Blog Saúde Bucal

11 benefícios do sorriso que você precisa conhecer

Muitas vezes deixamos que preocupações e problemas corriqueiros afetem o nosso humor, e acabamos nos esquecendo de fazer algo que faz muito bem à saúde: sorrir! E você sabia que há muitos benefícios do sorriso?

Ele não somente proporciona bem-estar emocional, como traz inúmeras vantagens à nossa saúde, por isso não podemos deixar que detalhes nos impeçam de mostrar os dentes.

O melhor de tudo é que ele é contagioso e tem a capacidade de se espalhar por toda a sua volta. Veja 11 melhorias que essa simples ação pode trazer às nossas vidas agora mesmo!

1. Reduz o estresse e a ansiedade

Sorrir ajuda a reduzir os níveis de cortisol e adrenalina no organismo. Quando estamos sob situação de estresse, a produção desses hormônios é aumentada, o que, a longo prazo, pode causar inúmeros prejuízos à nossa saúde.

Em contrapartida, quando sorrimos, aumentamos a produção de endorfina e serotonina. Ao contrário dos anteriores, esses são hormônios que melhoram nosso humor e causam sensações de bem-estar, prazer e relaxamento.

2. Fortalece o sistema imunológico

O nervosismo prejudica nosso sistema imunológico, que é o responsável por defender o corpo de diversos tipos de doença. Por isso, o estresse nos torna vulneráveis à variadas patologias, desde uma simples gripe até aquelas mais graves, como o câncer.

Por isso, quando esquecemos o estresse e apenas sorrimos, possibilitamos que o sistema imunológico trabalhe a todo vapor, nos proteja de enfermidades e mantenha a nossa saúde em dia.

3. Afasta a depressão

As pessoas que têm o hábito de sorrir conseguem enfrentar situações difíceis com mais facilidade, pois tendem a desenvolver o otimismo em seu dia a dia. Com isso, é possível fortalecer, também, as relações interpessoais e melhorar a autoestima; ele afastar os sentimentos de tristeza e infelicidade que favorecem o surgimento da depressão.

Ao ver a vida através de uma lente positiva, conseguimos ignorar sua parte negativa e triste. Isso faz com que nosso interior não seja poluído com pensamentos e emoções capazes de nos deprimir.

4. Melhora o sistema circulatório

Uma boa risada possui o poder de aumentar os batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo, semelhante a quando praticamos um exercício aeróbico. Dar risada é uma atividade física, queima calorias e traz consigo as vantagens fisiológicas da ginástica.

Tendo isso em mente, ele diminui a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e promove uma boa oxigenação das células e tecidos de nosso organismo.

Através de um bom suprimento de oxigênio, nosso corpo consegue trabalhar com maior eficiência, exige menos das células. Todo o nosso corpo, inclusive o coração, produz bons resultados com menos energia e, consequentemente, fica menos cansado.

5. Combate as rugas

Ao contrário do que se pensa o movimento facial pode ser utilizado para melhorar sua aparência. O ato de sorrir exercita vários músculos faciais, aperfeiçoa o tônus muscular dessa região e promove uma maior sustentação da pele. Por isso, é possível atenuar, e até mesmo prevenir, a flacidez, marcas de expressão e rugas. O riso deixa o aspecto facial mais jovem e revigorado.

6. Aumenta a produtividade

Não há dúvidas que o sorriso no trabalho proporciona um ambiente agradável, afasta a negatividade e aperfeiçoa o relacionamento interpessoal. Assim, todos se sentem mais motivados a entregar bons resultados, além de pensar no conjunto ao invés da competitividade.

As pequenas pausas para o café são bons momentos para espalhar sorrisos e tornar o trabalho mais prazeroso, pra você e para seus colegas. Conhecê-los também pode trazer melhorias em sua produtividade, já que serão capazes de construir avanços juntos.

7. Amplia a expectativa de vida

Com todos esses benefícios, não tem como negar que o sorriso melhora a qualidade de vida e, consequentemente, aumenta a longevidade. Afinal, saber valorizar as pequenas coisas que nos fazem bem e encarar as situações difíceis de forma positiva são ações fundamentais para uma vivência mais leve e feliz.

Se vivermos com mais alegria e espalharmos o riso pelo mundo, podemos sobreviver por mais tempo, com melhores condições físicas e emocionais. Não parece maravilhoso a ideia de viver em um ambiente cheio de sorrisos? Comece por você mesmo!

8. Gera confiança

O ato de sorrir muda nossa aparência. Ficamos mais abertos, confiáveis e receptivos. As pessoas ao nosso redor percebem isso e, por aparentarmos acreditar em nós mesmos, eles passam a confiar mais em nós. Tudo se torna um ciclo, você sorri e eles sorriem de volta.

Um dos benefícios desse ato consiste na maior aceitação de ajuda do próximo. Nos tornamos mais abertos ao diálogo e tendemos a propor as ideias mais inovadoras e atrativas. Através dos resultados adquiridos, a confiança se solidifica e se torna real.

A confiança é tudo no mundo dos negócios. Portanto, sorrir pode ser a sua porta de entrada naquele emprego que você tanto deseja. Sorria mais, não custa nada tentar.

9. Estimula o cérebro e a concentração

Com o aumento da endorfina e serotonina causado pelo riso, ficamos com um alto grau de disposição. Pessoas dispostas são muito mais produtivas e têm maior capacidade de concentração e construção de novas propostas.

O sorriso ajuda a liberar o estresse, neutraliza o efeito negativo que ele tem sobre o nosso corpo e aumenta o relaxamento de todo o organismo. Ele tem a capacidade de melhorar nossa percepção e, como consequência, nos torna mais aptos a focar no que é realmente necessário.

10. Atrai pessoas

Tanto na carreira quanto na vida pessoal, o contato com pessoas influentes e positivas pode trazer boas oportunidades. O sorriso é um ótimo modo de atrair atenção para você e de se destacar já que no mundo atual é difícil encontrar pessoas bem-humoradas.

Dentes alinhados, brancos e à mostra, em conjunto com uma boa personalidade podem abrir diversas portas de emprego e chances de crescimento em qualquer área da sua vida.

11. Pode diminuir o risco de AVC

Uma pesquisa da associação americana do infarto, em inglês american stroke association, apresentou um dado interessante que liga a chance de acidente vascular cerebral ao pessimismo.

Essa diminuição do risco de AVC também pode ser associada à queda da pressão arterial que é proporcionada pelo ato de sorrir.

Gostou de conhecer os benefícios do sorriso no post de hoje? Percebeu como uma simples ação pode trazer vantagens físicas e emocionais para todos ao seu redor? Então sorria mais e ajude a espalhar a felicidade, compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais!

 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada