Blog Saúde Bucal

Quando você deve arrancar um dente e quais os cuidados mais importantes?

A função do dentista é ajudar o paciente a prevenir diversos problemas bucais e tratar aqueles que já existem. Nos procedimentos feitos, os profissionais evitam extrair dentes, mas em algumas situações, essa é a melhor escolha.

Muitas pessoas se perguntam quando arrancar um dente, já que esse procedimento afeta a autoestima e interfere no equilíbrio da arcada dentária. O que muita gente não sabe é que a extração auxilia a evitar problemas maiores. Como o dentista chega a essa conclusão? Essa é a pergunta que responderemos neste post. Continue a leitura para saber mais!

Quando arrancar um dente?

A extração do dente pode causar prejuízos para a funcionalidade da arcada dentária, além de diminuir a autoestima da pessoa. O profissional deve estudar minuciosamente cada situação para verificar se realmente é necessário recorrer a esse procedimento.

O dente só é arrancado quando não é possível fazer tratamentos eficazes ou quando existe um grande risco para outras estruturas bucais. As principais situações em que a extração é necessária são:

  • dente do siso incluso;
  • cáries profundas com grande destruição do dente e raízes;
  • dente com necrose pulpar;
  • dente fraturado na raiz ou na coroa;
  • infecções;
  • falta de espaço na arcada.

Como ocorre a extração dentária?

Antes de arrancar um dente, o dentista faz uma avaliação completa do histórico dentário e médico do paciente, providenciando as radiografias necessárias. Elas revelam a posição, o formato e o comprimento do osso e do dente. Com base nessas informações, o profissional avalia o grau de dificuldade do tratamento e decide se deve encaminhar o paciente a um especialista.

Antes da extração, a região em volta do dente é anestesiada. Na extração simples, o dente é deslocado do osso e, em seguida, extraído com o instrumental apropriado. Ao terminar essa etapa, o profissional fecha a área com pontos cirúrgicos.

Quais são os cuidados após a extração do dente?

O procedimento de extração dentária é feito por profissionais qualificados, e o paciente deve tomar alguns cuidados no pós-operatório. Veja, a seguir, quais são eles.

Ficar em repouso

Após extrair o dente, seu dentista irá orientá-lo quanto ao tempo em que você deve permanecer em repouso.. O ideal é permanecer por cerca de 4 dias em casa. Além disso, o momento de descanso é ideal para evitar a prática de esforço intenso.

Ter cuidado com a alimentação

Os cuidados com a alimentação são fundamentais após a extração do dente. Dê preferência aos alimentos pastosos e líquidos para impedir dores e facilitar a mastigação. Nas primeiras 24 horas após o procedimento, evite consumir alimentos quentes, pois a temperatura mais alta pode estimular o sangramento.

Manter uma boa higiene bucal

A boa higiene bucal é importante para evitar o surgimento de bactérias, que provocam infecções ou processos inflamatórios — o que prejudica a recuperação dos tecidos. Escove os dentes com cuidado depois de comer, não faça bochechos e pergunte ao seu dentista como deve ser a higienização no local da extração.

Agora que você já sabe quando arrancar um dente, lembre-se que é importante consultar um profissional qualificado e especializado em exodontia para que ele possa avaliar a sua situação. Dessa forma, você saberá qual é a melhor opção para o seu caso.

Gostou do post? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu e-mail!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada