Blog Saúde Bucal

Herpes bucal: entenda as causas e saiba como evitar

Herpes bucal

Herpes bucal, também conhecido como herpes labial, é uma infecção causada pelo vírus da herpes. Com a doença, surgem bolhas e feridas dolorosas na região da boca, gengiva e língua. Por ser um vírus comum, muitas pessoas são contaminadas e, como consequência, sentem o incômodo da lesão. Neste artigo vamos esclarecer as dúvidas comuns sobre o assunto, suas causas e trazer informações para evitar o aparecimento de herpes bucal. Acompanhe!

Sintomas da herpes bucal

A infecção de herpes bucal apresenta lesões, como pequenas bolhas que surgem nos lábios ou no interior da boca. As bolhas costumam doer e se rompem após alguns dias, gerando pequenas crostas. Esses sinais podem durar até sete dias e reaparecer sempre que o sistema imunológico estiver em desequilíbrio. Há casos de pessoas que carregam o vírus, mas nunca apresentaram os sintomas, outras sofrem com o problema com maior regularidade.

Principais causas da herpes bucal

O contágio de herpes ocorre pelo contato com a pele ou saliva de outra pessoa que esteja contaminada. Alguns exemplos de situações que podem transmitir herpes bucal: uso de talheres, copos, escova de dente, batom e toalhas, além de contato íntimo, como o beijo.

A partir do momento em que o vírus entra no organismo, ele permanece nas células, e não há como eliminá-lo totalmente do corpo. Mas, se o infectado tiver boa imunidade, o vírus não se manifesta. A frequência do herpes bucal na vida do indivíduo depende do sistema imunológico: quanto mais comprometido, mais recorrências dos sintomas.

Como evitar o herpes bucal

Não há um medicamento ou vacina que previna o herpes bucal, mas algumas situações desencadeiam crises em pessoas que já têm o vírus. Um dos gatilhos para o surgimento de lesão é a exposição solar por longos períodos. Quando for necessário se expor aos raios solares, é preciso usar protetor solar. Há também fatores que podem causar o surgimento das feridas por alterar o funcionamento do organismo, como estresse, alimentação deficiente, sono inadequado, cirurgias e exercícios mais pesados.

Para aqueles que nunca estiveram expostos ao vírus, é preciso evitar o contato com lesões de herpes, além de não compartilhar itens com uma pessoa infectada.

Tratamentos para a herpes bucal

O herpes bucal não tem cura, mas há tratamentos para minimizar os sintomas e acelerar o processo de cicatrização. Quem raramente apresenta os sintomas não precisa usar medicamentos, bastando apenas aplicar pomada anestésica para diminuir a dor no local quando surgem as lesões.

Já quem frequentemente sofre com as lesões pode utilizar antivirais, que costumam ser mais efetivos quando ingeridos no início da crise. Alguns sinais típicos antes do surgimento das lesões são formigamento, dormência e queimação nos lábios.

Para aliviar os sintomas, saquinhos de chá preto podem ser aplicados na região afetada, por meio de compressa quente, principalmente quando as bolhas se romperem. Antes dessa fase, gelo costuma ser uma solução para amenizar a inflamação.

Lembre-se de que somente um médico pode indicar o remédio mais indicado para cada caso, assim como o tempo de uso e dosagem. Se o herpes labial não for tratado corretamente, pode levar a outros problemas como infecções ou atingir outras áreas da pele.

Agora que você sabe mais sobre herpes bucal, pode conferir outras dicas relacionadas à saúde: curta a nossa página no Facebook!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada