Blog Saúde Bucal

Já ouviu falar em profilaxia dentária? Veja como funciona essa limpeza

Você já deve ter ouvido o seu dentista recomendar a limpeza diária dos dentes, não é? Mas esse hábito, que é indispensável para manter a saúde bucal em dia, normalmente não basta para se livrar de problemas na boca. É preciso, também, ir regularmente ao consultório odontológico para realizar a profilaxia dentária.

Pensando nisso, este conteúdo mostra o que é e como se realiza a profilaxia dentária, listando, ainda, as principais vantagens dessa técnica para ficar com o sorriso harmônico. Ao final, o post também revela dicas que ajudam a livrar os dentes da ação de micro-organismos. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é e como funciona a profilaxia dentária?

A profilaxia dentária, popularmente conhecida como limpeza dos dentes, é um procedimento realizado pelo cirurgião-dentista, o qual remove, com a ajuda de utensílios específicos, a placa bacteriana e o tártaro (o enrijecimento da placa bacteriana) da dentição e da gengiva.

Apesar de a prática ser similar àquela realizada pelo paciente em casa, a profilaxia dentária conta com algumas ferramentas, a exemplo da escova rotatória e da pasta de dente profilática, que ajudam o profissional a eliminar as impurezas da boca.

Além disso, a técnica reforça a mineralização do esmalte dental (a camada de cor clara que reveste o dente), prevenindo a cárie, causada pela proliferação de micro-organismos que se alimentam de restos de comida na cavidade bucal.

Com que frequência essa limpeza deve ser feita?

Para ter um sorriso harmônico, o paciente deve realizar a limpeza diária dos dentes, escovando bem, em seguida, removendo a placa bacteriana e restos de alimentos dos dentes com a ajuda do fio dental. Mas essa prática caseira de profilaxia pode ser insuficiente para conter a ação de micro-organismos, que destroem a dentição e podem contaminar a gengiva.

Por isso, o melhor é visitar o dentista a cada 6 meses, momento no qual o profissional avalia a saúde bucal e realiza, caso seja necessário, uma limpeza dental no consultório.

Quais são as vantagens da profilaxia dentária?

Até aqui, você sabe o que é e como a profilaxia dentária é feita pelo cirurgião-dentista. Mas a dúvida é: que vantagens estão associadas a essa técnica?

Sorriso mais saudável

Sem dúvidas, o primeiro benefício da limpeza dentária profissional é remover a placa bacteriana dos dentes da boca, além de restos de comida que se acumulam entre os dentes e a gengiva. Assim, o método evita problemas como o tártaro, a cárie, a gengivite (infecção bacteriana da gengiva) e a periodontite (agravamento da gengivite), preservando as funções e a estética do sorriso saudável.

Combate ao mau hálito

A principal causa de mau hálito na população é a higiene bucal inadequada, uma vez que a proliferação de micro-organismos na língua forma a saburra, massa composta por células mortas que contribui para o odor nessa região. Nesse sentido, investir em profilaxia dentária é uma maneira de remover as impurezas da cavidade oral, diminuindo o mau hálito e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Dentes sem manchas

Manchas na dentição podem ter uma causa intrínseca (com problemas relacionados ao esmalte e à parte interna do dente) ou extrínseca (traumas, ingestão de flúor, avanço da idade, tártaro etc.). Em todo caso, é importante se consultar com o dentista, tanto para realizar a profilaxia dentária, removendo placas bacterianas e remineralizando o esmalte, quanto para investigar se o escurecimento dental tem a ver com outras disfunções no organismo.

Que dicas contribuem com a profilaxia dentária?

Após realizar a profilaxia dentária, algumas dicas contribuem para manter o resultado por mais tempo, como se alimentar bem, realizar a limpeza bucal em casa, utilizar o fio dental e sempre consultar com o dentista!

Atente para a alimentação

A alimentação tem um impacto direto sobre a saúde bucal. Um exemplo é a cárie, doença associada à proliferação de bactérias, as quais consomem restos de alimentos, principalmente os açucarados, produzindo um ácido que corrói o esmalte dentário e pode chegar à parte interna do dente. Dessa forma, o paciente deve investir em uma dieta rica em nutrientes, para fortalecer a dentição e inibir a ação de micro-organismos nessa importante região do corpo.

Aposte em uma boa higiene bucal

Não adianta investir em profilaxia dentária e se recusar a manter a higienização diária da boca. Então, o correto é escovar após as refeições, colocando uma pequena quantidade de creme dental na escova (em adultos, basta uma porção de pasta equivalente a uma ervilha) e movimentando o instrumento suavemente na dentição, na gengiva e na língua. O hábito reduz o acúmulo de restos de alimentos na cavidade, evitando a formação de placas bacterianas.

Não se esqueça do fio dental

Além da escovação bucal, o paciente deve usar diariamente o fio dental. O utensílio consegue higienizar locais aos quais a escova não chega, como a região entre os dentes e a gengiva. O resultado, notável em pouco tempo, é menos formação de placa bacteriana e mais saúde bucal para a pessoa. Para reforçar a profilaxia caseira, uma dica é bochechar antisséptico uma vez ao dia, eliminando maus odores da boca.

Consulte o dentista

Você deve se consultar com o cirurgião-dentista a cada 6 meses ou, no máximo, a cada ano. A recomendação se deve ao fato de o profissional ser o único capacitado para examinar a cavidade bucal e, caso seja necessário, orientar um tratamento adequado para o paciente.

Maior rede de clínicas odontológicas da América Latina, a Sorridents conta com clínicas espalhadas pelo Brasil, contribuindo para oferecer saúde bucal de qualidade para os pacientes, com uma equipe capacitada e consultórios com equipamentos de última geração.

Você percebeu neste artigo por que é importante realizar a profilaxia dentária, uma técnica feita no consultório odontológico, com uma pasta e uma escova específica, para remover as impurezas e prevenir as doenças bucais. No entanto, para ter sucesso com o tratamento, é necessário contar com a ajuda de bons profissionais, voltando ao consultório sempre que necessário.

Quer ficar com o sorriso dos sonhos? Então, não perca mais tempo e agende agora uma avaliação com os melhores dentistas da sua região!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada