Blog Saúde Bucal

Afinal, quais são os tipos de dente? Conheça aqui!

Um adulto saudável tem 32 dentes na boca. Nessa quantidade, como você pode perceber ao passar a língua por eles, há a presença de diferentes tipos de dente. Tal diversidade dentária acontece pois são necessárias ferramentas diversas, a fim de lidar com os distintos alimentos os quais consumimos durante a vida.

Neste conteúdo vamos explicar mais sobre os variados tipos de dentes e a função de cada um, além de dar algumas dicas de como cuidar deles. Fique com a gente e saiba mais sobre anatomia bucal!

Ferramentas dentro da sua boca

Talvez esse nome possa soar estranho, mas é exatamente isso que os nossos dentes são — ferramentas que nos ajudam na digestão dos alimentos. Eles são o primeiro instrumento nesse processo de quebra dos nutrientes. Com a ajuda da saliva, realizam a digestão inicial ao tornar a comida, ainda muito grande, menor, para que ela passe pela garganta e chegue ao estômago. 

A fim de que isso ocorra de forma segura para cada uma dessas ferramentas, é necessário ter um conjunto com funções específicas. Vamos falar a seguir dos tipos de dentes, confira!

As facas

Os dentes responsáveis por cortar os alimentos são nomeados de incisivos. Eles estão logo na frente, são quatro na parte superior e mais quatro na inferior, totalizando oito dentes incisivos. Com eles, nós conseguimos morder e cortar frutas, pães, bolos, tortas, entre outros. Mas nem todos os alimentos são afetados por esses dentes. Comidas menores, como cereais, arroz e feijão, não precisam ser cortados.

As presas

Os caninos são bem conhecidos por todos. São os quatro dentes pontudos, dois em cima e dois em baixo, sendo aqueles que os vampiros usam para sugar o sangue das vítimas. Nós, humanos, usamos tais dentes para rasgar e perfurar os alimentos, dando apoio ao corte dos incisivos, que estão à frente.

Os moedores

Os pré-molares vêm após os caninos. São oito, quatro em cada arcada, e têm a função de moer a comida. Nesse caso, dão conta de pedaços e alimentos menores, depois que os dentes da frente cortaram e rasgaram, eles começam a moer a comida, com a ajuda da saliva, tornando-a uma massa. Grãos, cereais e demais produtos pequenos, que não são mordidos, vão direto para essa fase da mastigação.

Os trituradores

Os molares são os últimos dentes. Também são oito, quatro em cada arcada, mas com a função de triturar a comida. Após ela ser moída pelos pré-molares, os molares, os dentes do fundo, entram em ação e a trituram, quebrando ainda mais os nutrientes com o auxílio da saliva.

Os sisos

Também são molares, porém, em muitos casos, são extraídos durante a adolescência, quando começam a nascer, devido a uma erupção incorreta e prejudicial. Mas, se a pessoa mantiver os sisos até a maturidade, eles vão cumprir a mesma função dos molares, mas com menos frequência por estarem mais no fundo da boca.

Por isso, são chamados de terceiros molares e há um em cada quadrante da boca, resultando em quatro sisos.

Cuidados com as suas ferramentas

A higiene bucal é indispensável para manter os dentes saudáveis e limpos. Essa é a melhor maneira de cuidar de tais ferramentas essenciais para a alimentação e a digestão. Confira algumas medidas básicas:

  • escove os dentes após as refeições, isto é, no mínimo três vezes ao dia;
  • aplique fio dental sempre antes de dormir;
  • modere o consumo de doces e escove os dentes depois de consumir açúcar;
  • evite maus hábitos, como fumar, morder tampas de caneta e roer unhas;
  • visite o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses.

Como você conferiu, há diferentes tipos de dente, e todos são essenciais. Os dentes são imprescindíveis não somente para morder e mastigar, mas também para a comunicação, uma vez que ajudam a articular palavras. Por essas funções importantes, sempre cuide muito bem deles.

Siga nossas redes sociais para ter mais dicas de saúde bucal. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada