso porque acidentes e quedas podem romper a polpa e levar à necrose. O tratamento mais indicado nessa situação é o canal. Em caso de fratura no dente também. 

Quais os principais fatores que ocasionam essa pulsação? 

É comum que a maioria dos pacientes sinta algum incômodo ao realizar o tratamento de canal, visto que ele é minucioso. O dentista, ao analisar a situação e perceber que o tratamento poderá oferecer algum desconforto, prescreve os medicamentos necessários para evitar maiores problemas. 

As dores são mais recorrentes nos pacientes que apresentam uma infecção mais avançada. Assim, ao consumir alimentos gelados ou quentes, podem sentir alguma dor, já que o local ainda se encontra sensível. 

Dessa forma, é importante ressaltar que a pulsação no local depois da realização do canal pode acontecer devido ao processo infeccioso, que alcançou os tecidos ósseos e periodontais. Nesses casos, o dente pode apresentar um canal secundário e o profissional não conseguiu visualizar, além de ter alguma trinca ou fratura, restauração mal feita.

Quais os procedimentos devem ser adotados após realizar o canal? 

Para ter um bom resultado após a realização do canal, o paciente deve contar um experiente cirurgião-dentista e precisa adotar alguns cuidados para não sofrer com dores na região. Confira a seguir quais são eles! 

Manter uma boa higiene oral 

Geralmente, as pessoas precisam fazer o tratamento de canal por causa da falta de higienização dos dentes. Dessa forma, depois de realizar o procedimento, é fundamental manter uma boa rotina de limpeza para que os dentes fiquem limpos após as refeições. É preciso evitar que restos de alimentos se acumulem na gengiva e entre os dentes. 

Ingerir alimentos de fácil mastigação 

Depois de realizar o tratamento de canal é fundamental ter atenção ao consumo de alguns alimentos, uma vez que a região fica mais sensível por alguns dias. É recomendado que se evite mastigar no local que fez o procedimento. Nos primeiros dias, é interessante ingerir alimentos mais líquidos e pastosos para que não forçe a região operada. 

Além do mais, é importante ressaltar que é preciso ter atenção e cuidado com a temperatura dos alimentos ingeridos. Isso porque refeições muito quentes ou geladas podem deixar o local mais sensível, ocasionando dores e atrapalhando a recuperação dos tecidos. 

Utilize a medicação indicada pelo dentista 

Em alguns casos, o profissional recomenda o uso de alguns medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos. O uso correto dos remédios prescritos é fundamental para que o tratamento tenha um bom resultado e você não sinta maiores dores. Logo, eles não podem ser deixados de lado. 

Siga todas as orientações do seu dentista 

Para que o tratamento do canal ocorra de forma satisfatória e não seja necessário realizá-lo novamente, é preciso seguir todas as recomendações do cirurgião-dentista. Todos os cuidados devem ser seguidos, mesmo que você não sinta dor no local. 

O que fazer nos casos em que o dente com canal esteja pulsando? 

Caso o dente com canal esteja pulsado, é fundamental buscar o profissional que realizou o procedimento. Assim, ele analisará as causas desse problema e, em seguida, realizará o procedimento necessário para resolvê-lo. 

Dependendo da situação do seu dente, pode ser necessário que o tratamento seja realizado novamente. Mas isso só é feito após uma análise criteriosa do seu caso, visto que a cicatrização após o primeiro procedimento é mais difícil. 

Portanto, pode acontecer de o dente com canal ficar pulsando após o procedimento. Nessa situação, é preciso recorrer ao dentista que fez o tratamento para encontrar a solução mais eficiente. Por essa razão, é fundamental buscar por um profissional especializado no assunto para que os cuidados sejam feitos de forma correta e que o problema seja solucionado. Ao contar um um bom especialista, diversos riscos são evitados e você pode usufruir de uma boa saúde bucal.  

Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber mais a respeito da dor de dente após a realização do canal! 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada