Blog Saúde Bucal

Afinal, quais fatores causam alteração no pH bucal? Saiba aqui!

A boca apresenta um pH bucal natural que pode sofrer mudanças, conforme os hábitos da pessoa. Isso pode gerar alguns problemas e afetar a saúde bucal, deixando os dentes mais suscetíveis a doenças. Mas você já sabe o que é o pH bucal? E qual é o tipo ideal para manter a saúde da boca?

Neste texto, vamos explicar o que é isso e como tal aspecto reflete nas condições dentárias, além de apresentar os fatores que causam a alteração no pH da boca. Fique com a gente e saiba mais sobre esse tema!

Do que se trata o pH?

Esse índice químico consiste no potencial de hidrogênio de um componente. Dessa maneira, o pH vai apontar o grau de alcalinidade ou acidez em uma substância, possibilitando a mensuração do pH na saliva humana, nas bebidas e na água.

Há uma escala para indicar a acidez, base e a alcalinidade dos fluidos:

  • de 0 a 7 — pH ácido;
  • entre 7 e 14 — pH básico e alcalino.

Quando se trata da saliva humana, as modificações no pH bucal conseguem gerar efeitos graves na saúde dental, porque a boca precisa ter um pH adequado para não causar danos às estruturas dela. Por isso, deve ter um índice entre 6,8 e 7,2, ou seja, um pH entre básico e alcalino, mas nunca ácido.

O que provoca as alterações no pH bucal?

As mudanças de pH bucal oscilam no decorrer do dia, devido aos alimentos que consumimos e ao quanto nos hidratamos, além de outros hábitos relacionados à boca, como o fumo. Confira a seguir alguns dos motivos.

Alimentos e bebidas ácidas

Por causa do pH ácido, ingerir comidas e líquidos desse tipo vai impactar muito a alcalinidade da boca, gerando mais acidez nela. Complementar a isso, tais alimentos e bebidas vão afetar a digestão, juntando-se ao suco gástrico. Para quem tem refluxo esofágico, pode ser uma bomba ácida de volta para a boca.

Escovação imediata

Muitas pessoas comem e já vão escovar os dentes, mas isso não é o certo. O correto é esperar entre 20 e 30 minutos, depois realizar a escovação. Tal intervalo é necessário para aguardar que o excesso de alimentos seja dissolvido pela saliva. Se escovar logo em seguida, alimentos com açúcar e ácidos podem causar erosão ao grudar nas cerdas da escova.

Bulimia

Problema bastante sério, que pode gerar desequilíbrio no pH bucal devido ao ácido clorídrico presente no estômago, que vai parar na boca junto da comida induzida pelo vômito.

Como as alterações de pH afetam nossa boca?

Aftas

Elas resultam da oscilação do pH bucal, mas também do estresse exagerado e da falta de nutrientes, como vitaminas. É uma condição comum que gera dor e incômodo conforme o lugar onde estão na boca. Podem atrapalhar até atividades do dia a dia, como mastigar e falar.

Cáries

É o já conhecido desgaste feito pela placa bacteriana. Se a saliva estiver ácida, não vai limpar a boca de micro-organismos, e isso abre caminho para a formação de placa e, por consequência, cáries.

Desmineralização

Com uma saliva ácida, há mais das bactérias citadas acima. Desse modo, ao se alimentarem dos restos de comida na boca, elas soltam o ácido lático, que reage com o esmalte do dente e deixa-o solúvel em água.

Consequentemente, quando limpamos os dentes, o esmalte perde o mineral, e a escova causa mais erosão, tornando o esmalte mais fraco.

Erosão dentária

É a evolução da desmineralização. Ela começa a gerar buracos em algumas partes dos dentes. Tais perdas nem sempre são recuperáveis, por isso são colocadas coroas, lentes, facetas ou restaurações.

Sensibilidade

O esmalte protege as terminações nervosas dentais, entre outras estruturas. Quando ele começa a ficar desgastado, essas terminações nervosas ficam mais expostas a alimentos quentes e gelados, e isso gera dor e desconforto.

Cuide dos seus dentes, escove-os três vezes ao dia, aplique fio dental e use enxaguante bucal antes de dormir. Também visite o dentista regularmente, pois ele pode dar mais dicas sobre como equilibrar o pH bucal.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais. Espalhar informação de qualidade também é uma boa ação!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada