Blog Saúde Bucal

Saiba qual a duração do clareamento dentário

Muitas pessoas procuram procedimentos estéticos para ter um sorriso mais branco e bonito. Um desses tratamentos é o clareamento dental, bastante comum, pois apresenta um bom resultado com algumas sessões, alcançando assim o aspecto desejado pela pessoa.

Uma dúvida comum entre os pacientes é a duração do clareamento dentário. Por isso, neste texto, vamos explicar como esse procedimento é realizado, quais são os tipos de clareamento e daremos dicas para que o branco do sorriso dure mais tempo.

Fique conosco para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!

O que é o clareamento dental?

O clareamento é uma técnica para tornar os dentes mais claros ao remover o amarelamento deles. É uma higienização tão profunda que consegue eliminar manchas incrustadas nos dentes. O procedimento pode ser efetuado no consultório ou em casa. Independentemente do método escolhido, o paciente precisa ir ao dentista para ser orientado da forma correta. Veja a seguir detalhes de cada método!

Clareamento dentário na clínica

Como dissemos, o procedimento consiste em uma limpeza muito profunda nos dentes. Para realizar essa higienização, é empregada uma substância abrasiva, composta de peróxido de hidrogênio, capaz de agir sobre a oxidação de aminoácidos e proteínas, proporcionando o clareamento do mineral dos dentes.

Para essa técnica, o dentista examina previamente a boca e realiza alguns procedimentos iniciais de limpeza bucal. Em seguida, é aplicado o gel clareador com elevada concentração de peróxido de hidrogênio. Então, o profissional manipula um laser que acelera o processo ao potencializar o efeito da substância usada. Assim, esse método atinge resultados rapidamente: requer de duas a três sessões, com 50 minutos de duração cada.

Clareamento dentário caseiro

Se a pessoa optar por fazer o tratamento em casa, os efeitos esperados levam mais tempo para aparecer: geralmente, quatro semanas. No entanto, o método costuma ter um preço mais acessível.

O primeiro passo é visitar um dentista, profissional que fará a limpeza bucal e uma análise dentária. Na clínica, a pessoa receberá o gel clareador e as instruções para o uso: quantidade, tempo de ação e frequência de uso.

O dentista também fará um molde da arcada dentária, acessório que ajudará na aplicação do gel. A substância precisa ser colocada com muito cuidado, pois pode queimar os lábios, a mucosa da boca e a gengiva, se tocá-los. Por essa razão, é feita a moldeira e o dentista dá as orientações.

Quanto tempo dura um clareamento dentário?

Chegamos à tão esperada pergunta! Vamos responder, mas continue conosco depois, pois daremos dicas para manter o efeito do clareamento por mais tempo.

Em média, o procedimento dura dois anos. No entanto, esse tempo é variável, de acordo com os hábitos bucais e a alimentação da pessoa. Para um não fumante, os dentes vão se manter brancos por mais tempo do que os de indivíduo que fuma, por exemplo.

Qual clareamento dental dura mais e por quê?

O clareamento caseiro costuma ser mais duradouro porque o gel clareador permanece por mais tempo sobre os dentes, o que possibilita que alcance partes mais profundas. No consultório, o gel fica menos tempo em contato com os dentes, o que impossibilita que a substância atinja áreas mais internas.

No entanto, como já dito anteriormente, a durabilidade do clareamento vai depender muito mais da alimentação e dos hábitos da pessoa. Por esse motivo, a seguir vamos apresentar algumas dicas para prolongar o branco do sorriso após o clareamento. Confira!

Como manter o clareamento por bastante tempo?

A durabilidade do clareamento dentário também vai depender de você. É necessário ter cuidados básicos com a saúde bucal, além de evitar hábitos nocivos aos dentes. Veja algumas dicas.

Faça uma boa higiene bucal

A limpeza dentária é o básico a ser feito. Com o tempo, o acúmulo de sujeira fica incrustado nos dentes e deixa manchas escuras e amareladas, além de proporcionar tártaro, cáries, mau hálito, gengivite, periodontite, entre outras patologias.

Por isso, é necessário escovar os dentes sempre após as refeições (ou seja, no mínimo, três vezes ao dia) e depois de comer doces. O fio dental precisa ser usado diariamente; é item obrigatório pelo menos antes de dormir, porque, durante o sono, a salivação diminui, o que faz com que a quantidade de bactérias aumente. O enxaguante bucal também é indispensável para finalizar a higienização antes de se deitar.

Evite ingerir bebidas e alimentos pigmentados

O ideal é evitar o consumo de comidas ou bebidas com coloração forte, como café, vinho, shoyu, beterraba, chocolate e suco de uva. Você não precisa eliminá-los de sua dieta, mas é bom reduzir a ingestão deles.

Não fume

Fumar qualquer substância, seja cigarro, charuto, cachimbo ou narguilé, faz mal para os dentes. Esse hábito envolve compostos químicos que, com o tempo, ficam impregnados nos dentes e, além de prejudicarem sua estrutura, provocam fortes manchas.

Consulte um dentista com frequência

Ir ao dentista pelo menos uma vez a cada seis meses é imprescindível. O especialista conseguirá examinar o estado dos seus dentes e realizar procedimentos de rotina, além de indicar algum exame ou tratamento, caso seja necessário.

Na hora de procurar um centro de ortodontia e fazer um clareamento dental, você pode contar com a Sorridents Clínicas. São mais de 170 unidades pelo país — então, estamos próximos de você.

Nossos dentistas são referência em suas especialidades e os funcionários são treinados para tratar os pacientes e acompanhantes de modo humanizado. As clínicas contam com ampla tecnologia e conforto, de modo a garantir os melhores tratamentos. Se você deseja deixar o seu sorriso mais bonito, saiba que a Sorridents oferece os dois tipos de clareamento dental (caseiro e na clínica) e conta com diferentes formas de pagamento.

Agora você já sabe que um clareamento dentário dura, em média, dois anos, mas esse tempo pode ser maior se você seguir as nossas dicas e cuidar dos seus dentes com carinho e disciplina.

Entre em contato conosco para marcar uma consulta de rotina e saber detalhes sobre o clareamento!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada