Blog Saúde Bucal

Sabia que também existe dente de leite em adultos? Veja o que fazer!

Na infância, existe um ritual que acompanha a queda dos decíduos, como também é chamada a dentição temporária. Você sabia que existe dente de leite em adulto?

Este conteúdo mostra quais são as causas e como tratar esse problema, que pode afetar o crescimento e o desenvolvimento da arcada dentária. Além disso, o post mostra quando surgem os primeiros dentinhos e como ocorre a troca dos dentes de leite.

O material mostra, ainda, por que os decíduos normalmente caem na infância e explica qual é a importância de buscar ajuda profissional para avaliar o quadro e seguir um tratamento oral. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Quando surge a primeira dentição?

Em seres humanos, os primeiros dentes começam a nascer quando o bebê tem cerca de 6 meses de vida, mas esse processo natural pode variar para cada indivíduo. Em todo caso, espera-se que até os 3 anos de idade a criança conte com os 20 dentes de leite na boca, para auxiliá-la nas tarefas do dia a dia, como comer e respirar.

Como é a troca de dentes de leite?

A troca dos dentes de leite costuma começar aos 6 anos de idade, ainda que esse processo varie conforme o organismo. A expectativa é que a criança viva com os dentes permanentes e os decíduos (na chamada fase mista) até os 12 anos. Aos 13, a pessoa já deve contar com a maior parte da dentição permanente, ainda que alguns adultos sigam com os dentes de leite.

Por que os dentes de leite geralmente caem?

A troca de dentes de leite por uma dentição permanente é um ciclo natural. O processo normalmente ocorre porque os dentes permanentes empurram os temporários quando estão prontos para irromper (surgir na boca). Como consequência, a raiz dos dentes de leite é destruída, fazendo com que eles fiquem moles e deem espaço à nova dentição.

Por que adultos podem ter dentes de leite?

Você deve estar se perguntando, agora, por que os dentes de leite podem permanecer na fase adulta, certo? Respondendo à dúvida, a principal causa para decíduos em adultos é a falta de algum dente permanente.

Como já explicamos, os dentes permanentes comprimem as raízes dos decíduos, forçando-os a desprender da gengiva, mas pessoas que sofrem com agenesia dental — condição em que os dentes permanentes são parciais ou inexistentes — não completam o processo natural de troca dos decíduos, o que pode levar a complicações de saúde.

Além da agenesia dental, que acomete quase 7% da população mundial, de acordo com este estudo, a persistência de dentes de leite em adultos pode ser causada pelos seguintes problemas:

  • lesões traumáticas;
  • infecções graves na gengiva;
  • dentes mal-formados (encavalados);
  • pelo fato de o dente de leite estar fundido ao osso, condição conhecida como anquilose dentária.

É imprescindível procurar ajuda profissional para descobrir o que está causando a permanência dos decíduos na fase adulta e avaliar se essa condição prejudica o funcionamento oral e a aparência orofacial.

Que problemas são associados ao dente de leite em adulto?

Até aqui, você entendeu como é a troca dos dentes de leite, mas a dúvida que fica é sobre os problemas associados à ocorrência de decíduos na fase adulta, não é? Abaixo, listamos os principais efeitos dessa disfunção, especialmente quando os dentes de leite são muito pequenos para a arcada do paciente.

Mastigação incorreta

Problemas de mastigação podem ocorrer caso o dente de leite em adulto seja motivado por uma disfunção no osso maxilar. Por outro lado, a presença tardia de dentes de leite na arcada costuma levar ao encavalamento, o que tem um sério impacto sobre o encaixe do maxilar e da mandíbula, prejudicando a mastigação da pessoa.

Cárie e doença periodontal

A presença de dentes de leite na fase adulta pode comprometer o espaço entre os dentes na arcada, o que dificulta a higiene da boca e deixa o paciente mais suscetível à aparição de cárie, que corrói o esmalte dentário com um ácido produzido por bactérias. Da mesma forma, essa disfunção bucal em adultos se relaciona à doença periodontal, que pode causar uma severa infecção na gengiva.

Desalinhamento dental

A depender da causa do dente de leite na fase adulta, o problema pode impactar o crescimento e o desenvolvimento da dentição permanente, levando ao desalinhamento da arcada dentária. Se o paciente tiver alguns decíduos e outros dentes permanentes, por exemplo, pode ser necessário extrair o decíduo e usar aparelho ortodôntico para corrigir o restante da dentição.

Quais são os tratamentos para resolver dente de leite em adulto?

Para ter a indicação de um tratamento para dentes de leite em adultos, é preciso, inicialmente, saber o que está causando o problema. Após essa avaliação inicial do caso, o dentista pode indicar o melhor tratamento ortodôntico ou uma extração, por exemplo.

No caso de extração do dente, o profissional deve orientar o paciente sobre um método de reabilitação oral, como o implante dentário, bastante usado para dentição mal-formada ou de pequeno tamanho.

Por que buscar um bom profissional para solucionar problema?

Engana-se quem pensa que pode ignorar os sintomas de problemas na boca, negligenciando um tratamento para reabilitar as funções e a estética do sorriso. Na verdade, a recomendação é procurar o cirurgião-dentista caso sinta ou note algo anormal na cavidade, a exemplo de dentes de leite tardios.

O motivo para contar com esse profissional da saúde é que ele está capacitado a avaliar o seu quadro de saúde, pedindo exames, caso seja necessário, para complementar o diagnóstico. Com uma hipótese diagnóstica, o especialista indica um tratamento adequado para o paciente voltar a sorrir sem medo.

Neste conteúdo, você descobriu por que é possível ocorrer dente de leite em adulto, uma disfunção que pode levar ao encavalamento, a uma mordida irregular e a uma presença maior de cáries, por exemplo. Nesse sentido, é importante contar com um bom profissional, para realizar o diagnóstico do mal-estar e indicar a melhor forma de deixar o sorriso harmônico.

O artigo esclareceu suas dúvidas sobre esse problema bucal? Deixe um comentário com alguma questão remanescente sobre o assunto ou relate a sua experiência com dentes de leite!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada