Blog Saúde Bucal

Escova de dente elétrica vale a pena? Conheça seus prós e contras

Será mesmo que a compra de uma escova de dente elétrica vale a pena? A popularização do aparelho fez com que muitas questões fossem levantadas. Inclusive, essa é uma opção que muitos pais gostam de dar a seus filhos, mas é preciso entender melhor o que é e como esse item funciona.

A escova de dente elétrica é um aparelho que funciona com baterias ou pilhas e tem cerdas vibratórias ou que giram. Dessa forma, o movimento remove a placa bacteriana e o acúmulo de sujeira dos dentes e da gengiva. 

Então, venha conferir se investir em uma escova de dente elétrica vale a pena e conheça mais sobre as características desse aparelho.

Eficácia na limpeza dos dentes

A falta de limpeza adequada dos dentes pode provocar uma série de problemas, desde questões como acúmulo de placa e cáries até machucados na gengiva e lesões devido à escovação errada. 

Dessa maneira, a escova elétrica é mais eficiente que a convencional, pois os movimentos giratórios e a vibração são capazes de fazer uma limpeza mais profunda nos dentes e na gengiva — além de oferecer fazer a remoção da placa bacteriana. 

Até mesmo a gengivite tem melhora com o uso correto do aparelho, e a escova também cronometra o tempo de escovação, garantindo que a limpeza seja realmente completa.

Mais fácil e prática de usar

Crianças e pessoas com pouca mobilidade podem não conseguir realizar a escovação de forma adequada, e isso acarreta problemas futuros. No caso das escovas elétricas, o item é bem mais fácil e prático para usar no dia a dia. A higiene bucal fica mais eficaz, sobretudo para pessoas que utilizam aparelho ortodôntico.

O uso de aparelho costuma atrapalhar um pouco a limpeza, e é preciso ter muito mais cuidado. Outro ponto vantajoso é que basta recarregar para continuar usando o aparelho no dia a dia. No caso de desgaste, é só trocar por um refil. 

Controle de tempo e força

A escovação com as escovas comuns às vezes pode ser prejudicial para a saúde bucal. Porém, o problema nem sempre é exatamente a escova, mas a forma como a utilizamos. 

A escova elétrica tem uma intensidade que realiza a limpeza sem precisar de movimentos mais fortes, que é algo que muitas pessoas fazem achando que isso ajuda a limpar mais os dentes. 

O resultado são lesões na gengiva, dentes mais sensíveis e até a remoção do esmalte protetor. Por outro lado, a escova elétrica faz a limpeza no tempo certo e com a intensidade ideal. 

Custo elevado 

A escova elétrica é bem mais cara em comparação com as escovas convencionais, considerando que as cerdas das duas duram o mesmo tempo. Portanto, em 3 meses, será preciso fazer a troca para continuar aproveitando os benefícios do aparelho. Além disso, algumas pessoas podem passar a realizar a higiene bucal de maneira descuidada, imaginando que o simples fato de utilizar uma escova elétrica já garante uma boa higienização. Contudo, isso não é verdade, porque a limpeza deve ser feita de forma criteriosa.

Para saber se a compra de uma escova elétrica vale a pena, é preciso considerar a sua realidade. Assim, é essencial consultar o seu dentista para que ele ajude a encontrar o aparelho certo que atenda às suas necessidades. Desse modo, será mais fácil aproveitar todos os benefícios!

Já conhecia essas vantagens e desvantagens da escova elétrica? Compartilhe o post em suas redes sociais!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada