Blog Saúde Bucal

Conheça os principais tipos de restauração de dente e os materiais

Quando um dente sofre algum dano devido à cárie, por desgaste do bruxismo ou por conta de um trauma é preciso realizar uma restauração dentária. No entanto, existem diferentes tipos de restauração de dente, como a direta ou indireta. Além disso, o dentista pode usar diferentes materiais nesse procedimento.

A escolha do tipo do tratamento vai depender da gravidade da lesão, seu local no dente e na arcada. Sem contar que é possível escolher um material pensando ainda nas questões estéticas.

Quer descobrir os principais materiais utilizados na restauração dentária? Não deixe de conferir as informações reunidas neste post!

Qual é o objetivo da restauração dentária?

O principal objetivo do procedimento de restauração dentária é devolver ao dente sua forma e função. Dentes quebrados, trincados ou com cáries podem ter a anatomia alterada e, portanto, precisam ser restaurados.

A vantagem é que a restauração é um procedimento rápido e realizado de forma a desgastar o elemento dental o mínimo possível.

Quais materiais são utilizados na restauração direta?

A restauração direta é indicada para casos mais leves, em que o desgaste do dente é menor. Desse modo, os materiais são inseridos diretamente nos dentes do paciente, preenchendo a área afetada.

A ideia é que o sorriso fique natural e que não haja incômodos na mastigação. Entre os materiais utilizados na restauração direta estão:

  • resina composta — é o material mais utilizado para fazer a restauração do dente. Apresenta diferentes tonalidades, é durável, fácil de manipular e fixa muito bem. No entanto, pode manchar mais facilmente;
  • amálgama — é uma liga metálica que tinha um amplo uso nas restaurações antigamente. Tem como vantagem a alta resistência, mas seu ponto negativo é quanto à estética, pois tem uma tonalidade cinza metálica.

Quais materiais são utilizados na restauração indireta?

Entre os tipos de restauração de dente, temos a indireta, que é o tratamento indicado para lesões maiores na estrutura dental, como no caso dos tratamentos de canal radicular ou quando a coroa é muito afetada.

Realizar essa restauração pode ser interessante para os dentes anteriores, que são aqueles que aparecem ao falar ou sorrir. Pode também ser uma alternativa para pacientes que têm a restauração de resina que manchou ou de amálgama e quer trocá-la por um material mais estético.

Nesse caso, a peça que será utilizada é feita em laboratório protético depois que o dentista faz a moldagem na boca do paciente. Depois de pronta, o dentista fixa o material na área afetada com um cimento odontológico.

Nesse tratamento, a porcelana tem amplo uso, apresentando como vantagem um resultado estético superior. Além disso, é um material cerâmico que tem alta durabilidade, resistência e um acabamento de melhor qualidade. Apresenta ainda um risco menor de fratura, trazendo mais tranquilidade para o paciente.

Há ainda diversas outras opções de materiais, como o cerômero que mistura porcelana e resina, podendo deixar o custo do tratamento menor. É um material que tem boa durabilidade e estética.

Como você viu, os materiais utilizados nos tipos de restauração de dente podem ser diferentes. É preciso que o paciente entenda como será o resultado com cada um e receber a orientação do dentista para que o preenchimento utilizado seja o ideal.

Quer saber mais sobre saúde bucal? Descubra os prejuízos da perda óssea para o seu sorriso!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada