Blog Saúde Bucal

Melhore seu sorriso e saiba como alinhar os dentes

Você sabia que existem diferentes maneiras de como alinhar os dentes? Normalmente, o método mais utilizado é a ortodontia, por meio de aparelhos, mas há outros procedimentos que também podem ser realizados de acordo com a situação de cada paciente. Por isso, é importante procurar um bom profissional para fazer uma avaliação, realizar um tratamento e assegurar um sorriso muito mais bonito e saudável.

Com base nisso, vamos falar mais sobre o assunto e apresentar os principais meios utilizados para alinhar os dentes. Também vamos falar sobre os tipos de problemas dentários que exigem uma correção e quando o procedimento deve ser feito. É importante mencionar que o alinhamento dentário contribui com a estética e com a saúde do sorriso, além de aumentar a autoestima de uma pessoa. Ficou curioso? Então, confira!

Quais são os principais problemas bucais?

O desalinhamento dentário está presente na vida de milhares de pessoas. Existem vários tipos que exigem o uso de métodos de correção. Os principais são:

  • diastema, popularmente caracterizada pela presença de dentes separados;

  • mordida cruzada, que é quando alguma parte da arcada dentária superior fica por dentro da arcada inferior ao fechar a boca;

  • sobremordida, também chamada de mordida profunda;

  • mordida aberta;

  • dentes encavalados ou apinhados.

Quais são as causas do desalinhamento dentário?

A presença de dentes tortos e o desalinhamento dentário podem estar associados a características hereditárias e genéticas, já que o tamanho dos maxilares e dos dentes são definidos por essas condições. No entanto, hábitos adquiridos com o tempo também podem causar danos na estrutura dentária, como roer unhas, chupar dedo, usar chupeta de forma prolongada e roer tampas de caneta.

O crescimento inadequado do siso também é associado aos problemas de apinhamento dentário. Isso porque existem situações em que o siso não é extraído e ao mesmo tempo não há espaço suficiente para a sua erupção. 

Como alinhar os dentes?

Hoje em dia, há várias maneiras de alinhar os dentes para garantir um sorriso mais bonito e saudável. Veja quais são os principais procedimentos!

Contorno estético

Também chamado de remodelagem, o contorno estético é utilizado principalmente nos casos em que os dentes são disformes, ou seja, quando o desalinhamento ocorre em função do formato dos dentes e não pelo fato de eles serem tortos.

O procedimento é realizado somente em uma sessão e todo o processo dura menos de 30 minutos. Aqui, é necessário realizar um desgaste do esmalte dentário, uma vez que, por meio de laser ou broca de lixamento, o profissional modela os dentes, alterando o comprimento e a forma, até alcançar o resultado esperado. Feito isso, é importante alisar e polir a região dentária até que tudo fique padronizado e o sorriso fique impecável.

Facetas dentárias

Consideradas um tratamento rápido e superindicado para solucionar imperfeições menores e corrigir a cor, as facetas dentárias nada mais são do que finíssimas lâminas de porcelana da cor do dente que são coladas na parte externa dos dentes anteriores, ou seja, dos que ficam na região frontal e são os mais visíveis no sorriso.

O resultado é um sorriso harmonioso, claro e alinhado. É importante mencionar ainda que o procedimento pode ser considerado irreversível, já que existem situações em que é necessário mudar a estrutura dentária natural com desgastes e lixamentos.

Aparelhos ortodônticos

Caracterizados por serem os métodos mais aplicados para alinhar os dentes e garantir um sorriso lindo e saudável, os aparelhos ortodônticos são encontrados de diferentes modelos. Veja quais são os principais!

Invisalign

Considerado um dos métodos mais recentes, modernos e revolucionários no ramo da ortodontia, o invisalign consiste em uma placa alinhadora feita sob medida de acordo com a estrutura dentária do paciente. Ela é uma material transparente e se encaixa perfeitamente sobre os dentes, o que permite um visual muito mais discreto e mais conforto.

Por se tratar de uma placa, ela deve ser removida durante a escovação e a alimentação. Ela atua movendo rapidamente os dentes, e a manutenção ocorre por meio da troca da placa antiga por um novo conjunto até que se complete o alinhamento.

Aparelho metálico

A opção mais popular de todas no tratamento de diastema, problemas de mordida e dentes encavalados, os aparelhos metálicos são aqueles com bráquetes, fios ortodônticos e ligaduras elásticas (também chamadas de borrachinhas). Todos eles trabalham juntos e pressionam os dentes até que eles cheguem ao local desejado. 

Aparelho lingual

Com a mesma atuação do aparelho metálico, mas colocado na parte de trás dos dentes, o aparelho lingual é indicado em casos mais rápidos, já que são difíceis de serem higienizados por estarem na face interna dentária. É uma opção praticamente imperceptível, mas que exige uma limpeza cuidadosa.

Aparelho estético

Por fim, mais uma opção: o aparelho estético. O método de atuação é bastante similar ao aparelho ortodôntico tradicional, mas ele se destaca por ter uma aparência muito mais discreta. São 3 tipos principais:

  • de safira, feito de porcelana monocristalina, que se parece com vidro e por isso se mistura com a cor natural dos dentes;

  • de porcelana, com uma cor leitosa e discreta, mas que necessita do uso de borrachinhas;

  • o de policarbonato, feito de resina plástica e que também exige o uso de borrachinhas.

Quando corrigir o desalinhamento dentário?

Apesar de a principal busca por procedimentos ortodônticos ser por causa de problemas estéticos, o tratamento também é importante para garantir a saúde dos dentes e a sua funcionalidade, independentemente da idade. 

Inicialmente, é elementar realizar uma avaliação com o profissional para que ele possa identificar o que deve ser corrigido e garantir que a saúde geral da região bucal esteja em dia para iniciar os procedimentos posteriores. Em geral, é necessário fazer exames complementares, como o raio x.

Feito isso, o método usado para a correção dentária deve ser escolhido pelo paciente junto ao dentista. Só ele é capaz de identificar o melhor tratamento de acordo com o desejo e a situação do paciente. Ao longo do processo, é importante realizar manutenções e frequentar o consultório odontológico para obter o resultado esperado. Não se esqueça disso!

Viu como alinhar os dentes pode ser feito de várias maneiras? Lembre-se de procurar um profissional qualificado para garantir que a avaliação e o tratamento sejam eficazes, assim como o resultado. Um sorriso bonito e saudável pode aumentar a qualidade de vida de qualquer pessoa, assim como a autoestima e a autoconfiança!

Quer conhecer mais sobre os procedimentos ortodônticos? Então, entre em contato com a gente para saber mais e realizar uma avaliação. Até mais!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada