Blog Saúde Bucal

Mucocele: entenda o que é e como é o seu tratamento

Você se preocupa com a sua saúde bucal? Por acaso já apareceu alguma bolha, talvez no lábio inferior ou na língua? Hoje você descobrirá o que é mucocele, quais os tratamentos, causas e como é possível evitar seu aparecimento.

Mucocele é um pequeno inchaço que não é causado por nenhuma bactéria ou organismo vivo. É caracterizado pelo acúmulo de saliva e pela formação de uma bolha. Mais frequente nos primeiros 30 anos de vida, ela pode se desenvolver em qualquer local da boca e seu tamanho pode variar de 2 a 3 centímetros de diâmetro.

As bolhas que aparecem não causam dor, contudo, podem aumentar e diminuir seu tamanho pelo movimento da saliva em seu interior. Ela pode demorar apenas alguns dias para se desfazer ou até mesmo anos e por isso é importante procurar ajuda.

Continue a leitura e saiba mais a respeito!

O que causa a mucocele?

Ela é provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido. Isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou batida local. A formação de pedras salivares dentro desses condutos, caso bloqueie a passagem do líquido, também pode causar a bolha.

As glândulas salivares menores são mais afetadas por essa condição. A produção de saliva não vai parar e, como ela não será levada a uma saída para a boca, tende a se acumular no tecido e causar um inchaço.

O diagnóstico é importante?

Procurar um dentista é urgente, já que essa bolha pode se estabelecer e não se desfazer, como é esperado. É importante fazer um diagnóstico preciso que exclua a possibilidade de ser um tumor maligno.

O profissional indicará o melhor tratamento e poderá dar dicas de prevenção dessas e de outras doenças, além de fazer uma avaliação geral de sua saúde bucal.

Qual o tratamento para mucocele?

Depois de descobrir o que é mucocele, é preciso esclarecer quais as possibilidades de tratamento. Ela tem cura e, muitas vezes, nem precisa de intervenção, já que tende a se resolver sozinha com o fechamento do canal rompido e absorção do acúmulo salivar.

Caso haja obstrução dos canais ou caso seja uma situação recorrente que atrapalhe o funcionamento da cavidade bucal, o dentista poderá indicar uma pequena cirurgia de remoção da glândula afetada. Nessa cirurgia não é necessária a internação e o período de repouso será de 1 ou 2 dias.

Ela também pode aparecer em recém-nascidos?

Sim. É comum o aparecimento dessa condição em recém-nascidos por causa das colisões que acontecem na hora do parto, mas elas raramente precisam de tratamento e tendem a ser resolvidas pelo próprio corpo do bebê.

Existe prevenção da mucocele?

Alguns dizem para ter cuidado com a boca, mas não existe uma forma de prevenir a mucocele. Alguns cuidados como evitar morder lápis, canetas e até o próprio tecido labial ou das bochechas pode ajudar, já que esses traumas podem afetar as glândulas ali existentes.

E aí, entendeu o que é mucocele, seu tratamento, suas complicações e causas? Se você ainda possui alguma dúvida, deixe um comentário no post. Termos prazer em ajudar!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada