Blog Saúde Bucal

Dentes pequenos: conheça as suas causas e tratamentos

Os dentes pequenos podem ser um problema estético e funcional para muitas pessoas. Talvez possa parecer um simples detalhe, isso é capaz de afetar a autoestima e a confiança de quem os tem — além de comprometerem a mastigação e a fala. Mas afinal, o que são os dentes pequenos e quais são as suas causas?

Também conhecidos como microdontia, os dentes pequenos são caracterizados por um tamanho menor do que o esperado para a dentição humana. Essa condição pode afetar um ou vários dentes, e ocorre tanto nos dentes anteriores quanto nos posteriores. 

Além disso, os dentes apresentam formatos anormais e desproporcionais em relação aos demais. Nesse sentido, as causas podem ser diversas, desde fatores genéticos até problemas de desenvolvimento durante a infância. 

A seguir, vamos detalhar as principais causas e tratamentos para dentes pequenos, para que você possa entender melhor essa condição e buscar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Questões genéticas

Muitas vezes, os dentes pequenos são herdados dos pais ou familiares. Isso mesmo, é bem provável que você tenha outros casos na família. Afinal de contas, o problema ocorre porque o tamanho dos dentes é determinado pelos genes. 

Em algumas famílias, é comum que os dentes tenham um tamanho menor do que a média, o que pode ser transmitido de geração em geração. Nesses casos, é importante lembrar que os dentes pequenos não são necessariamente um problema de saúde, mas podem afetar a estética e a autoestima da pessoa. 

Portanto, somente um profissional pode avaliar a condição e indicar tratamentos estéticos para melhorar a aparência dos dentes.

Excesso no crescimento ósseo e gengival

Outra causa comum é o crescimento excessivo do osso e gengiva ao redor dos dentes, o que acaba “encobrindo” parte do dente, deixando-o com aparência menor. 

Essa condição é conhecida como hiperplasia gengival e pode ser causada por fatores como: 

  • presença de tártaro;
  • doenças periodontais;
  • uso prolongado de alguns tipos de medicamentos.

O tratamento para a hiperplasia gengival pode incluir a remoção do excesso de gengiva e a realização de limpezas periódicas para prevenir a recorrência da condição.

Desgaste dentário

O desgaste natural dos dentes ao longo da vida é algo natural, mas em alguns casos pode levar à diminuição do tamanho dentário. 

Essa deterioração pode ser agravada por diversos fatores, entre eles podemos ressaltar:

  • bruxismo (ranger dos dentes);
  • hábitos alimentares inadequados (como o consumo excessivo de alimentos ácidos);
  • uso de escovas de dentes muito duras;
  • utilização de produtos inapropriados que provocam desgaste dentário.

O tratamento para o desgaste dentário pode incluir a realização de restaurações ou coroas dentárias para reconstruir a estrutura dos dentes afetados. Felizmente, existem tratamentos disponíveis para corrigir os dentes pequenos e melhorar a aparência e função da dentição.

Os tratamentos variam de acordo com a causa dos dentes pequenos e podem incluir procedimentos estéticos, como a colocação de lentes de contato dental ou facetas de porcelana e procedimentos ortodônticos, como o uso de aparelhos dentários para reposicionar os dentes. Agindo assim, é possível alcançar um sorriso mais harmônico e saudável.

Gostou de aprender mais sobre as causas e tratamentos para dentes pequenos? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem sobre essa condição.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada