Blog Saúde Bucal

Mancha branca no dente: por que acontecem e como tratar?

A mancha branca no dente pode aparecer nos dentes de leite ou permanentes, passando despercebida em alguns casos. No entanto, essa característica pode comprometer a saúde bucal.

Essas manchas surgem quando há alguma interferência na formação do esmalte dentário, tecido formado por minerais que têm o aspecto duro para proteger a dentina e a polpa dentária. Localizado na parte externa do dente, esse esmalte sofre com qualquer alteração que ocorre na boca, como a ingestão de alimentos ou medicamentos, a deficiência de nutrientes e os traumas na região.

Continue a leitura e saiba quais são as causas dessas manchas nos dentes, como tratá-las e o que fazer para evitar o retorno desse problema.

Quais são as causas da mancha branca no dente?

As alterações na tonalidade do dente podem esconder problemas mais sérios, que necessitam de tratamento odontológico. Listamos as principais causas por trás dessas manchas.

Cárie

Quando pensamos em cáries, é comum vir à mente a imagem de um dente com pontos escurecidos, mas, nos estágios iniciais, o problema pode ser identificado pela formação de manchas brancas no esmalte dentário. Nesse caso, é comum encontrar os pontos brancos principalmente em regiões próximas à linha da gengiva, entre os dentes e perto das restaurações.

Hipoplasia do esmalte

Essa condição afeta a formação do esmalte do dente, que resulta em uma estrutura menos resistente que o normal. Além de formar manchas brancas, a hipoplasia pode provocar o surgimento de pequenas linhas e até a perda de parte do dente. O problema pode ser resultado de:

  • fatores hereditários;
  • deficiência de vitaminas;
  • medicamentos administrados pela mãe antes e durante a gestação do bebê;
  • traumas nos dentes;
  • consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Acidez em excesso

Para garantir a saúde bucal, a saliva deve ter um pH equilibrado, com baixa quantidade de ácidos. Se a acidez estiver excessiva, pode ocorrer a formação de manchas e de buracos no dente.

Fluorose dental

O problema é mais comum na infância quando há a formação dos dentes de leite e permanentes. A fluorose é causada pela ingestão excessiva de flúor, mineral que contribui para o fortalecimento do esmalte dentário. Em excesso, ele pode prejudicar essa estrutura, levando à descoloração dos dentes e deixando pontos esbranquiçados, amarelados ou amarronzados. 

A fluorose dental pode ser consequência da ingestão do creme dental, medicamentos que contêm flúor, excesso de alimentos industrializados ou até água excessivamente fluoretada.

Quais são os tratamentos mais indicados?

O primeiro passo é marcar uma consulta com o dentista para identificar o que provocou o surgimento da mancha no dente. Dependendo da origem, os tratamentos podem incluir as técnicas a seguir:

  • clareamento dental: o dentista pode optar pelo clareamento para uniformizar a cor do esmalte dos dentes;
  • microabrasão: consiste na remoção de uma fina camada do esmalte para melhorar a aparência dos dentes;
  • facetas de porcelana e lentes de contato dental: feitas sob medida, essas camadas finas são coladas na parte frontal dos dentes — o uso do recurso é ideal para os casos em que a mancha não pode ser eliminada com outros tratamentos;
  • remineralização: é o uso de dentifrício fluoretado e de flúor para repor os minerais removidos do dente.

Como evitar a formação dessas manchas?

As visitas periódicas ao dentista para a limpeza dos dentes ajudam a remover o tártaro, as placas bacterianas e até as manchas superficiais. Outra medida importante para manter os dentes livres dos pontos brancos é a boa higiene bucal. Ou seja, escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, com o uso do fio dental.

Além disso, é preciso cuidado com a alimentação. Evite o consumo excessivo de produtos muito ácidos ou açucarados. Por outro lado, opte por alimentos ricos em magnésio, cálcio e vitamina D. Essas substâncias, presentes em alimentos como as folhas verde escuras e laticínios, fortalecem os dentes e evitam a formação das manchas.

Depois de saber mais sobre a mancha branca no dente, que tal conhecer as causas de outros tipos de marcas nos dentes que podem afetar o seu sorriso?

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada