Blog Saúde Bucal

Dor de dente na gravidez: conheça as causas e os cuidados

A gestação de uma criança é um momento que mexe muito com o corpo da mulher. Diversas alterações acontecem para que o organismo dela consiga gerar, de maneira saudável, uma criança. Por essa razão, incômodos antes desconhecidos pela gestante podem vir à tona, como a dor de dente na gravidez.

Neste texto, explicamos por que esse desconforto costuma ocorrer na gravidez, algumas causas específicas dele, de que modo o problema é solucionado e quanto tempo dura o tratamento. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Por que acontece a dor de dente na gravidez?

É comum ter dor de dente durante a gestação. Isso acontece devido às alterações do período. O corpo começa a criar hormônios capazes de mudar diferentes aspectos, como a anatomia, a funcionalidade corporal e a sensorialidade, e alguns desses hormônios influenciam nos dentes.

Os hormônios conseguem aumentar a sensibilidade na boca, o que, por consequência, faz com que a futura mamãe sinta mais dores. Tais desconfortos não acometem somente os dentes, mas também a região da mandíbula, do maxilar, do ouvido e da cabeça — quando são dores muito fortes.

Um motivo mais comum é a rotina da gestante. O dia a dia dela muda devido à novidade da gravidez, e isso pode fazer com que ela se esqueça de coisas básicas, como realizar a higiene bucal corretamente. Nesse cenário, doenças bucais surgem, e juntas à sensibilidade provocada pelos hormônios, a dor de dente na gravidez fica bem intensa. Confira alguns desses problemas a seguir.

Quais são as causas da dor de dente na gravidez?

A falta de higiene bucal aliada à sensibilidade elevada causada pelos hormônios consegue gerar uma dor de dente intensa durante a gestação, mas isso também pode ocorrer em função de outros motivos. Leia mais sobre eles!

Gengivite

É a inflamação da gengiva, geralmente ocasionada pelo aumento do hormônio progesterona a partir do segundo mês de gestação. Na gengivite, há dor e sangramento ao escovar os dentes. 

A progesterona é uma vasodilatadora, isto é, ela abre os vasos sanguíneos para aumentar a circulação de sangue. Isso provoca o sangramento na gengiva e a consequente inflamação. 

Para solucionar o problema, a gestante deve atentar para a limpeza bucal correta, escovando os dentes três vezes ao dia, sempre após as refeições, passando o fio dental e bochechando um antisséptico bucal sem álcool antes de dormir. 

Com o tempo, a inflamação é curada totalmente. Se isso não acontecer, é necessário consultar o dentista, pois ele pode receitar um creme dental específico e um remédio para eliminar a doença.

Abscesso

Uma infecção no dente ou na gengiva originada por uma inflamação, cárie ou fratura não tratada é um abscesso. Devido ao agravamento dos problemas citados, as bactérias conseguem se infiltrar no interior do dente, em suas partes moles, chegando até a raiz e causando infecção, produção de pus, inchaço e bastante dor no dente e na gengiva.

Para tratar esse problema, é necessário fazer uma visita ao dentista. O profissional vai avaliar a situação e aplicar a melhor técnica para eliminar a infecção. Caso o problema esteja ocorrendo dentro de um dente, o especialista vai realizar o dreno do abscesso, depois, iniciar um tratamento de canal e finalizar com uma obturação ou coroa. Em situações mais sérias, o dente pode ter que ser extraído.

Se o abscesso for na gengiva, ocorre uma melhora natural quando o dentista realiza três procedimentos mais simples:

  • limpa bem o local da infecção;
  • remove todo o pus da área;
  • trata a patologia.

Essas tarefas são mais simples que as aplicadas para o abscesso no dente, mas ainda devem ser efetuadas por um profissional. 

Dente quebrado

Uma pequena rachadura, muitas vezes imperceptível, já pode gerar desconfortos para a gestante. Isso acontece porque, quando alimentos muito quentes ou frios entram em contato com a rachadura, a sensação de dor aparece. A sensibilidade intensificada pelos hormônios potencializa esse incômodo, por isso, a mulher precisa consultar o dentista para corrigir essa fissura no dente, eliminando a dor.

Dente do siso

Durante a gravidez, o último dente pode provocar inflamações na gengiva e dor na região bucal, na cabeça e no ouvido. Além disso, pode acabar com a região inflamada, gerando inchaço, vermelhidão e até algum sangramento. 

De que modo é feito o tratamento e quanto tempo ele dura?

Como mencionamos acima, os tratamentos variam de acordo com o problema. Alguns medicamentos analgésicos podem reduzir ou eliminar a dor, mas antes de tomá-los, é indispensável se consultar com um médico ou dentista. A automedicação é muito perigosa, sobretudo durante a gestação. A receita precisa ser pensada para a condição de cada gestante.

O tempo também vai variar de acordo com o problema, a técnica aplicada, os medicamentos receitados e a reação do corpo. Cada organismo recebe o tratamento de uma forma e reage de modo a proporcionar mais ou menos resistência a remédios e aos métodos realizados pelo profissional. 

Lembre-se que o corpo da gestante ainda conta com as mudanças anatômicas, funcionais e hormonais. Para aliviar a dor de dente na gravidez, você pode aplicar algumas medidas caseiras capazes de reduzir tal desconforto. Confira!

Fazer bochechos com líquido caseiro

Uma das soluções possíveis para amenizar a dor é fazer bochechos com água morna e sal. Essa substância apresenta características anti-inflamatórias e antibacterianas, mas atenção: se a gestante sofrer com pressão alta ou tiver alguma restrição alimentar em relação ao sal, é melhor consultar o médico antes.

Se estiver tudo certo, basta adicionar uma colher de chá de sal em um copo de água morna e misturar. Em seguida, é preciso fazer os bochechos durante 30 segundos, três vezes por dia. Isso deve acontecer por, no máximo, uma semana. Caso ultrapasse esse período, o esmalte do dente pode ser danificado.

Usar creme dental especial

Ao escovar os dentes, vale a pena usar pastas específicas para dentes sensíveis — já que a sensibilidade aumenta devido aos hormônios da gravidez. A dica é usar um produto com uma quantidade baixa de flúor. Para saber o produto ideal, vale a pena consultar o dentista.

Aplicar gelo 

Uma compressa de gelo sobre a bochecha também pode aliviar a dor e o inchaço. Deixar a compressa sobre o rosto em um intervalo de dez a quinze minutos, duas vezes ao dia, pode ajudar.

Existem outras soluções para amenizar a dor de dente na gravidez, mas o ideal é se consultar com o dentista. O especialista vai avaliar a boca, os dentes, a gengiva, verificar a situação e recomendar um tratamento efetivo, capaz de resolver, definitivamente, qualquer problema bucal.

Se você gostou de saber mais sobre a dor de dente na gravidez, compartilhe este post nas redes sociais para que outras pessoas fiquem por dentro do assunto!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada