Blog Saúde Bucal

Limpeza de dente

Se você chegou aqui, deve saber que a limpeza de dente é essencial para manter a saúde e a boa aparência dos seus dentes. Algumas pessoas, inclusive, buscam fazê-la periodicamente. No entanto, você já se perguntou sobre quais são os melhores procedimentos para conseguir exatamente o sorriso que você deseja?

Neste texto, traremos algumas informações e dicas sobre por que fazer a limpeza de dente. Além disso, vamos ajudar a encontrar novas formas e indicar alguns procedimentos que podem ser feitos em casa ou com a ajuda de profissionais.

Continue acompanhando essa leitura sobre limpeza de dente e tenha um cartão de visitas muito mais bonito!

Como limpar os dentes em casa?

 

Existem diversas formas de limpar os dentes, tanto em casa quanto em uma clínica odontológica. Portanto, a resposta para essa pergunta depende muito do tipo de limpeza que você quer. Essencialmente,  a limpeza dos dentes é feita todos os dias ao escovar e passar o fio dental. Porém, limpezas mais profundas exigem mais tempo, produtos diferentes e, muitas vezes, mais conhecimento.

É preciso compreender o que realmente ajuda na limpeza e o que pode ser abrasivo para sua saúde bucal.

Por isso mesmo, para uma limpeza profunda, é recomendável que você procure uma clínica da sua confiança. Nela, um profissional certamente saberá indicar o melhor tratamento para o seu caso. Alguns deles, inclusive, podem indicar tratamentos que podem ser feitos em casa.

Já no caso da limpeza mais comuns, você pode caprichar na escovação e complementar usando algumas das dicas que listamos aqui.

 

Pense na prevenção

 

Muita gente confunde a limpeza com o branqueamento dos dentes. No entanto, os processos são bem diferentes.

É claro que se você deseja manter seus dentes sempre brancos, especialmente depois de já ter passado por um processo de branqueamento, pode pensar também na prevenção.

Algumas das dicas mais comuns neste caso são:

 

Tenha uma dieta rica em cálcio

 

Consumir alimentos ricos em cálcio pode ajudar a fortalecer o esmalte dentário. Esse esmalte é um dos responsáveis por dar uma aparência mais branquinha para os seus dentes e auxiliar na reposição das células ósseas. .

Depois de danificado, porém, ele não se regenera. Portanto, vale muito a pena pensar melhor no que comer e tentar fazer com que eles fiquem sempre  mais fortes.

Entre os alimentos ricos em cálcio que podem ajudar a manter seu esmalte dentário sempre forte, estão:

  • Brócolis;
  • Rúcula;
  • Soja;
  • Couve;
  • Chia;
  • Feijão branco;
  • Cereal matinal de milho.

Além destes alimentos ricos em cálcio,  evite a ingestão de açúcar, que é bastante nocivo para os seus dentes. Porém, o mais recomendado é fazer uma visita a uma clínica odontológica de confiança.

 

Evite alimentos e bebidas que podem manchar seus dentes

 

Isso não quer dizer que você deve banir completamente essas coisas da sua dieta. Lembre-se, apenas, de que elas podem manchar seus dentes. Consumir esses itens com cautela vai ajudar a evitar as manchas.

Alguns dos vilões que podem fazer com que seus dentes pareçam amarelados são:

  • Vinho tinto;
  • Amora;
  • Groselha;
  • Mirtilo;
  • Café;
  • Refrigerantes.

Se consumir algum desses, tente escovar os dentes o quanto antes para amenizar o efeito. No caso de bebidas, o uso de canudos também pode suavizar o contato com os dentes e evitar as manchas.

Mas não são apenas as bebidas e alimentos que podem ser prejudiciais. Lembre-se que fumar ou mascar tabaco danifica bastante os seus dentes e, muitas vezes, estes hábitos são os maiores culpados pelos dentes amarelados.

 

Óleo de coco

 

Segundo um estudo publicado em 2015 no Nigerian Medical Journal, o óleo de coco é um produto que pode ser muito eficaz para ajudar na redução de bactérias bucais. Este item também se mostrou eficiente em reduzir os efeitos da gengivite e ao ajudar a diminuir a formação de placas.

Contudo, não se engane. Nada disso não quer dizer que o óleo de coco vai deixar os seus dentes mais brancos. Apesar disso, ele será um ótimo aliado na tarefa de manter a sua boca mais limpa.

No que diz respeito a este tratamento, o recomendado é fazer bochechos que duram entre 15 e 20 minutos com o óleo de coco.

Lembre-se, porém, que a consistência dele no início é mais viscosa, mas de acordo com a temperatura da sua boca e os movimentos ele vai se tornando mais líquido.

Por isso, mesmo que encontre alguma dificuldade de início, não se preocupe. Conforme a progressão no bochecho, a tarefa se tornará bem mais simples.

Também vale a pena notar que, apesar dos benefícios apontados, o mais recomendado para uma limpeza bem-sucedida ainda é buscar uma clínica. Principalmente se você também tem em mente o branqueamento dos dentes.

 

Frutas

 

A limpeza  dos dentes ideal é feita com escovações diárias. Porém, se você estiver longe da escova em algum momento, pode contar com um auxílio da natureza.

E não, você não leu errado. Algumas frutas podem te ajudar no processo de limpeza. Estes alimentos, crus, acabam auxiliando na remoção das placas dos seus dentes.

E não se desespere, não há nenhuma dificuldade nisso: tudo pode ser feito simplesmente durante o consumo.

Algumas das frutas indicadas que ajudam em uma limpeza superficial dos dentes – que não substitui a escovação, mas é melhor do que nada – são:

  • Maçã;
  • Morango;
  • Abacaxi.

Lembre-se, no entanto, que essa é uma limpeza muito rara. Ela só deve ser usada quando não há outra alternativa no momento.

A escovação continua sendo o melhor método de limpeza após as refeições e, para limpezas mais profundas, o mais indicado é procurar uma clínica odontológica.

 

Vinagre de maçã

 

Este é mais um dos métodos que, se escolhido, deve ser usado com parcimônia. O vinagre de maçã é ácido e, se utilizado em excesso, pode prejudicar tanto os dentes quanto as gengivas.

Por isso, limite o uso a no máximo duas vezes no período de uma semana. E procure dar longas pausas antes de voltar a efetuar o tratamento.

Aqueles que recomendam o vinagre de maçã dizem que ele pode ser usado tanto como auxílio na escovação quanto para bochechos.

Em ambos os casos, misture uma parte de vinagre para a mesma quantidade de água, nunca use puro pois a acidez irá danificar as gengivas logo no primeiro momento. Depois do processo, bocheche água limpa para remover o excesso de vinagre da boca.

É válido notar, porém, que esse tratamento não é recomendado pela maioria dos dentistas. Portanto, procure uma clínica odontológica de confiança e busque saber mais a respeito do que é mais recomendado para você.

Limpeza de dente tira cárie?

 

A limpeza de dente visa deixar a sua boca o mais livre possível de bactérias que possam ser nocivas para seus dentes e gengivas evitando assim que você venha a ter cáries.

Existem diversos processos diferentes de limpeza e cada um deve ser avaliado por um profissional para que ele possa indicar o melhor caminho a ser tomado.

Embora uma boa higiene bucal e limpezas periódicas sejam essenciais para manter a saúde dos seus dentes, a limpeza por si  não remove as as cáries, apenas é um fator que ajuda muito na prevenção.

Isso acontece principalmente porque a cárie já é uma consequência das bactérias que a limpeza visa combater. Ou seja, a cárie exige um tratamento adequado feito por um dentista que irá identificar, tratar e reparar os danos já causados anteriormente. Este, aliado a higiene e às limpezas periódicas, ajudará a manter novas cáries distantes.

Embora limpezas simples possam ser caseiras, as limpezas mais complexas e o tratamento de cárie não são coisas que você pode fazer sem auxílio profissional.

Busque sempre saber mais sobre o local escolhido para tratar seus dentes e, assim, garantir um bom atendimento. O recomendado é que procure clínicas odontológicas renomadas e que tenham bons profissionais, como a Sorridents.

Limpeza de dente clareia os dentes?

 

Embora a limpeza de dente possa dar um leve resultado de branqueamento, esta não é a finalidade dela. Limpeza e clareamento são dois procedimentos diferentes e com graus de complexidade distintos.

Ainda que na compreensão popular possa parecer a mesma coisa, tanto os tipos de tratamento quanto os resultados deles podem ser bastante diferentes.

Quando há uma limpeza de dente bem feita o dentista  remove as manchas, placas e tártaro dos seus dentes. Como geralmente existe um processo de raspagem e polimento, é possível que seus dentes pareçam levemente mais claros. Contudo, o clareamento não é o foco da limpeza.

O tratamento de clareamento envolve outros procedimentos além dos citados anteriormente. Para a realização do clareamento é imprescindível que a sua boca esteja saudável, sem a presença de tártaros e cáries. Nele, podem ser usados produtos específicos como géis, lasers e outros.

Além disso, a escolha do tratamento adequado muitas vezes depende do resultado esperado e da avaliação correta de um profissional capacitado.

 

Qual o preço médio do procedimento?

 

Os preços dos tratamentos odontológicos podem depender de uma série de fatores. Deve-se levar em conta o tipo de procedimento indicado, os produtos utilizados e o tempo de tratamento.

Uma limpeza de dente pode exigir bastante trabalho e tempo do seu dentista, além, é claro, de uma série de equipamentos e produtos de boa qualidade, como também pode acontecer de precisar ser feita em mais de uma consulta..

Assim como na maior parte das profissões, existe uma espécie de tabela regulamentadora de preços para ajudar os profissionais a não cobrarem pouco ou extrapolarem nos preços destes procedimentos.

No entanto, o mais recomendado é entrar em contato diretamente com a clínica odontológica da sua preferência para buscar mais informações dos preços praticados por ela.

Dá para limpar os dentes com bicarbonato?

 

Pesquisando sobre limpeza de dente caseira, mais de uma vez você já deve ter se deparado com a recomendação de uso de bicarbonato. Esta é, inclusive, uma recomendação bastante comum no imaginário popular.

Família, amigos e até programas de TV já indicaram o bicarbonato como um ótimo produto para ajudar na tarefa de não apenas limpar, mas até mesmo clarear os dentes. Apesar de todo o barulho que fazem a respeito do bicarbonato de sódio, é importante alertar que dentistas não recomendam o uso deste produto para limpeza ou clareamento.

Na realidade, muitos alertam que o bicarbonato de sódio é altamente abrasivo e, ao invés de ajudar, pode acabar danificando  muito os seus dentes. Isto porque o uso contínuo danifica (corrói por ser abrasivo) o esmalte natural que protege os dentes e infelizmente esse esmalte não pode ser recuperado.

Os produtos usados em clínicas odontológicas são desenvolvidos para atuar apenas sobre o que precisa ser tratado, além de que os produtos foram testados e são quimicamente dosados, preservando, assim, aspectos importantes para a saúde bucal, como é o caso do esmalte.

 

 

 

Considerações finais

 

A limpeza de dente, assim como o clareamento, exige uma série de cuidados essenciais para que seus dentes permaneçam seguros e saudáveis. Portanto, o mais recomendável é sempre procurar uma clínica de renome perto de você, como a Sorridents, e contar com a ajuda de um dentista.

Apenas os profissionais poderão indicar os tratamentos corretos e ajudar no processo para que os resultados sejam sempre os melhores possíveis. 

 

Aproveite para realizar a limpeza em uma das unidades Sorridents e ficar com seus dentes bem cuidados. 

 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada