Blog Saúde Bucal

O que fazer com as manchas nos dentes depois do aparelho?

Um sorriso amarelado com marcas nos dentes pode provocar desconforto e, em alguns casos, até mesmo vergonha. As manchas nos dentes depois do aparelho são comuns, no entanto, sobretudo após um longo período de tratamento.

Os tons diferentes e que são indesejáveis podem ser provocados pela ingestão de alimentos ácidos ou com coloração forte, como café. No entanto, só isso não é o suficiente para deixar os dentes manchados após o uso do aparelho ortodôntico. A higiene bucal inadequada no período do tratamento também é um fator determinante para as manchas aparecerem.

A boa notícia é que existem diversas possibilidades para diminuir as manchas nos dentes depois do aparelho ou até mesmo para eliminá-las. Confira a seguir o que pode ser feito nessa situação!

Evitar o acúmulo de placa

Quando a limpeza diária dos dentes não é feita de forma adequada, com uso de produtos, como fio dental e enxaguante — além de uma escovação correta, claro —, a tendência de acumular placas é alta.

A diminuição de alimentos que são ricos em açúcar também é uma dica importante, uma vez que há substâncias que ajudam na formação das placas. Nesse sentido, aposte em produtos que contêm flúor, pois eles auxiliam a repor a remineralização dos cristais presentes no esmalte.

Melhorar a higiene bucal

Após retirarem o aparelho, muitas pessoas começam a relaxar com os cuidados da higiene bucal. Entretanto, isso acaba gerando problemas, como cáries, gengivites e outras questões que são prejudiciais para a saúde.

Quando o aparelho ortodôntico é retirado, o paciente deve se comprometer a continuar e melhorar a higiene bucal. Na verdade, esses cuidados são até mais fáceis, por isso, devem fazer parte da rotina. Quando a limpeza é inadequada, há um acúmulo de bactérias que podem deixar os dentes manchados.

Fazer clareamento

Essa é uma das saídas mais comuns para quando os dentes ficam manchados após a remoção do aparelho. No entanto, é essencial buscar ajuda de um especialista e não tentar tratamentos caseiros, uma vez que isso pode arranhar e causar danos no esmalte dentário.

No clareamento realizado em clínicas odontológicas, são utilizados produtos e equipamentos adequados, garantindo a saúde dos dentes. Mas, para que seja efetivo, é preciso avaliar as manchas e verificar se o clareamento ajudaria, senão, devem ser procuradas alternativas.

Aplicar flúor

O flúor é uma substância bastante conhecida, pois é capaz de fortalecer o esmalte por meio da remineralização de fósforo e cálcio. Mas é necessário ter precaução com o uso, já que, quando utilizado em excesso, também pode provocar fluorose.

No entanto, ao ser aplicado corretamente por profissionais, ele promove uma microabrasão. Assim, remove a camada mais fina do esmalte e auxilia no clareamento.

Colocar resinas

O clareamento com a colocação de resina tem sido uma solução que vem se tornando mais popular. A restauração em resina pode ajudar na recuperação da cor, já que as facetas são usadas para revestir os dentes e deixar uma estética mais agradável e harmônica.

No entanto, esse tipo de procedimento deve ser realizado por um profissional. Além disso, qualquer forma de clareamento para manchas nos dentes depois do aparelho precisa ser feita por um especialista. Afinal, o dentista utiliza técnicas e equipamentos odontológicos adequados e que garantem a qualidade do serviço, o que deixa o sorriso ainda mais bonito.

Você já teve problemas com manchas nos dentes? Conte para a gente como você resolveu aqui nos comentários!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada