Blog Saúde Bucal

Tratar o canal ou arrancar o dente: Qual a melhor opção?

Cuidar da saúde dos dentes é essencial. Isso não é só para a manutenção de um sorriso bonito. Mas também, para garantir a saúde do corpo inteiro. Ainda assim, existem muitas dúvidas sobre quando um tratamento de canal pode evitar a perda do dente, por exemplo.

O que poucas pessoas sabem é que a retirada de um dente pode acarretar uma série de problemas à saúde. Apesar disso de parecer à solução mais fácil

Neste texto, vamos falar um pouco sobre essas duas situações e esclarecer importantes questões. Você também possui essa dúvida? Então vamos lá!

Quando é indicado um tratamento de canal?

O canal é onde fica as raízes do dente. E quando ocorre um processo inflamatório e infeccioso nessa parte, o tratamento de canal é recomendado pelo dentista. Vale ressaltar que essa inflamação pode afetar a raiz e levar a morte das estruturas internas do dente. Ainda mais se caso o dente não seja tratada adequadamente.

As principais causas de infecção de canais dentários são as cáries e os traumas que podem ocorrer. As cáries vão corroendo lentamente o dente. Já os traumas costumam retirar as camadas externas expondo os dentes a microrganismos que desencadeiam esse processo.

Tratar o canal ou extrair o dente?

A decisão de extrair não é fácil e deve ser tomada com cuidado. O dentista deve avaliar qual a melhor opção, de acordo com as necessidades do paciente. Mesmo sendo a retirada de apenas um dente. Isso pode comprometer toda a arcada dentária. E, também trazer diversas repercussões negativas, como problemas de oclusão por exemplo.

A oclusão dentária é o alinhamento entre os dentes de cima com os de baixo no momento em que se fecha a boca. E é um dos mecanismos que são extremamente afetados pela ausência de alguns dentes, o que leva a necessidade de usar aparelhos ortodônticos.

Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.

Quando é realmente necessário extrair um dente?

Às vezes, realmente é necessário realizar a extração. É o caso de um dente siso que não acompanha a posição correta da arcada dentária, não cabe dentro do espaço na boca do paciente ou não consegue descer devido ao mau posicionamento.

Quando existem cáries muito profundas ou infecções graves, que podem comprometer a saúde, também é necessária a retirada do dente.

As infecções podem atingir os nervos da boca e, nos casos extremos, atingir a corrente sanguínea e provocar até problemas no coração, como a endocardite, por exemplo.

Como manter os dentes saudáveis?

Manter a saúde bucal e visitar o dentista regularmente é mais importante do que se imagina. Só o profissional especializado pode garantir um tratamento adequado para manter o seu sorriso saudável e livre de cáries, manchas e outros problemas.

Também é importante evitar o excesso de alimentos açucarados, escovar bem os dentes e passar fita dental. Isso ajuda a evitar, além de cáries e tártaro, problemas como a periodontite, uma inflamação nas gengivas que pode causar a perda do dente.

Agora que você já sabe quando o tratamento de canal é realmente necessário, que tal agendar uma consulta e conhecer nossos serviços?

 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada