Blog Saúde Bucal

Fio ou fita dental? Descubra agora qual produto escolher

Já é possível encontrar, no mercado, uma grande variedade de produtos para cuidar da nossa saúde bucal, mas nem sempre sabemos para que serve cada produto e quais são as diferenças entre eles, certo? Entre essas dúvidas, está a escolha entre fio ou fita dental.

O fio dental já é um velho conhecido para manter a higiene bucal em dia. O que muitas pessoas não sabem é que também existe outra ferramenta com uma função similar: a fita dental. Nesse contexto, surge a dúvida para saber qual é mais eficaz e quando usar cada produto.

Continue a leitura deste post para conferir quais são as características e como escolher entre fio ou fita dental!

Quais são as características do fio dental?

É fácil identificar o fio dental, afinal, o produto já faz parte do nosso dia a dia. Uma das principais características é que o fio dental é mais fino e tem aspecto mais cilíndrico, com formato roliço. O material mais comum é o nylon, em que vários filamentos mais finos compõem o fio.

O fio dental ajuda a eliminar a placa bacteriana que ficam entre os dentes. O item é ainda mais indicado para dentes que ficam bem juntos, pois passa entre os dentes com mais facilidade e alcança tudo o que precisa. Se você tem a arcada estreita ou com apinhamento, o fio dental é o mais recomendado.

O uso de fio ou fita dental é importante para limpar aqueles pontos em que a escovação não alcança, chamados de espaços interdentais. Essa limpeza previne o acúmulo de alimentos que formam a placa bacteriana, a cárie, doenças periodontais e a desmineralização.

Quais são as características da fita dental?

O formato da fita dental é a principal característica que a diferencia do fio dental. Ela é maior e mais achatada, o que ajuda a tirar as sujeirinhas que ficam entre os dentes com mais rapidez. Além disso, a fita é composta por um filamento único, o que faz com que o produto não afrouxe.

Por mais que a fita dental seja mais larga e plana, não há grandes diferenças na hora de fazer a limpeza. O único fator que pode influenciar, como já foi apontado, é em casos de problemas ortodônticos, em que a recomendação é o uso do fio.

Como escolher entre as duas opções?

Essa questão está mais relacionada às preferências do paciente do que à eficiência entre o fio ou a fita dental. A procura por um especialista pode ajudar a entender qual dos dois produtos é o mais indicado para a sua situação. O dentista é capaz de fazer a avaliação para entender suas características bucais e apontar qual dos dois produtos é melhor.

A limpeza com fio ou fita dental é indicada pelo menos uma vez por dia, de preferência, antes da última escovação. O acúmulo de alimentos à noite facilita a metabolização dos resíduos pelas bactérias e aumenta as chances de formar placa bacteriana. Consulte o seu dentista e veja qual é a melhor opção para você!

Para complementar seus conhecimentos sobre a limpeza bucal, veja por que usar o fio dental diariamente!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada