Blog Saúde Bucal

Dentista clinico geral ou ortodontista? Entenda as principais diferenças!

Há diversos profissionais que tratam os problemas que podem aparecer na boca, como o dentista geral e o ortodontista. Muitas pessoas pensam que eles realizam o mesmo trabalho, mas isso não é verdade. Sendo assim, para fazer um tratamento eficiente nos seus dentes, é preciso entender as diferenças entre eles.

Nesse sentido, ao saber mais a respeito do dentista geral e do ortodontista, é possível cuidar melhor da saúde bucal. Afinal, o correto acompanhamento com esses profissionais é algo que precisa ser feito pelo menos uma vez por ano para evitar maiores contratempos. Assim, você pode realizar a manutenção preventiva e a limpeza dos seus dentes.

Interessado no assunto? Continue a leitura e saiba as diferenças entre o dentista geral e o ortodontista! 

Quais as principais diferenças entre o dentista geral e o ortodontista? 

Ortodontista

O ortodontista é o profissional especializado em corrigir a posição dos dentes dos pacientes e dos seus ossos maxilares para que consigam mastigar de forma correta. Além do mais, ao fazer a correção dos dentes, a higiene da boca fica mais otimizada. Consequentemente, evitam-se possíveis odores e placas bacterianas. 

Dessa forma, é necessário ressaltar que a função desse profissional envolve vários fatores que ajudam em toda a saúde bucal do paciente, uma vez que os dentes tortos podem atrapalhar de forma significativa sua qualidade de vida. Como algumas deformidades dentais podem comprometer a limpeza correta dos dentes, elas podem ocasionar diversas doenças, por exemplo, a deterioração, a gengivite, o enfraquecimento dental etc.

Além do mais, ao mastigar os alimentos de forma torta, é possível sentir dores. Caso não sejam tratadas, elas podem se agravar. Isso pode gerar estresse muscular e, assim, acarretar dores de cabeça e síndromes nas articulações do maxilar e da mandíbula. Por fim, destacamos que os dentes tortos podem comprometer a autoestima.

Por essas razões, o trabalho do ortodontista é essencial, pois ajuda a prevenir e a evitar diversos problemas de saúde. Normalmente, o tratamento é feito por meio de aparelhos dentários

É válido explicar que o profissional ortodontista pode exercer sua função de forma autônoma, pode trabalhar em clínicas particulares ou pode ser dono do seu próprio consultório. Também é possível trabalhar em entidades públicas. 

Para ser um ortodontista, é preciso fazer o curso de bacharelado em Odontologia e, depois, realizar um curso de especialização na área de Ortodontia. Existem duas formas de se especializar em Ortodontia: a pós-graduação lato sensu e a stricto sensu. 

A pós-graduação lato sensu é uma especialização que prepara o estudante para atuar como ortodontista. Para conseguir o certificado, é preciso fazer um curso que dura de 18 a 24 meses. Já na pós-graduação stricto sensu, o profissional se torna mestre e depois doutor. A duração do curso gira em torno de 2 anos. 

Dentista geral

Esse profissional é responsável por cuidar da boca do paciente de forma geral, ou seja, ele consegue tratar problemas de baixa complexidade, por exemplo, cáries, tártaros e gengivites. Sua principal função é trabalhar de maneira preventiva, realizando a limpeza dentária e a extração dos dentes e encaminhando os pacientes aos profissionais especializados em determinado problema. 

Após os pacientes terem seus dentes alinhados e uma mordida eficiente, eles não precisam mais visitar o ortodontista com tanta frequência. Nessa situação, os clientes devem fazer um acompanhamento periódico com o dentista geral para realizar ações preventivas e cuidar da sua saúde bucal.

É válido ressaltar que, para ser um dentista generalista, basta fazer o curso de Odontologia em uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), visto que só elas podem oferecer diplomas que apresentam validade no mercado de trabalho. 

Como escolher o melhor profissional? 

No momento de escolher o melhor profissional para cuidar dos seus dentes, é preciso tomar cuidado. Confira o que pode ser feito! 

Peça indicações 

Caso você não saiba por onde começar na escolha de um profissional odontológico, uma ótima opção é pedir indicações. Assim, você terá uma lista de opções de consultórios e profissionais para pesquisar e entender a respeito do seu trabalho. 

Para isso, busque conversar com seus amigos e familiares que tenham realizado determinado tratamento nos dentes. Não deixe de perguntar também a respeito do atendimento prestado e da estrutura da clínica.

Avalie a qualidade 

A qualidade do tratamento é primordial em uma clínica odontológica, e ela deve ser levada em consideração na hora de escolher o melhor profissional para cuidar dos seus dentes. Se o tratamento com um dentista geral ou com um ortodontista não for de qualidade, será necessário refazer todos os procedimentos, e isso gerará mais gastos para você.

Logo, busque por especialistas que prezam a qualidade e fazem uso de materiais que garantirão um sorriso mais agradável e dentes mais brancos. Com isso, sua autoestima melhorará consideravelmente. 

Considere o custo-benefício

É fundamental ficar atento ao valor que cada profissional cobra. Saiba que de nada adianta escolher uma clínica barata com um serviço de péssima qualidade, visto que o tratamento não será muito efetivo. Por outro lado, existem muitos consultórios que cobram valores exorbitantes, mas não oferecem um bom atendimento. 

Como a Sorridents pode ajudar você? 

A Sorridents pode ajudar significativamente na escolha do seu dentista geral ou ortodontista. Isso porque a clínica é uma das maiores redes odontológicas da América Latina. A Sorridents busca sempre revolucionar a odontologia brasileira e trabalha em sua missão de oferecer uma saúde bucal de qualidade aos seus pacientes, sem deixar de lado o atendimento humanizado.

Nas clínicas da Sorridents, é possível encontrar tanto o dentista geral quanto o ortodontista, que realizarão o melhor tratamento em sua boca e garantirão um resultado satisfatório. 

Como vimos, no momento de escolher um dentista geral ou um ortodontista, é preciso ter atenção para não se arrepender. Saiba que é fundamental cuidar da saúde bucal para evitar maiores problemas no futuro. Dessa forma, não deixe de contar com uma clínica odontológica de qualidade, pois os profissionais cuidarão de suas necessidades da melhor forma. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite e entre em contato conosco para saber mais a respeito das duas especialidades!  

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada