Blog Saúde Bucal

Conheça a Odontopediatria e sua importância para a saúde bucal das crianças

Não é novidade que bons hábitos de saúde, incluindo a saúde bucal, começam desde cedo, certo? Então, é importante que as crianças visitem o dentista ainda pequenas. Só que elas devem ser atendidas pela especialidade qualificada para esse público: a Odontopediatria.

O odontopediatra vai saber como lidar com esses pacientes, tornando o momento mais tranquilo, inclusive para os pais. Sabe aquele trauma com o dentista? Pois bem: com esse profissional, a história é bem diferente, já que a consulta se torna, muitas vezes, uma brincadeira para as crianças.

Quer entender a importância de levar os pequenos nesse especialista, os tratamentos que ele realiza e as técnicas que utiliza? Confira nosso post e anote também qual é o momento certo de levar as crianças ao dentista!

Por que levar as crianças ao odontopediatra?

Existe um mito de que, já que as crianças têm dentes de leite, que vão cair depois, não é necessária tanta atenção com a saúde bucal desse público. Isso está equivocado, visto que um problema no dente de leite pode levar a prejuízos no dente permanente. Além disso, não são só os dentes que merecem cuidados, mas também as gengivas e toda a mucosa da boca.

Assim, é importante que as crianças, assim como frequentam o pediatra com regularidade, visitem o dentista. No entanto, a dica é levá-las ao especialista que atende os pequenos, que é o odontopediatra.

É que, na Odontopediatria, o dentista tem uma habilidade melhor para lidar com os pequenos. Tem também um conhecimento mais voltado para as particularidades de saúde bucal desses pacientes, que podem ser bebês, crianças e até adolescentes. O profissional pode ainda dar orientações para as gestantes realizarem os primeiros cuidados com os filhos, ainda recém-nascidos.

A família deve levar a criança desde muito pequena no consultório, por diversos motivos, como:

  • prevenção, evitando o surgimento de cáries e outros problemas;
  • acompanhamento do crescimento da dentição de leite e permanente;
  • orientação quanto à escovação adequada, mostrando qual escova usar, o tipo de creme dental e a quantidade adequada a utilizar para cada faixa de idade;
  • orientação quanto a uma alimentação mais saudável, evitando, por exemplo, o excesso de doces.

Sem medo de dentista

Porém, não é só: um ponto importante é que, com o odontopediatra, a criança se acostuma com o check-up odontológico. Não cresce com medo de ir ao dentista, fica sossegado para realizar os procedimentos e passa a incorporar bons hábitos de saúde bucal ainda na infância.

Como é a abordagem realizada pelo profissional da área?

Muitos pais ficam com receio de levar uma criança muito pequena ao dentista. Mas não é preciso ficar inseguro: na verdade, o papel da família deve ser o de passar confiança na hora de levar na consulta.

Além disso, na Odontopediatria, os profissionais preparam todo o ambiente para receber os pequenos. É comum encontrarmos salas de atendimento coloridas e cercadas de brinquedos. A ideia é acolher as crianças para que elas se sintam bem no ambiente.

O dentista da especialidade também tem bastante paciência e torna todo o atendimento lúdico, cantando para os pequenos e utilizando bonecos e fantoches. Alguns profissionais colocam até mesmo desenhos para que a criança assista enquanto faz a profilaxia (aquela limpeza mais completa). Assim, os pacientes entram na brincadeira e aceitem melhor os procedimentos.

Viu só? Os pais não devem se preocupar: eles precisam criar o compromisso de levar os filhos com regularidade. Com isso, vão evitar, por exemplo, que uma cárie superficial se transforme em um problema maior.

Quais os tratamentos que a Odontopediatria realiza?

A gente mostrou como a Odontopediatria trabalha com o atendimento humanizado, deixando a criança confortável e segura na cadeira do dentista. Mas, afinal, quais procedimentos essa especialidade realiza?

Bom, o odontopediatra é voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas bucais do público infanto-juvenil. Então, na consulta, ele vai fazer uma avaliação bucal e realizar a profilaxia e aplicação do flúor.

Caso encontre algum problema dental, pode realizar o procedimento de obturação e restauração, por exemplo. O profissional pode ainda identificar algum padrão diferente de crescimento dos dentes ou na situação da mordida, indicando a consulta com o ortodontista.

Em que momento levar os pequenos para o especialista?

A dica é levar o pequeno ainda bebê ao especialista em Odontopediatria. Ainda que ele ainda não tenha os primeiros dentinhos, o dentista vai avaliar as gengivas e língua e até mesmo identificar se há alguma malformação. Ele também vai orientar a mãe a como fazer a limpeza bucal nessa fase.

Mas, calma, muita gente não leva o filho tão pequeno ao profissional. Isso é normal. No entanto, tenha o cuidado de levá-lo o quanto antes para a primeira consulta. As crianças menores vão aceitar melhor a consulta e se acostumar mais facilmente com o ambiente, materiais e com o odontopediatra.

Com isso, a prevenção de problemas de saúde bucal começa desde muito cedo na vida do pequeno. Ele vai realizar as limpezas de forma regular e a chance de ter uma cárie mais profunda será muito pequena, evitando um tratamento bucal mais longo.

Como fazer a escolha do profissional?

A família deve se certificar de que o profissional é especializado em Odontopediatria para garantir que ele utilizará a abordagem correta com os pequenos. Ele vai também ter um consultório mais preparado para deixar esse público confortável.

Um ponto importante é, se possível, escolher um odontopediatra que faça parte de uma clínica multidisciplinar. Dessa forma, caso seja necessário qualquer encaminhamento do paciente, ele ficará mais tranquilo, pois será atendido em um local onde está acostumado a frequentar.

Você conhecia a abordagem utilizada na Odontopediatria? É uma especialidade preparada para atender as crianças, por isso são os dentistas indicados para realizar o atendimento de saúde bucal desse público. O ideal é que os pais levem seus filhos para a consulta com regularidade para prevenir cáries e outros problemas.

Gostou das informações deste post? Falando em saúde bucal dos pequenos, fique por dentro de algumas dicas para ajudar seus filhos na hora da higienização, garantindo um sorriso bonito e saudável!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada