Blog Saúde Bucal

Implante ou prótese: qual é o melhor para você?

Perder um ou mais dentes pode ser bastante prejudicial de várias maneiras. No entanto, existem diversos modos de recuperá-los para deixar o seu sorriso ainda mais saudável e bonito. No momento de escolher, é importante conhecer as principais opções existentes, como o implante ou prótese dentária.

De maneira geral, ambos restabelecem sua saúde bucal, mas de jeitos diferentes. A prótese pode ser removível parcial ou total ou fixa, por exemplo. Já o implante atua como a raiz dos dentes, dando suporte para o elemento dentário que posteriormente será colocado. Assim, saber diferenciar os dois tratamentos é muito importante para que possamos conhecer aquilo que precisamos para manter a boa saúde bucal.

Neste post, mostraremos as principais diferenças entre implante e prótese. Confira!

O que é o implante?

O implante dentário é uma estrutura considerada segura e com baixos níveis de rejeição pelo organismo. Esse tratamento tem o objetivo principal de substituir as raízes que foram perdidas.

De maneira geral, os implantes conferem o retorno da mastigação e ajudam também na fala, fatores que são prejudicados com a falta de dentes. Esse tratamento é responsável por proporcionar diversos benefícios para a autoestima do paciente.

Existem vários tipos de implantes disponíveis, como:

A escolha entre implante ou prótese é algo que deve ser recomendado de acordo com cada caso. Portanto, consultar um profissional especializado é essencial para determinar a melhor opção a ser adotada.

O que é a prótese?

As próteses dentárias são feito sob medida para a pessoa, com a função de substituir algum dente que foi perdido. Popularmente, quando há perda de diversos elementos dentários, esse dispositivo é chamado também de dentadura.

Nas situações em que todos os dentes foram perdidos, a prótese total é utilizada. Ela se encaixa no céu da boca e na gengiva, se mantendo estável, o que possibilita à pessoa uma segurança maior na mastigação.

Quando somente alguns dentes precisam ser substituídos, a melhor opção nesse caso são as próteses parciais, também conhecidas como pontes. Elas são compostas pelo dente artificial e alguns componentes metálicos que se encaixam nos dentes adjacentes e na gengiva.

Uma vantagem dessas próteses é que elas são móveis e podem ser tiradas da boca. A própria pessoa faz isso sem complicações. No entanto, também existem as próteses parciais fixas, que se prendem aos dentes naturais.

Qual a melhor opção para mim?

A diferença entre prótese e implante também está na indicação de cada tratamento. Assim, quem sabe qual é a melhor opção para o seu caso é o dentista, pois esse profissional entende da composição bucal da pessoa e da capacidade de a estrutura suportar um implante ou uma prótese.

Por isso, não deixe de consultar um profissional para ele fazer a análise correta e indicar a solução ideal para o seu caso.

Agora que você já conhece qual a diferença entre implante ou prótese, lembre-se que cada tipo é indicado para uma situação diferente. Por isso, consulte um dentista especializado para que ele analise a sua situação e indique a melhor opção para você.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de todas as nossas publicações e novidades? Então, curta agora mesmo a nossa página do Facebook!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada