Blog Saúde Bucal

Para que serve e como usar a cera de aparelho ortodôntico?

Muita gente se pergunta o que é a cera de aparelho ortodôntico. Disponível no mercado em unidade individual ou em bastão para aplicação direta no dispositivo, a cera é usada na estrutura metálica do aparelho fixo, seja nos bráquetes, no fio odontológico ou nos anéis, para proteger os lábios e a bochecha de possíveis ferimentos decorrentes do contato com as peças.

Pensando nisso, este conteúdo mostra qual é a função, quando é hora de utilizar e como deve ser aplicada a cera de aparelho ortodôntico nas peças. Por fim, o material explica, também, onde e por quanto comprar esse produto, tão importante para quem inicia um tratamento ortodôntico. Continue a leitura!

Qual é a função da cera de aparelho ortodôntico?

A principal função da cera odontológica é evitar o contato entre as peças metálicas do aparelho fixo e a mucosa, principalmente nos primeiros dias após a colocação do dispositivo, quando o paciente tem mais chance de se machucar com o tratamento.

Nesse sentido, a cera odontológica ajuda a pessoa a se acostumar com o aparelho, prolongando, também, a durabilidade dos bráquetes e dos fios que realizam a movimentação dentária.

Quando usar a cera de aparelho ortodôntico?

A indicação de cera para aparelho ortodôntico deve ser feita pelo dentista que acompanha o caso em questão. Mas, de forma geral, o produto é recomendado para pacientes que sentem algum incômodo bucal devido ao contato entre a mucosa e o dispositivo fixo, que, às vezes, pode levar a pequenos cortes e lesões na boca.

Qual é o passo a passo para utilizar a cera odontológica?

Até aqui, você sabe quando a cera odontológica é uma indicação clínica. Mas a dúvida que fica é como utilizar esse produto, certo? Respondendo à questão, o primeiro passo é sentir de que região da boca vem o incômodo com as peças do aparelho.

Depois, deve-se pegar uma parte da cera — porção equivalente a um grão de ervilha — e colocá-la sobre a peça desconfortável. Em seguida, a dica é verificar se a estrutura ficou coberta pela cera, a qual deve ser, finalmente, removida na hora de o paciente se alimentar e higienizar a cavidade oral.

Onde e por quanto comprar a cera odontológica?

Você deve estar se perguntando, agora, onde comprar a cera odontológica, certo? O item, com uso específico para o aparelho ortodôntico, é facilmente encontrado em farmácias e lojas especializadas em produtos para uso oral.

Por sua vez, o valor da cera odontológica depende do fabricante e da quantidade de bastões disponíveis na caixa, mas, em geral, uma cartela com 20 unidades individuais do componente é encontrada com preço a partir de R$ 5,00.

Neste conteúdo, você entendeu o que é e qual é a funcionalidade da cera de aparelho ortodôntico, um produto que ajuda a evitar cortes e lesões causadas pelo atrito entre o dispositivo fixo, os lábios e a mucosa da boca. Por isso, peça indicação de produtos para o seu dentista e mantenha os cuidados com a higiene bucal durante o tratamento.

Gostou do artigo? Se sim, continue se informando sobre tratamentos para melhorar a estética e as funções da boca. Veja, agora, por que é necessário fazer a manutenção do aparelho ortodôntico.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada