Blog Saúde Bucal

Estética dental: 5 tratamentos incríveis que você deve conhecer

Um belo sorriso abre portas para uma série de oportunidades, garantindo ainda a manutenção da autoestima. Por isso, cada vez mais pessoas têm recorrido à estética dental para melhorar a qualidade de vida e recuperar a confiança perdida.

Na maior parte dos casos, a busca por uma melhor estética do sorriso acaba contribuindo com a manutenção da saúde bucal, permitindo o tratamento e a prevenção de outros problemas dos dentes e gengivas.

Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre essa relação entre a estética dental e a autoestima. Também descobrirá uma lista com os 6 procedimentos estéticos incríveis que podem ser realizados no consultório odontológico. Certamente, um desses tratamentos pode ajudar a melhorar o seu sorriso. E então, vamos à leitura?

Entenda a relação entre estética dental e autoestima

Feche os olhos e visualize a imagem de uma pessoa feliz. Podemos apostar que essa figura trazia alguém sorrindo, mostrando dentes perfeitos e bem-cuidados. Esse exercício é só um exemplo que mostra o quanto o ideal de felicidade está associado à boa estética dental.

Infelizmente, nem todo mundo nasceu com uma bela dentição. Dentes tortos, escurecidos, com manchas ou espaçamento entre eles e vincos ao redor do lábios costumam deixar as pessoas constrangidas ao sorrir.

Essa falta de confiança para manifestar as emoções ou mesmo interagir com as pessoas prejudica a autoestima desses indivíduos. E não se sentir bem com você mesmo compromete também os relacionamentos pessoais e profissionais. 

É por isso que corrigir problemas estéticos dentais causa um impacto positivo importante na qualidade de vida dos pacientes.

Benefícios dos tratamentos estéticos odontológicos

É a odontologia estética ou dentística a área que pode ajudar você a melhorar seu sorriso e recuperar a segurança para interagir com as pessoas. Mas a estética dental traz outros benefícios que melhoram sua qualidade de vida e saúde bucal. Vamos conferir?

Promoção da saúde bucal

A maioria das pessoas ainda tem medo de se consultar com o dentista. Com o tempo, isso pode agravar ainda mais o desconforto estético, além de prejudicar a manutenção da saúde bucal como um todo.

Ao procurar o dentista em busca de atendimento estético, você passará por uma avaliação cuidadosa nos dentes. Com isso, é possível identificar problemas como as cáries

Além disso, há queixas estéticas que também prejudicam a qualidade de vida do paciente, não apenas em relação à autoestima. Os dentes tortos, por exemplo, podem atrapalhar a mastigação.

Melhoria da saúde geral

Os tratamentos estéticos podem obrigar os pacientes a adotar novos hábitos de higiene bucal e também de vida. No caso do clareamento dentário, é necessário evitar o consumo de alimentos com corantes.

Para garantir a manutenção do procedimento, esse paciente pode até abrir mão do consumo desses alimentos a longo prazo. Ao trocar os alimentos processados por naturais, ele acaba contribuindo para a saúde geral.

Conheça os 5 melhores tratamentos para melhorar a estética dental

Há tratamentos cada vez mais acessíveis e voltados para as mais variadas necessidades. Seja para apenas incrementar o sorriso, seja para trazer uma grande transformação ao sorrir, existe uma solução para melhorar sua estética bucal.

Confira os 5 melhores procedimentos estéticos que você pode realizar em uma clínica odontológica.

1. Clareamento dental

É natural que os dentes comecem a escurecer ao longo dos anos por conta do desgaste do esmalte que cobre a região. Mas existem outros fatores que podem alterar a tonalidade da dentição, como:

  • consumo frequente de alimentos como café ou bebidas com grande quantidade de corante;

  • predisposição genética;

  • má higiene oral;

  • tabagismo;

  • uso de alguns medicamentos como antibióticos, broncodilatadores e xaropes;

  • depósito de tártaro ou acúmulo de placa.

Felizmente, você pode deixar o sorriso mais branco. E essa transformação oferece excelentes resultados em um espaço curto de tempo. Por isso, o clareamento dental é um dos procedimentos da estética bucal mais conhecidos e utilizados no Brasil. 

Os tratamentos para o clareamento dos dentes mais seguros e eficazes são aqueles realizados no consultório ou em casa, sob orientação do dentista. Eles conseguem deixar os seus dentes de 5 a 7 vezes mais claros. Conheça algumas particularidades de cada técnica a seguir.

Clareamento realizado no consultório

Na clínica odontológica, o clareamento dental é feito com um gel peróxido de hidrogênio, um composto com alto poder de clareamento. Além disso, o dentista pode potencializar a ação desse gel com o uso de luz ou laser. 

Você pode perceber o sorriso mais claro quase que instantaneamente. O número de sessões varia de acordo com a tonalidade original dos dentes.

O custo do procedimento realizado no consultório é um pouco mais elevado que o clareamento feito em casa, mas é ideal para as pessoas que não conseguem manter uma rotina de cuidado ou precisam obter melhores resultados em um período curto.

Clareamento caseiro

Neste procedimento, você recebe do dentista uma moldeira de sua arcada dentária e seringas com gel de peróxido de carbamida em concentrações que variam de 10% a 22%. Assim como o peróxido de hidrogênio, aquele ajuda a remover as manchas superficiais e profundas.

Você vai usar essa moldeira durante algumas horas do dia, ou durante o sono por algumas semanas. E também precisa retornar à clínica odontológica semanalmente para que o dentista avalie a evolução do clareamento. Em média, os resultados surgem entre 3 e 4 semanas.

Efeitos colaterais

Durante o clareamento no consultório, o dentista pode utilizar um gel dessensibilizante para diminuir a sensibilidade dos dentes. Ainda assim, pode haver um desconforto, tanto no clareamento realizado com o profissional quanto aquele aplicado em casa. 

O uso de creme dental para dentes sensíveis e o hábito de mascar chicletes podem ajudar a aliviar o incômodo que desaparece por completo de 15 a 30 dias.

Contraindicações

Pessoas menores de 18 anos, gestantes e pacientes em tratamento médico debilitante também devem evitar o clareamento.

Além disso, como o gel clareador não age sobre resina, pessoas que têm dentes muito restaurados, implantes ou próteses não terão resultados satisfatórios com a técnica. Nesses casos, é possível complementá-la com outro procedimento estético.

O mesmo vale para pacientes com manchas decorrentes do uso de tetraciclina, com fluorose dentária ou hipoplasia dentinária. 

2. Faceta dental

As facetas dentárias são mais uma alternativa para melhorar a estética dental. E têm sido bastante utilizadas por celebridades e outras figuras públicas, pois elas podem ajudar a melhorar a forma e a cor dos dentes em um curto período.

Para aplicar a faceta na parte frontal do dente, o dentista realiza um pequeno desgaste no local. Essa lâmina pode ser de resina ou porcelana. Embora ambas sejam bastante resistentes, o material produzido com porcelana não sofre alterações de cor e pode ser reparado caso haja algum dano.

Indicações

Com a faceta, você pode corrigir variações na tonalidade do seu dente sem a necessidade de realizar o clareamento. Ela pode ainda complementar o processo de branqueamento, cobrindo os dentes com resinas ou tratamento de canal, por exemplo.

Outra vantagem da faceta dental é que ela pode corrigir pequenas falhas estéticas e no formato dos dentes. Embora elas não mudem a posição da dentição como os aparelhos ortodônticos, as facetas ajudam a guiar o movimento dos dentes na mastigação.

Por fim, o dentista pode recomendar o uso da faceta para corrigir desgastes no esmalte dos dentes, causados pela erosão ácida ou abrasão.

Cuidados após a aplicação das facetas

Como o procedimento é irreversível, é necessário alguns cuidados para não danificar as facetas. Roer unha ou mastigar de forma incorreta são costumes que precisam ser eliminados. E quem costuma ranger os dentes durante o sono pode precisar de uma proteção para evitar o desgaste das lâminas.

Vale lembrar que os hábitos de higiene oral devem ser mantidos, assim como as visitas ao dentista a cada 6 meses para a avaliação da condição das facetas.

3. Lente de contato dental

As lentes de contato dental são muito parecidas com as facetas. O que diferencia uma técnica da outra é a espessura da lâmina (as lentes de contato são extremamente finas) e a necessidade de desgaste do esmalte do dente para a colagem da peça, que é maior durante a colocação da faceta dentária.

Assim como as facetas, esse tratamento estético dental pode ser utilizado para corrigir alterações em dentes assimétricos, modificar o formato dos dentes, cobri-los com resistência ao clareamento dental e fechar diastemas, aquele espaço que fica entre os dentes de algumas pessoas.

Para aplicação das lentes de contato, é necessário um mínimo de 3 sessões e os resultados também são permanentes.

Contraindicações

Tanto a faceta dental quanto a lente de contato são contraindicadas para pessoas com dentes muito comprometidos, com risco de cair, ou que apresentam muito desgaste no esmalte dental.

4. Piercing dental

A estética dental não serve apenas para corrigir imperfeições e pode ajudar a incrementar o sorriso com o piercing. Ele pode ser confeccionado nos mais diferentes materiais, sendo os mais comuns feitos de pedrinhas de cristais, de prata ou de ouro.

Diferentemente de outras partes do corpo, não é necessária nenhuma perfuração para colocar o acessório. A aplicação é feita no consultório odontológico pelo dentista com o uso de uma cola especial.

Cuidados

Apesar de deixar o sorriso mais atraente, o piercing dental pode trazer alguns riscos ao dente. Daí a necessidade de redobrar os cuidados na higienização para evitar o acúmulo de placa bacteriana e o risco do surgimento de manchas, cáries e doenças gengivais. É importante também utilizar uma escova de cerdas macias para evitar o descolamento do acessório.

Durabilidade

O piercing dental não é um procedimento odontológico estético definitivo. Em geral, o acessório dura de 3 a 6 meses, desde que sejam seguidas as orientações do dentista.

Jamais tente retirá-lo por conta própria, pois isso pode danificar os dentes. E mesmo que ele caia sozinho, é necessário voltar ao consultório odontológico para garantir que não há restos do piercing na superfície dental.

5. Preenchimento facial

Os procedimentos dentários em geral já contribuem para o rejuvenescimento do rosto, mas para uma maior harmonia da face pode ser necessário o uso de outros tratamentos, como o preenchimento facial.

Mesmo que você siga todos os cuidados com a pele, a produção de colágeno e ácido hialurônico, substâncias que garantem a firmeza e o volume da cútis, diminui com o tempo. Consequentemente, surgem as linhas de expressão e as rugas.

Poucos se lembram, mas os dentistas também contam com um alto conhecimento sobre a anatomia dos músculos da face e, por isso, podem realizar o preenchimento facial. Afinal, essa harmonização dos traços contribui diretamente para uma melhor estética do sorriso. 

No preenchimento facial, o dentista realiza a aplicação de ácido hialurônico para repor a perda natural dessa substância ou para adicionar volume em algumas regiões da face, a fim de garantir a harmonização entre o rosto e o sorriso.

Indicações

Esse procedimento pode ser aplicado em diferentes regiões da face para:

  • suavizar rugas profundas;

  • dar mais volume ao rosto;

  • tratar olheiras profundas;

  • melhorar o volume e contorno dos lábios.

Vale lembrar ainda que o preenchimento facial não é definitivo e tem a duração média de 8 a 18 meses.

Onde realizar esses tratamentos estéticos?

Você percebeu que todos os procedimentos apresentados ao longo do texto são minimamente invasivos e não exigem muitos cuidados posteriores? Mas é importante escolher um dentista qualificado que tenha experiência no tratamento estético desejado.

Para acertar na escolha, procure uma clínica Sorridents. A rede de serviços odontológicos mais premiada do Brasil reconhece que todas as pessoas têm o direito de sorrir sem constrangimento ou medo de expressar suas emoções. E o melhor, por um preço acessível.

Além dos tratamentos descritos, essa rede de clínicas também oferece outros procedimentos que melhoram a estética dental, como os aparelhos ortodônticos, as restaurações dentárias e os implantes.

Para isso, a Sorridents proporciona consultórios que garantem todo o conforto necessário para seu atendimento. E conta com uma equipe de dentistas que são referência em sua área de atuação nos tratamentos clínicos, estéticos e especiais, como o bruxismo.

Apresentamos a importância da estética dental para um sorriso saudável e harmonioso que melhora a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes. Além disso, trouxemos 5 tratamentos estéticos que podem ajudar você a recuperar o sorriso e a harmonia facial.

Chegou o momento de buscar a solução estética mais apropriada para o seu caso. Entre em nosso site e conheça um pouco mais sobre os nossos tratamentos!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada