Blog Saúde Bucal

Entenda o prejuízo de oferecer açúcar para crianças

A molecada adora um doce, não é? Em festas de aniversário, casamentos, celebrações de fim de ano… as crianças se esbaldam em guloseimas e sobremesas. Mas elas não obtiveram esse gosto sozinhas, alguém apresentou os doces pela primeira vez. Daí, junto disso, vem o prejuízo de oferecer açúcar para crianças.

Neste texto, vamos falar sobre como é danoso viciar muito cedo os pequenos a esse ingrediente. Também explicaremos o que é o açúcar e de que modo ele afeta a saúde bucal das crianças. Além disso, vamos citar alguns problemas dentários causados pelo consumo exagerado de açúcar, destacando ainda a necessidade de alguns cuidados.

Fique conosco e entenda melhor o assunto!

O que é o açúcar?

Isso pode parecer óbvio, mas nem toda obviedade é regularmente explicada. O açúcar consiste em carboidratos, geralmente adocicados e comestíveis (o óbvio, certo?). Ele está presente em cereais, legumes e frutas, isto é, em comidas saudáveis.

No entanto, há diferentes tipos de açúcares, e o prejudicial é a sacarose, muito presente em produtos como:

  • bolos;
  • biscoitos;
  • carnes processadas;
  • cereais matinais;
  • conservas de frutas;
  • doces em geral;
  • ketchup;
  • refrigerantes;
  • sorvetes. 

Como o açúcar afeta a saúde bucal?

O açúcar é nocivo aos dentes porque ele aumenta a proliferação de micro-organismos, resultando na placa bacteriana. Essas bactérias se alimentam de tais carboidratos e, ao consumi-los e sintetizá-los, liberam um ácido capaz de desgastar o esmalte dos dentes. Isso acarreta vários problemas, dos quais falaremos abaixo.

Cáries

Bastante conhecida, essa condição se trata do desgaste realizado pelo excesso da placa bacteriana. Os micro-organismos deterioram o esmalte do dente até cavar buracos nele. Isso pode chegar à base dentária, algo muito grave.

Periodontite

Essa é uma inflamação profunda gerada pela placa bacteriana. Ela impacta o periodonto, a área que circunda os dentes e lhes dão a base. Portanto, o agravamento dessa doença pode provocar até a perda dentária.

Reabsorção óssea

Isso acontece quando antigas células ósseas não são substituídas pelas novas. Tal condição é uma das consequências da periodontite e interfere na absorção pelo organismo de tecido ósseo.

Tártaro

Também chamada de cálculo dental, essa condição ocorre quando a placa bacteriana se enrijece. Se, além de comer doces, a criança também não tiver uma higiene bucal correta, escovando os dentes após as refeições e usando fio dental e enxaguante bucal antes de dormir, os micro-organismos já existentes se calcificam.

Perda do dente

Isso pode acontecer por diferentes motivos, como agravamento da periodontite e cáries profundas até a raiz, entre outras razões. Dessa maneira, ao oferecer açúcar à criança, você pode acabar viciando-a nesse nutriente e acelerar um processo de perda dentária.

Claro que isso só ocorre se o pequeno não cuidar dos dentes. Não há problema em comer doces, de maneira controlada, caso a criança cuide da higiene bucal (mas ainda há outras questões de saúde relacionadas ao consumo de açúcar).

Como evitar ou minimizar o consumo de açúcar?

O recomendado é não dar comidas nem bebidas doces à criança nos primeiros dois anos de idade. Após isso, tente introduzir na dieta dela apenas frutas e vegetais adocicados, como beterrabas e cenouras. 

Se sua filha e/ou filho já foi apresentado ao açúcar, segundo a Associação Americana do Coração (AHA, sigla em inglês), o indicado é o consumo de até 25 g por dia desse nutriente, o que significa 100 calorias.

Além disso, tente não usar açúcar refinado em suas receitas. Substitua-o por mel ou açúcar mascavo, já que eles são mais nutritivos que o açúcar refinado.

Quais cuidados ter com a criança?

É necessário dar atenção para a higiene bucal dos pequenos. Pegue no pé deles para sempre escovarem os dentes após as refeições e aplicarem fio dental e enxaguante bucal antes de dormir.

O acompanhamento regular do dentista também é indispensável para evitar problemas como os citados neste texto. Ele vai examinar a condição bucal e a existência de placa bacteriana, realizando a limpeza necessária para eliminá-la. 

Como você viu, há inúmeros prejuízos de oferecer açúcar para crianças. Para minimizar os problemas, tenha moderação e sempre lembre as crianças da importância de cuidar dos dentes.

Compartilhe este texto nas suas redes sociais e elucide outras mães e pais sobre o assunto. Espalhar informação de qualidade também é uma boa ação!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada