Blog Saúde Bucal

Açúcar ou adoçante: qual dos dois é a melhor opção para a saúde dos dentes?

A batalha entre açúcar e adoçante vai muito além da saúde física e da estética, atingindo também a saúde bucal. Mas na hora dos cuidados com os dentes, você sabe se o melhor é açúcar ou adoçante? O açúcar, como todos já sabem, é um dos alimentos que mais facilitam o aparecimento da cárie, pois ele é usado nos momentos em que geralmente não escovamos os dentes, como no cafezinho no meio da tarde, no suco ou no docinho do lanche.

Mas será que o adoçante também faz mal aos dentes? Se fizer, qual o melhor para prevenir cáries e manter a saúde bucal em dia? Neste artigo, você vai descobrir a resposta para essas perguntas e entender os males que a falta de escovação aliada a uma alimentação inadequada podem causar. Acompanhe!

Afinal, quais as vantagens e desvantagens do açúcar e do adoçante para os dentes?

Você sabe que a ingestão em excesso de açúcar é prejudicial à saúde, podendo trazer problemas como diabetes e obesidade. E quando se fala em saúde bucal, a resposta é a mesma: o alimento é muito aproveitado pelas bactérias da boca causadoras das cáries. Por isso, é a principal causa desse problema tão comum nos dentes. E, quando as bactérias se alimentam dos alimentos que ficaram nos dentes, liberam um ácido, que corrói todo o esmalte dentário.

Com os adoçantes naturais, não é diferente. Aqueles compostos por sacarose, frutose e glicose afetam os dentes na mesma proporção. A única diferença não é na boca, mas sim nas calorias. Enquanto uma colher de chá de açúcar tem 20 calorias, em média, duas gotinhas do adoçante natural tem zero.

Entre o açúcar e o adoçante natural que contém os princípios acima, portanto, a melhor alternativa seria o adoçante natural, pensando na saúde. Mas quando falamos em dentes e saúde bucal, ambos são capazes de provocar cáries. E não só elas, mas também uma série de outras doenças e alguns desconfortos relacionados à falta de escovação, confira a seguir:

  • gengivite: inflamação causada por restos de alimentos que ficam parados e causam a proliferação de bactérias perto da gengiva, deixando a região vermelha, com sangramento e muito sensível;
  • dor: a dor de dente pode ser causada por uma cárie, que pode chegar às partes mais profundas do dente, atingindo a raiz, ou por complicações da gengivite;
  • mau hálito: os restos de alimentos deixados na língua e nos dentes sofrem a ação de bactérias, que podem fermentar e causar um odor característico e desagradável na boca.

Adoçantes artificiais e açúcares diferentes

Agora que você já sabe que os adoçantes naturais e o açúcar podem comprometer seus dentes — se não houver higiene adequada após o consumo —, talvez esteja se perguntando: “mas existe alguma alternativa que não prejudique a saúde bucal?”.

Pois saiba que os adoçantes artificiais, por sua vez, podem sim trazer uma vantagem nesse sentido. Seus resíduos não são tão aproveitados pelas bactérias, pelo menos não na mesma proporção do açúcar de outros adoçantes.

Contudo, quem busca uma vida mais natural pode optar pelo xilitol, um adoçante que é usado em gomas de mascar sem açúcar com a intenção de proteger os dentes de alguma forma, já que o fluxo de saliva é estimulado, aumentando a remineralização do ambiente bucal. Mas é sempre importante lembrar que é preciso escovar os dentes assim que for possível.

E os outros açúcares?

Aqueles que buscam uma vida mais saudável certamente já ouviram falar sobre outros açúcares, como o de coco e o mascavo. Esses alimentos podem, sim, ser considerados menos prejudiciais à saúde. No caso do açúcar mascavo, durante o processo de fabricação do alimento, suas propriedades não são retiradas, o que garante alguns nutrientes a mais. Mas vale lembrar: todos eles continuam sendo açúcares, e o excesso pode causar danos à saúde.

O que levar em conta ao escolher entre açúcar ou adoçante?

Açúcares e adoçantes contam com vantagens e desvantagens quando o assunto é a manutenção da saúde bucal. Porém, é preciso entender que, para cada momento, existe uma escolha mais adequada. A seguir, vamos listar alguns exemplos de onde usar cada um deles.

Quando você não tem a oportunidade de escovar os dentes

Use o adoçante artificial. Como ele não é o preferido das bactérias, pode impedir que elas se proliferem rapidamente, ajudando a evitar ou a adiar o aparecimento de cáries.

Quando você poderá escovar os dentes logo em seguida

Nesse aspecto, é melhor contar com o adoçante natural. Além de ser melhor para a saúde, ele evita que os alimentos fiquem muito doces e comprometam o paladar. Os adoçantes naturais, inclusive, podem ser usados em receitas doces para que elas fiquem menos calóricas e mais saudáveis.

É importante lembrar, contudo, que as escolhas entre açúcar e adoçantes devem ser baseadas na sua saúde integralmente. Ou seja, saúde da boca, do corpo e também da mente. Não deixe de comer um doce em um dia em que estiver com vontade, mas não se esqueça de sempre manter a higiene bucal em dia.

A constância dos seus hábitos de saúde bucal é que vai ditar o aparecimento ou não de determinadas doenças, além de outros fatores, como a genética e outras particularidades.

Quais são as dicas para consumir açúcar ou adoçante sem culpa?

A saúde bucal depende muito da higiene diária, como você já viu no tópico anterior. Portanto, para consumir suas guloseimas preferidas sem precisar se preocupar com os dentes, é importante seguir algumas dicas, como:

  • escove os dentes e a língua sempre após as refeições;
  • passe fio dental após cada refeição, caso não seja possível, cuide para que ele seja usado ao menos 1 vez ao dia;
  • visite seu dentista regularmente;
  • em caso de dor ou desconforto, procure um dentista imediatamente;

Escolher entre açúcar ou adoçante para deixar os dentes mais saudáveis é uma ótima pedida, mas lembre-se sempre de que o fundamental é manter os hábitos de higiene no seu cotidiano. Leve uma escova de dentes para o trabalho, na sua nécessaire, e tenha sempre uma pasta de dente guardada. Dessa forma, será possível deixar os dentes limpos em quase todos os lugares onde você estiver. Assim, você poderá consumir tudo sem preocupação com a saúde bucal.

Quer saber mais sobre a ação do açúcar? Confira os efeitos desse alimento na saúde bucal!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

Afinal, o que é sialorreia? Entenda aqui

Algumas doenças podem se manifestar na boca, mas ter uma origem mais profunda — no sistema nervoso, por exemplo. Por isso, é importante cuidar da saúde de todas as maneiras possíveis: com uma alimentação saudável, atividades
Saúde Bucal

Aparelho transparente? Confira essa tendência!

Um sorriso alinhado e harmônico pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Promove, inclusive, a melhora considerável da autoestima, uma vez que pode influenciar bastante na apresentação pessoal e até mesmo na
Saúde Bucal

Afinal, quais são os tipos de dente? Conheça aqui!

Um adulto saudável tem 32 dentes na boca. Nessa quantidade, como você pode perceber ao passar a língua por eles, há a presença de diferentes tipos de dente. Tal diversidade dentária acontece pois são necessárias

Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada