Blog Saúde Bucal

Como saber se preciso de um implante dentário? Saiba aqui!

Muitas pessoas precisam fazer um implante dentário. Esse é um recurso efetivo para solucionar a perda de dentes e devolver funções indispensáveis à boca, como a mordida, a mastigação e a articulação de palavras. Por isso, neste conteúdo, vamos esclarecer algumas dúvidas acerca desse tema.

Para isso, vamos explicar de que modo identificar se é necessário ou não fazer um implante dentário. Detalharemos mais os aspectos dessa medida, mostrando ainda as situações que exigem o uso dela.

Fique conosco e saiba mais sobre o assunto!

O que é um implante dentário?

Trata-se de um recurso necessário para trocar a raiz do dente. Para isso, é empregado um pino constituído de titânio. Tal componente é preso ao osso basilar dos dentes em uma operação. Depois dessa inserção, é colocada uma prótese permanente firmada ao pino.

O titânio, matéria-prima empregada para fixar a prótese, viabiliza a fixação no osso de modo definitivo. Dessa maneira, é um elemento biocompatível com o corpo humano, o que evita uma rejeição do organismo ao implante.

O titânio também não é corrosivo; portanto, não oxida com a umidade bucal. Por essas razões, esse material é ideal para os implantes.

Em quais situações fazer o implante dentário?

Essa solução atende a diversos problemas bucais. Veja alguns dele a seguir!

Cáries

Problema muito conhecido do público em geral, a cárie é a deterioração do dente devido à ação de bactérias. Muitas vezes, essa ação consegue alcançar níveis profundos, até a raiz, danificando parcial ou totalmente esse integrante do dente. Nesse caso, é colocado um implante para substituir a raiz afetada pela cárie.

Infecções

Essas doenças também podem atingir a raiz do dente, que é a base dele. Quando elas não são tratadas a tempo, isso pode ocasionar a perda do dente. Quando isso acontece, é preciso aplicar um implante para restaurar a dentição.

Traumas

Acidentes de diferentes tipos podem gerar impactos na boca capazes de danificar parcial ou totalmente os dentes. Quando isso ocorre, um implante e uma prótese são efetivos para devolver os elementos da boca perdidos com o trauma.

Gengivite

Consiste em uma inflamação na gengiva. Se não tratada, pode evoluir para a base dos dentes, causando prejuízos à raiz e deixando-os moles. Nesse caso, o ideal é trocar os dentes moles por implantes antes que caiam e impossibilitem funções bucais.

Bruxismo

Essa condição ocorre quando a pessoa range e força os dentes, como uma mordida, uns contra os outros. Pode acontecer à noite, durante o sono, inconscientemente, ou acordado, de modo consciente. Em estágios mais avançados, o atrito gerado nos dentes pode amolecê-los levando à perda deles. O implante também entra como solução nessa situação.

Qual a importância de um especialista?

Buscar um dentista especializado e experiente é algo indispensável nesta situação. Afinal, a colocação de um implante envolve uma cirurgia, um procedimento invasivo e delicado. O cirurgião-dentista é o profissional capacitado para promover a melhora da situação, não apenas durante o procedimento, mas também no acompanhamento pós-operatório.

Ele realizará uma avaliação anterior da estrutura bucal, para verificar outros possíveis problemas a fim de saná-los, de modo que não atrapalhem a operação, e solicitará exames físicos, como radiografias, para planejar a operação. Após esse procedimento, o profissional também ficará responsável por acompanhar o processo de recuperação.

Por isso, se deseja verificar sua condição bucal para fazer um implante dentário, entre em contato conosco e agende uma visita!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada