Blog Saúde Bucal

Dúvida importante: quem tem restauração pode fazer clareamento?

Conquistar um sorriso saudável, com aspecto natural, é o sonho de toda pessoa, mas muitos ainda têm dúvidas porque não sabem se quem tem restauração pode fazer clareamento. Pensando nisso, o post a seguir explica o que é, como funciona e por que clarear os dentes, melhorando a sua aparência facial, e mostra por que é indicado fazer, inicialmente, procedimentos funcionais para, depois, aplicar técnicas estéticas.

Além disso, o texto informa sobre a necessidade de troca da sua restauração dentária após o clareamento dos dentes, evitando que o sorriso apresente cores distintas depois da exposição a produtos químicos. Tem interesse sobre o tema? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é, como funciona e qual a importância do clareamento dental?

Você deve estar se perguntando, agora, o que é e como funciona o clareamento dental, certo? Trata-se, então, de um tratamento à base de substâncias químicas feito para alterar a tonalidade dental. Em geral, o processo, que pode ser feito em casa ou no consultório, libera oxigênio livre na superfície da dentição (esmalte e dentina), quebrando as moléculas responsáveis pela cor dos dentes em partículas menores.

Fazer clareamento dental tem um efeito importante na aparência facial, eliminando manchas e dentes escurecidos devido, principalmente, à nicotina, à ingestão de alguns alimentos e à falta de higiene bucal. Nesse sentido, o procedimento estético ajuda a impulsionar a autoestima, melhorando a confiança do paciente com o próprio corpo e evitando problemas como a falta de socialização e até mesmo a depressão.

É possível fazer esse tipo de procedimento após uma restauração dentária?

O material que compõe uma restauração dentária — que remove impurezas da dentição, principalmente pela ação de cárie, e cobre o espaço dentro do dente com um componente específico — é escolhido com base na cor natural do sorriso.

Nesse sentido, é indicado fazer, inicialmente, o procedimento funcional, como remover cáries e restaurar o dente, para, em seguida, clareá-los quimicamente, com uma função mais estética. No entanto os dentes já que contém restauração, de outros tratamentos, primeiro faz se o clareamento e depois troca-se a restauração dentária.

Quando a restauração deve ser trocada?

O tempo de uso de uma restauração dentária depende do material utilizado para restabelecer a harmonia oral. Para se ter ideia, a resina composta, um dos elementos mais empregados nessa técnica, dura, em média, de 3 a 10 anos na boca. Porém, é indicado a visita ao dentista a cada seis meses para avaliação da saúde bucal afim de prevenir doenças e evitando assim mais prejuízos.

Por que é necessário trocar a restauração após o clareamento?

Ainda que a sua restauração esteja intacta, sem infiltração, pode ser necessário trocá-la após realizar o clareamento. O motivo é que a substância química liberada ao clarear a dentição age sobre a superfície dental, mas não impacta a cor dos dentes restaurados. Assim, para evitar que o seu sorriso fique com tonalidades distintas, trocar a restauração é uma opção interessante a ser discutida com o dentista.

Como o profissional ajuda a realizar o procedimento com segurança?

Você não precisa pensar duas vezes antes de procurar o dentista para fazer um clareamento dentário, principalmente quando já fez ou precisa realizar uma restauração nos dentes. O dentista é o único profissional capacitado para verificar a sua saúde bucal, oferecendo um diagnóstico preciso e um acompanhamento de qualidade durante os tratamentos.

Neste post, você entendeu que quem tem restauração pode fazer clareamento, mas é preciso um acompanhamento regular com o dentista para impedir que o seu sorriso fique com cores distintas, já que o material usado para restaurar a dentição não é atingido pelo gel clareador.

Quer fazer procedimentos estéticos e funcionais e garantir um sorriso harmônico? Não espere mais: entre em contato com a Sorridents pelo site ou ligue para os telefones (11) 2672-5700 (no estado de São Paulo) ou 0800 601 1520 (nos demais estados)!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada