Blog Saúde Bucal

Com medo de ficar com um sorriso artificial? Saiba o que fazer para evitar!

Após realizar um procedimento estético nos dentes, é comum alguns pacientes ficarem preocupados com um possível sorriso artificial. Isso pode ocorrer devido a alguns tratamentos exagerados ou mal realizados capazes de tirar a naturalidade dos dentes.

Por essa razão, neste texto apontamos os motivos de isso ocorrer e indicamos algumas medidas eficientes para evitar esse resultado negativo e deixar você mais calmo sobre os procedimentos estéticos e reparadores. Leia o conteúdo e confira nossas recomendações!

Quais os motivos do sorriso artificial?

As principais causas de uma estética estranha nos dentes são tratamentos estéticos e/ou corretivos. Como impactam a aparência dos dentes, conseguem provocar irregularidade na forma dentária ou ocasionar um contraste muito intenso na cor dos dentes, se comparado ao branco natural deles. Isso gera um sorriso de formato ou cor estranha e, por consequência, artificial. Entre alguns desses tratamentos, estão:

  • clareamento dentário — nesse caso, o procedimento é feito em consultório ou na residência do paciente, sendo aplicado um gel clareador. Se a substância for usada em excesso, mais vezes que o indicado ou ficar muito tempo nos dentes da pessoa, pode gerar superfícies estranhamente brancas, algo muito contrastante da cor normal dos dentes. Tal acúmulo também aumenta a sensibilidade nos dentes, consequência bem desagradável ao indivíduo. Métodos caseiros também podem prejudicar os dentes;
  • lentes de contato dentárias — esse tratamento consiste na aplicação de uma película fortificada e composta de cerâmica odontológica, com a intenção de corrigir o formato e a cor dos dentes. Porém, pessoas com um alinhamento correto aderem ao procedimento por acreditarem que vão conseguir dentes mais bonitos. O resultado são estruturas maiores que o normal e de coloração excessivamente branca, produzindo um sorriso artificial;
  • próteses — trata-se da troca de um dente original, completo ou em parte, por um fabricado artificialmente no laboratório de prótese. Quando aplicadas técnicas mais arcaicas de confecção da prótese, pode haver um resultado não tão satisfatório, o que acarreta um sorriso artificial. No entanto, os métodos mais modernos dificilmente provocam esse problema.

Quais as medidas para evitar um sorriso artificial?

Todos os procedimentos que mencionamos são realizados por profissionais da área. Porém, mesmo um especialista treinado, formado e experiente pode errar uma vez ou outra na aplicação de um tratamento, igual a qualquer ser humano.

Por essa razão, antes de se consultar, o ideal é sempre conhecer detalhes sobre o dentista e a estrutura do consultório para evitar problemas sérios, como um sorriso artificial. Para isso, damos algumas sugestões eficientes, confira!

Encontre um profissional reconhecido

Caso tenha um plano odontológico, você pode entrar em contato com o atendimento e solicitar a qualificação do profissional. Em tal situação, você também pode verificar os profissionais de acordo com a especialidade, conferindo qual é o melhor para atender sua exigência.

Ainda, você pode pesquisar, na internet ou em revistas específicas do assunto, especialistas no ramo e ligar para a clínica deles, questionando sobre as qualificações e outras informações relevantes.

Faça uma lista de profissionais especialistas na área desejada e reconhecidos inicialmente, depois entre em contato com as clínicas, isso pode ser mais organizado. Entre no site e nas redes sociais e confira os comentários dos pacientes. Com esse feedback, você consegue ter noção se a reputação é realmente positiva na prática. Veja também sites de reclamação, que apontam como a cínica e o profissional lidam em situações de insatisfação e se há muitas queixas sobre os serviços.

Peça recomendações

Você pode perguntar a opinião de quem já fez procedimentos dentários com determinado dentista. Caso não tenha iniciado uma pesquisa, pode começar com as sugestões de amigos, colegas de trabalho e parentes sobre os dentistas que eles estão acostumados a se consultar. Questione detalhes sobre a consulta, o atendimento, o estabelecimento e o resultado. Pedir sugestões a outros profissionais da saúde, como médicos, também é uma boa alternativa.

Conheça a estrutura da clínica

Faça visitas ao consultório para constatar se o ambiente é adequado. Observe a organização e a limpeza na sala de espera e no banheiro. A organização não tem a ver somente com a posição de objetos, mas também com o atendimento. É importante se certificar de que as consultas ocorrem nos horários corretos, se as licenças estão no prazo, entre outros aspectos.

Os materiais utilizados são outro fator indispensável na avaliação. Confira o uso de luvas, máscaras e gorro, além do emprego de ferramentas esterilizadas e descartáveis, como agulhas de anestesia, entre outros similares que não podem ser reutilizados.

Além da parte interna, a localização da clínica é importante para agilizar e viabilizar a sua ida. Por isso, calcule o tempo do percurso entre o consultório e seu trabalho ou sua casa. Confira se há linhas de metrô e ônibus próximas e acessíveis, ou estacionamento, caso prefira ir de carro.

Não seja seduzido

Não se deixe levar por publicidade e marketing. Muitas vezes o profissional investe pesado em marketing ou em campanhas publicitárias, mas o atendimento dele não é tão bom. Complementar a isso, não confunda fama com reconhecimento. Um ótimo profissional não estará necessariamente em meios de comunicação.

Os preços mais acessíveis também podem ser um chamariz, no entanto, é indispensável verificar outros aspectos além disso. Um valor baixo pode indicar um serviço insatisfatório em outros aspectos.

Fique atento à consulta

Quando estiver no consultório, avalie se tudo está de acordo com o que esperava. Atendimento, organização, limpeza, horários, materiais empregados e, sobretudo, o próprio dentista. Faça perguntas ao profissional, observe se responde com simpatia, se trata você bem e explica com detalhes os procedimentos, pois um profissional da saúde precisa esclarecer os métodos aos pacientes, a fim de evitar estresse e surpresas desagradáveis.

Enfim, um profissional de confiança é indispensável para evitar o sorriso artificial e ainda manter a saúde bucal sempre em dia. Por esse motivo, coloque as nossas dicas em prática caso precise de um dentista para realizar procedimentos complicados, ou simplesmente deseje efetuar uma consulta de rotina — algo bastante importante também.

Se procura um dentista especializado em procedimentos estéticos ou corretivos, entre em contato conosco. Temos clínicas espalhadas por todo o país!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada