Blog Saúde Bucal

Peeling gengival: saiba o que é e como funciona!

Você sabe o que é o peeling gengival? O procedimento, também conhecido como clareamento da gengiva, elimina as manchas no tecido bucal a partir da técnica de melanoplastia, baseada na abrasão do epitélio (o material orgânico que reveste a pele e as cavidades dos órgãos).

Pensando nisso, este texto mostra para que serve, como é feito e quanto tempo dura o efeito do peeling gengival. Por fim, o conteúdo explica como funciona o pós-operatório e informa quando esse procedimento estético é indicado para o paciente. Leia agora mesmo e tire as suas dúvidas sobre a técnica odontológica!

Para que serve o peeling gengival?

A função do peeling gengival é tirar as manchas e clarear a região da gengiva, removendo células que deixam esse tecido bucal com um aspecto escuro ao longo dos anos. Após o procedimento estético, o epitélio demora menos de uma semana para formar uma nova camada de gengiva na coloração rósea, deixando o sorriso mais harmônico.

Como o peeling gengival é feito?

O processo de peeling gengival tem etapas relativamente simples e rápidas, começando com a anestesia local. Depois, o cirurgião-dentista realiza uma descamação superficial da gengiva, removendo as células que causam a pigmentação marrom do tecido.

Após a sessão de descamação gengival, que dura, geralmente, 60 minutos, um novo tecido epitelial começa a surgir na região que passou pela intervenção. Por sua vez, o resultado estético pode ser visto em até uma semana.

Quanto tempo dura o efeito do peeling gengival?

O efeito do peeling gengival tem duração de até 3 anos, podendo haver necessidade de retoque nesse período, a depender do caso clínico. O resultado estético tem um “prazo de validade” devido à formação de células produtoras de melanina, os chamados melanócitos, que modificam a aparência do tecido gengival gradualmente.

Como funciona o pós-operatório do peeling gengival?

Após a realização do peeling gengival, o paciente deve ter cuidado com o pós-operatório, seguindo as orientações do dentista, que, em geral, são:

  • não fumar por 15 dias após o procedimento;
  • utilizar escovas macias;
  • não ingerir refrigerante e bebida alcoólica até a cicatrização da gengiva;
  • não realizar sexo oral e não beijar pessoas desconhecidas durante a cicatrização do tecido;
  • fazer bochechos três vezes por dia no período de 2 semanas após a intervenção bucal.

Quando o peeling gengival é indicado?

O peeling gengival é uma intervenção estética indicada para pacientes que sofrem com a aparência escura da gengiva, sejam pigmentações marrons, cinzas ou pretas do tecido gengival. Mas, para saber se você pode realizar o procedimento, é preciso se consultar com um cirurgião-dentista capacitado, que analisa a cavidade bucal e indica, se possível, a realização dessa técnica no paciente.

Neste conteúdo, você entendeu tudo sobre o peeling gengival, um método que elimina cirurgicamente as manchas na gengiva e deixa o sorriso mais bonito. Porém, para ter resultados positivos, é importante seguir as orientações do profissional e redobrar os cuidados com o pós-operatório.

Gostou do texto? Se sim, informe-se sobre outros tratamentos para melhorar a saúde bucal. Siga as nossas redes sociais e veja outros materiais sobre o tema. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada