Blog Saúde Bucal

Perdi um dente. E agora? Veja 3 razões para prevenir o problema

A queda de um dente de leite é algo natural, pois é um processo que faz parte do nosso crescimento. Mas não é normal a perda de um dente permanente, o que pode indicar algum problema na estrutura dentária e gerar diversas consequências para o bem-estar do indivíduo.

Nesse sentido, é importante ressaltar a necessidade de buscar um dentista o mais rápido possível, já que a falta de um dente leva a uma reabsorção fisiológica do osso de suporte. Logo, a demora do atendimento pode ser muito prejudicial para o paciente. Continue a leitura e veja 3 razões para prevenir o problema da perda de dentes!

O que leva um dente a cair?

Diversos fatores podem ocasionar a perda de um dente, por exemplo um trauma ou uma doença periodontal. Os traumas podem ser ocasionados por bruxismo, acidentes e hábitos alimentares capazes de provocar fissuras e trincas nos dentes.

Por outro lado, a doença periodontal consiste em um processo infeccioso e inflamatório gerado pelo acúmulo de bactéria e tártaro. Por essa razão a higienização é tão essencial, afinal ela evita que situações como essa ocorram em nossa boca.

Desse modo, você pode fazer uso de uma escova macia, realizar a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia e fazer uso diário do fio dental. Esses procedimentos são primordiais para garantir uma boa saúde bucal.

Quais as consequências de perder um dente?

A perda de um dente permanente ocasiona diversas consequências para a sua saúde. Sendo assim, é preciso buscar estratégias para evitar essa situação. Confira o seus malefícios!

1. Perda da autoestima

A autoestima é uma das maiores consequências da perda dos dentes. Visto que o sorriso fica afetado, o paciente fica com vergonha de sorrir e até mesmo de olhar no espelho. Uma baixa autoestima afeta diversos aspectos da vida de um indivíduo, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Por essa razão, é preciso muito cuidado e zelo com os dentes.

2. Problemas digestivos

Uma das principais consequências da perda de um dente é a diminuição da eficiência mastigatória, pois a quantidade de dentes dentro da boca reduz, assim como a eficiência dos movimentos mastigatórios. Isso afeta todo o processo de trituração dos alimentos.

Dessa maneira, diversos problemas digestivos podem surgir, já que o estômago e o intestino precisarão trabalhar muito mais para conseguir digerir todo o alimento. Com uma boa mastigação, esses contratempos são evitados e todo o processo ocorre de maneira eficiente.

3. Perda óssea

A perda óssea dificulta a instalação de implantes, uma vez que a estrutura necessária para a inserção dos parafusos reduzida, além de provocar danos à gengiva. Por isso, é preciso ir ao dentista quando um dente cair.

Portanto, a perda de um dente ocasiona diversas consequência na saúde bucal do paciente. Todavia, é preciso muita atenção e cuidado para evitar que isso ocorra. Mas saiba que a falta de um dente pode ser solucionada com um implante. Para isso, o profissional precisará avaliar toda a sua boca.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber o que fazer quando os dentes estão moles!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada