Blog Saúde Bucal

Lábios leporinos: conheça as causas e consequências

Os lábios leporinos podem acarretar algumas dificuldades funcionais, além das questões estéticas. Para reduzir empecilhos, é importante se informar para conseguir lidar de modo prático com a situação e ter uma qualidade de vida melhor.

Por esse motivo, neste texto vamos falar mais dos lábios leporinos. Explicaremos o que são, as suas causas e as consequências geradas por eles. Fique com a gente e conheça mais sobre o tema!

O que são os lábios leporinos?

Trata-se de uma abertura do lábio superior até o nariz, que é desenvolvida durante o processo de gestação, entre a sétima e décima semana, por isso é considerada uma malformação congênita. Além do lábio e a pele acima dele, em alguns casos a gengiva e o céu da boca podem ser impactados, mas isso não acontece sempre.

Um ultrassom consegue diagnosticar essa situação a partir da 14ª semana de gravidez. Após isso, o tratamento vai ser efetuado por uma equipe multidisciplinar para providenciar o melhor método de tratamento e o momento ideal após o nascimento. Depois, é realizada uma cirurgia para fechar as fendas labial e palatina.

Quais as causas dos lábios leporinos?

Há diferentes motivos pelos quais ocorre essa condição, por isso as gestantes precisam estar atentas para os cuidados durante a gravidez, a fim de evitar esta e outras malformações congênitas. Confira as principais causas a seguir:

  • medicamentos: evite qualquer remédio sem prescrição médica, sobretudo durante a gestação. O corpo feminino fica sensível durante esse período, logo qualquer fármaco pode fazer mal a você e ao feto;
  • radiação: se tiver de fazer um raio X, sempre peça o colete de chumbo (esse item vai impedir a radiação de atingir você e o bebê);
  • substâncias nocivas: pare com o tabagismo e de consumir bebidas alcoólicas. Não tome receitas caseiras nem passe cremes suspeitos na pele. Evite qualquer substância desconhecida que seu corpo possa absorver e prejudicar você e o bebê;
  • fatores genéticos: nessa situação, se um filho nasceu com lábios leporinos, aumentam-se as chances de uma próxima criança também nascer com tal condição. Durante o pré-natal, você pode procurar um especialista em genética para identificar as possibilidades do problema.

Quais são as consequências geradas?

Os lábios leporinos podem causar inúmeras dificuldades na criança. Isso ocorre devido à abertura interna no lábio, gerando problemas funcionais diversos que afetam desde a fala até a respiração. Confira a seguir:

  • atraso na fala: a fenda labial atrapalha a articulação das palavras, já que muitos sons precisam do lábio superior para serem pronunciados;
  • infecção no ouvido: a abertura labial expõe todo o aparelho fonoauditivo a micro-organismos, ou seja, a garganta e o ouvido interno, causando infecções nesses sistemas orgânicos;
  • perda de audição: por consequência, em determinados casos, a infecção pode gerar um impacto grave no ouvido interno, levando à perda auditiva;
  • dificuldade respiratória: as vias respiratórias superiores (nariz, boca, laringe e faringe) também são comprometidas;
  • baixa autoestima: o aspecto facial diferente pode provocar piadas dos colegas de escola e, em casos graves, bullying, reduzindo a autoestima da criança. Os pais devem estar atentos a isso.

O que fazer para lidar com os lábios leporinos?

Se sua filha e/ou filho tem lábios leporinos, são necessários alguns cuidados para lidar com tal condição. O primeiro passo é encontrar formas de conversar com sua criança durante o crescimento, assim ela vai lidar melhor com o comportamento das outras pessoas e vai se aceitar do jeito que é. Um profissional da psicologia também pode ser indicado nesse caso.

É crucial também escolher um bom odontopediatra, pois esse profissional será essencial na vida da sua criança, sobretudo nos primeiros meses de vida, quando começa o surgimento dos dentinhos. Ele também será fundamental durante todos os anos de desenvolvimento da criança.

Compartilhe este texto nas suas redes sociais e elucide outras mães e pais sobre o assunto. Espalhar informação de qualidade também é uma boa ação!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada