Blog Saúde Bucal

Pasta de dente vegana: veja os prós e contras da sua utilização

Pasta de dente Vegana

O veganismo proporciona muitos benefícios, mas em relação à saúde bucal são necessários alguns cuidados, para não causar nenhum problema. A pasta de dente vegana é um desses produtos que necessitam de atenção, pois muitas pessoas a preparam em casa, mesmo sem conhecer a ação dos ingredientes utilizados.

Se você quer conhecer melhor essa alternativa à pasta de dente tradicional, continue conosco neste artigo, pois vamos esclarecer algumas dúvidas.

Qual a diferença entre produtos veganos e tradicionais?

Para compreender essa diferença, é importante considerar que o veganismo não é apenas uma preferência alimentar: é um estilo de vida baseado na ideologia de garantir os direitos animais.

As pessoas veganas censuram a exploração ou abuso dos animais, deixando de consumir produtos com ingredientes de origem animal ou que tenham sido testados em animais.

O que é a pasta de dente vegana?

Para ser considerada vegana, a fórmula da pasta de dente não pode ter nenhum ingrediente de origem animal. Além disso, ela também não pode ter sido testada em animais.

É possível preparar seus próprios produtos para higiene bucal em casa, garantindo a ausência desses ingredientes, mas já existem opções industrializadas, nas quais o fabricante garante que a fórmula não contém ingredientes de origem animal e também não foi testada em animais.

Quais os produtos veganos caseiros para higiene bucal?

Existem diversas receitas caseiras de pó dental, combinando ingredientes como pó de juá, cravo em pó e bicarbonato de sódio. As pastas caseiras combinam bicarbonato de sódio, argila branca, óleo de coco e óleo essencial de hortelã.

A vantagem dessas receitas é a garantia de incluir apenas ingredientes naturais em seu produto e colaborar com a redução no descarte de embalagens.

E os produtos veganos industrializados para higiene bucal?

Já existem algumas empresas que fabricam produtos para higiene bucal, garantindo total ausência de componentes de origem animal. Além disso, essas empresas desenvolveram alternativas para testar a segurança de tais produtos sem a realização de testes em animais. Neste blog, você encontra alguns desses produtos.

Outras substâncias, como o flúor e o lauril sulfato de sódio, não são de origem animal e podem estar presentes na pasta de dente vegana industrializada. Contudo, como existe muita controvérsia em relação ao potencial toxicológico dessas substâncias, algumas empresas já retiraram esses componentes dos seus produtos.

Quais os benefícios dos produtos veganos para a saúde bucal?

O principal benefício desses produtos é diminuir o contato com as substâncias químicas, pois ainda não conhecemos totalmente como o nosso corpo lida com elas.

Problemas como alergias, inflamações e doenças autoimunes podem ser evitados quando diminuímos o contato com produtos químicos.

Esses produtos prejudicam a saúde bucal?

Os produtos industrializados para a higiene bucal não apresentam nenhuma contraindicação, já que o processo de produção estabelece diversos padrões de segurança para garantir um produto de qualidade.

As receitas caseiras também são consideradas uma boa opção, pois é possível escolher os ingredientes naturais que serão utilizados conforme a sua preferência. No entanto, é necessário tomar cuidado durante a escovação, para não forçar muito a escova e desgastar o esmalte dos dentes com a argila e o bicarbonato de sódio, que são produtos abrasivos.

Agora que você já conhece os prós e os contras da utilização da pasta de dente vegana, que tal curtir nossa página no Facebook e receber em primeira mão as nossas dicas para manter a saúde bucal em dia?

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada