Blog Saúde Bucal

Escova de dentes infantil: como escolher a ideal para a criança?

Bebês com 6 meses até 1 ano de idade começam a desenvolver os primeiros meses e, mesmo antes dessa idade, é fundamental prestar atenção e cuidar da saúde bucal na infância. Nessa faixa etária, manter uma rotina de hábitos saudáveis fortalece a dentição e evita futuros problemas na arcada dentária.

Para ajudar na saúde bucal dos pequenos, os pais devem escolher uma escova de dentes infantil. Pensando nisso, este conteúdo explica como realizar a escovação desde o nascimento até a adolescência, mostrando, também, a importância da higiene bucal e os problemas evitados pelo uso adequado da escova dental na infância.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Qual é a importância da escovação na infância?

Criar hábitos de saúde bucal é uma ação que começa na infância, com o acompanhamento dos pais e do profissional odontopediatra de confiança.

A escovação infantil previne diversas doenças, ajudando a criança a entender que a rotina de cuidados com a higienização da boca é necessária para conter o avanço de cáries e inflamações, além de preservar os decíduos (dentes de leite).

Que problemas bucais são evitados pela escovação infantil?

Até aqui, você sabe que o hábito de escovar os dentes na infância previne doenças bucais. Mas que problemas são evitados com a higienização da boca todos os dias? Confira os principais!

Cárie

A lista começa com um dos problemas bucais mais enfrentados pelas crianças, a cárie, provocado pela multiplicação de bactérias na cavidade. Os micro-organismos se alimentam de restos de matéria orgânica e provocam pequenos furos na dentição.

Para não sofrer com a disfunção, que prejudica o desenvolvimento dentário e pode levar à perda do dente, basta ajudar a criança a escovar-se bem, removendo possíveis impurezas da boca.

Halitose

A halitose, também conhecida como mau hálito, é um problema que afeta muitas crianças e adolescentes, podendo ser facilmente resolvido com uma rotina de higiene bucal.

Em geral, o odor é provocado pelo acúmulo de restos de alimento na dentição e na gengiva. Essa condição leva à multiplicação de bactérias e, em segundo momento, ocasiona a produção de um cheiro desagradável na boca.

Perda precoce dos dentes de leite

A perda precoce dos dentes, em decorrência, entre outros fatores, da ação de cáries devido à falta de higienização bucal, é outra ocorrência que compromete o sorriso de crianças e adolescentes no Brasil.

Dessa forma, ainda que os dentes de leite caiam por volta dos 6 anos de idade, o paciente apresenta uma dentição muito frágil, comprometendo não apenas a saúde dos decíduos, mas também os dentes permanentes.

Por que escolher escova adequada a cada faixa etária da criança?

Em relação à escovação infantil, os pais devem atentar para o tipo de escova usado pelos pequenos porque eles têm dentes e boca menores quando comparados à estrutura bucal dos adultos.

Sendo assim, o tamanho da escova dental, principalmente a parte que fica em contato com a dentição, deve ser adequado à cavidade bucal das crianças. Isso possibilita que a pessoa consiga segurar o objeto e higiene toda a boca.

Qual é o melhor tipo de escova infantil para cada faixa etária?

Você já sabe que o tamanho da escova de dente deve ser ajustado à boca das crianças. Mas como escolher uma escova infantil de acordo com cada faixa etária?

Primeiros dias de vida

Nos primeiros dias do nascimento do bebê, os pais devem limpar o interior da boca do recém-nascido com uma gaze seca ou uma fralda separada para essa finalidade. Para um melhor resultado, o ideal é envolver o tecido no dedo indicador, usando soro fisiológico para remover as impurezas uma vez ao dia.

De 3 meses a 1 ano

Para bebês nessa faixa etária, a sugestão é usar uma escova dental parecida com um mordedor. Além de impulsionar a coordenação motora e estimular o desenvolvimento sensorial, o objeto funciona para remover possíveis restos de matéria orgânica da boca.

Mas os pais também podem usar a técnica com tecido embebido em soro fisiológico na limpeza bucal dos bebês com até 1 ano de idade.

De 1 a 6 anos

Existe uma escova dental que ajuda a preservar os dentes decíduos e facilita o desenvolvimento dos dentes permanentes em pacientes com até 6 anos de idade. O produto deve ter cabeça pequena e anatômica, com cerdas macias e arredondadas. Opções com cabo de textura macia também facilitam a adaptação à mão da criança.

De 7 a 14 anos

A escova dental adequada a essa fase deve ter cabeça compacta em formato oval, que melhora a limpeza entre os dentes e protege a bochecha e a gengiva durante a higienização diária. O formato da peça é importante, principalmente para adolescentes que escovam os dentes com muita força e pressa.

Diferentemente de outras faixas etárias, a escova dental para pré-adolescentes e adolescentes pode ter cerdas mais rígidas para tornar a escovação ainda mais eficiente.

Após 15 anos

Para pessoas com 15 ou mais anos de idade, existem diversos modelos de escova dental, mas a orientação dos dentistas é escolher itens mais compactos, que alcançam regiões de difícil acesso na cavidade. Além disso, cerdas ultramacias removem as impurezas da boca e preservam a bochecha e a gengiva do atrito durante a escovação.

Por que acompanhar as crianças no processo de escovação dental?

As crianças nem sempre entendem a importância de cuidar da saúde bucal e, sem orientação dos pais, podem negligenciar a escovação e outros hábitos saudáveis. Por isso, é papel da família ensinar a maneira correta de higienizar a boca, oferecendo ao pequeno uma opção de escova dental adequada para a faixa etária.

Neste conteúdo, você entendeu qual é a escova de dentes infantil correta para cada faixa etária, desde o nascimento do bebê até o início da adolescência. Em todo caso, as famílias devem orientar os pequenos a realizar uma boa limpeza da boca, contando com a ajuda de cirurgiões-dentistas qualificados para avaliar a saúde bucal dos pacientes.

O texto foi realmente útil para você? Se sim, continue se informando sobre saúde bucal. Agora, veja como ensinar crianças a escovar os dentes!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada