Blog Saúde Bucal

Conheça a importância do fio dental para a criança

Apresentar o fio dental à criança pode ser uma tarefa difícil, mas é necessária. Essa etapa da higienização bucal é indispensável pelo menos antes de dormir, pois visa eliminar sujeiras muito pequenas e inacessíveis à escovação. Mais do que isso, no período da noite a salivação diminui, aumentando a proliferação de bactérias. Por isso, o fio dental deve ser usado sempre antes de ir para a cama.

Neste conteúdo, vamos explicar qual é a idade certa para os pais começarem esse processo nas crianças. Além disso, traremos um passo a passo sobre o jeito correto de usar o fio dental, introduzindo tal hábito na rotina dos pequenos e ensinando-os a cuidar da boquinha desde cedo.

Fique conosco e confira!

Quando apresentar o fio dental à criança?

O momento ideal é ainda na fase dos dentes de leite, mas muitos pais e responsáveis acham que não há problema de esperar até os dentes de leite caírem, afinal de contas a boca ainda não tem os dentes permanente. No entanto, incentivar o uso de fio dental nessa idade é fundamental para que a criança crie e mantenha esse hábito desde pequena.

Desse modo, enquanto os dentes estão se formando e se adequando um ao lado do outro, o que acontece entre os dois e seis anos de idade, os pais ou responsáveis devem passar o fio dental e explicar a importância dessa medida. No decorrer desses quatro anos, a criança vai evoluir e, em um momento, vai conseguir passar o fio dental sozinha. Isso normalmente acontece por volta dos oito anos.

Ao fazer isso desde o surgimento dos dentes de leite, é crucial manter a frequência, pelo menos uma vez ao dia, sempre antes de dormir. Isso também vai estimular a criança a cuidar dos dentes de modo geral, dando atenção às demais ações de higiene bucal, como a escovação e o enxágue.

Qual o jeito correto de passar o fio dental na criança?

Primeiramente, adquira produtos de higiene bucal flexíveis e macios, a fim de evitar feridas nas gengivas da sua criança. Em seguida, explique com paciência e carinhosamente por que vai aplicar o fio dental. Ao conversar com sua filha e/ou filho, alinhe olhar com olhar, ou seja, se for preciso, abaixe-se para falar com a criança. Ela tem de confiar em você. Por isso, não brigue; converse.

Veja, então, o passo a passo para aplicar o fio dental:

  1. retire por volta de 30 centímetros de fio dental;
  2. enrole as grandes partes nos seus dedos médios, mas mantendo entre eles um espaço de fio;
  3. passe suavemente o fio no dente da criança, com a ajuda dos dedos indicadores e polegares, tome cuidado para não machucar as gengivas;
  4. curve o fio, formando um C, ao redor de cada dente, e faça delicadamente o movimento de vai e vem, também perto da gengiva;
  5. pegue outro pedaço de fio e passe no próximo dente, até finalizar o procedimento em toda a boca.

Como ensinar a criança a passar o fio dental?

Como dito acima, os dentes de leite começam a ficar um ao lado do outro a partir dos dois aninhos. Nesse momento, o pequeno ainda não tem uma atenção tão sofisticada. Por isso, é natural que não fique interessado nos ensinamentos dos pais ou responsáveis. É preciso descobrir formas de atrair a criança e torná-la mais interessada. Veja mais sobre isso a seguir.

Aplique fio dental com suporte

Esse tipo de produto tem uma base na qual a pessoa segura e o fio dental é colocado na outra ponta. Desse modo, é mais fácil aplicar na criança. Nos bebês de dois anos, será necessário que os responsáveis passem o fio dental, e esse tipo vai ajudar bastante nessa tarefa. 

Com o melhor desenvolvimento da coordenação motora da criança, a partir dos quatro anos, outras técnicas de aprendizado podem ser aplicadas para que ela inicie tal atividade de maneira independente.

Torne o momento mais divertido

Para capturar a atenção dos mais pequenos, você pode usar músicas que falam da higiene bucal ou somente canções infantis que sua filha e/ou filho gosta. Escute a música durante dois ou três minutos. Em seguida, comece a explicar para que serve o fio dental e demonstre em si mesmo. Faça isso dançando e/ou brincando, faça caretas, tudo de modo divertido, deixando engraçado mesmo. Com o tempo, de tanto ver você passar o fio dental, sua criança vai querer imitar e passar o fio também.

Faça todo mundo junto

Outro modo de tornar esse aprendizado divertido é utilizar o fio dental em família. Momentos familiares são lembranças alegres, positivas e capazes de gerar reforço positivo na criança.

Por isso, é bastante interessante pai, mãe e criança(s) realizarem esse processo em conjunto, todos descontraídos a fim de se divertirem mais, como explicado acima. Afinal, passar fio dental não é algo tão maravilhoso nem para os adultos, então se os pais também conseguirem se alegrar nesse momento, todo mundo ganha.

Nesse momento, os pais podem verificar ainda se as crianças estão aplicando corretamente o fio dental e, caso seja necessário, corrigi-las.

Use o reforço positivo

Para usar esse método da psicologia comportamental, você precisa criar modos de recompensar a criança quando ela faz algo da maneira correta. Assim, toda vez que a criança passar o fio dental da forma certa, sem perder nenhum dia, ela será recompensada. Você pode escolher um prêmio como passear por um lugar divertido, ver um filme no cinema, comer algo saboroso, entre outras opções.

Vá ao dentista

É imprescindível ir ao dentista desde cedo, tanto que o indicado é seis meses após o primeiro dente aparecer ou assim que a criança fizer um ano. Na primeira consulta, o odontopediatra, especialista responsável pela saúde bucal das crianças, vai verificar necessidades peculiares das estruturas dentárias e bucal da sua filha e/ou filho, possibilitando atendê-las antes de aparecer qualquer problema. Isso é imprescindível, já que diversas doenças podem ser curadas ou tratadas quando descobertas cedo.

Já em relação ao fio dental, esse profissional vai instruir você sobre como ensinar a criança a lidar com a própria higiene. Nesse caso, o dentista vai orientar sobre métodos, a manipulação e o comportamento para lidar com os pequenos e ensiná-los a usar o fio dental.

A saúde bucal deve ser estimulada desde a infância. Por essa razão, é fundamental apresentar o fio dental à criança, ensinando-a o que é, sua importância, como passar e estimulando o hábito para ela crescer consciente de sua própria higiene bucal.

Confira também dúvidas sobre as cáries no dentes dos bebês!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada