Blog Saúde Bucal

Conheça a importância da consulta odontológica de rotina

A consulta odontológica deve ser realizada periodicamente. A visita ao dentista pode eliminar problemas bucais ainda no início, promovendo a saúde bucal e impedindo patologias mais sérias no futuro. Mas muitas pessoas, por falta de conhecimento sobre o que ocorre no consultório odontológico, evitam ir a esse especialista.

Para encorajar esses indivíduos e informar vários outros, neste post vamos descrever os procedimentos empregados durante a consulta no dentista. Não só isso, vamos falar da importância de se consultar com esse profissional, apresentar a frequência ideal para essa visita e explicar os procedimentos básicos feitos durante a consulta odontológica.

Fique conosco e perca o medo de ir ao dentista!

Por que ir ao dentista?

Esse especialista é indispensável para tratar o aparelho estomatognático. Tal sistema é integrado pelos músculos (linguais e faciais), nervos, ossos dentários e articulações bucais. Logo, os cuidados odontológicos não se resumem aos dentes e à gengiva. Mas, sim, contemplam atividades diárias e indispensáveis para um ser humano saudável conseguir sobreviver, como:

  • morder;
  • mastigar;
  • deglutir (engolir alimentos e bebidas);
  • falar.

Qual a frequência necessária para a consulta odontológica?

Da mesma forma que é necessário fazer checagens periódicas no médico convencional, a ida ao dentista deve ser regular. De modo geral, o recomendado é ir de 6 em 6 meses, mas isso pode variar conforme o histórico da pessoa.

Esse período semestral é o tempo necessário para o dentista conseguir averiguar um problema e saná-lo antes de se agravar, entre uma visita e outra. Também é o intervalo em que a limpeza bucal tem de ser feita, impedindo a proliferação de cáries e tártaro.

Quais procedimentos são realizados pelo dentista em uma visita padrão?

Ao realizar consultas odontológicas de rotina, é o clínico geral quem vai efetuar avaliações prévias, procedimentos básicos e encaminhamentos para os especialistas da odontologia, caso seja necessário. Confira, a seguir, alguns métodos realizados nessa visita.

Avaliação prévia

Antes de tudo, o especialista olha a boca do paciente com instrumentos específicos da profissão. Não se preocupe, não é nada demais. Trata-se de espelhos pequenos e especiais para encontrar cáries, tártaro, manchas, entre outras características. Assim, ele consegue verificar o que será necessário efetuar nesse paciente.

Profilaxia

Esse procedimento consiste na limpeza mais profunda das estruturas bucais. O profissional realiza uma raspagem para remover os tártaros e uma limpeza com um pequeno jato, contendo bicarbonato de sódio. Isso impede a formação de cáries, o agravamento delas e inflamações.

Aplicação de flúor

Esse elemento químico é indispensável para a proteção dos dentes, por isso os cremes dentais também o tem em sua composição. O dentista faz a aplicação de flúor para evitar o desgaste dental e a perda de minerais. Assim, essa técnica consegue impedir a ação de bactérias nocivas e da acidez comum na alimentação, mas prejudicial aos dentes.

Tratamento de canal

Esse é um procedimento mais específico, realizado pelo dentista especializado em endodontia. É feito ao ser observada uma infecção prejudicial à polpa do dente. Isso pode ocorrer devido à quebra dele ou cáries profundas.

É indispensável realizar o tratamento assim que o problema for diagnosticado, a fim de impedir o agravamento e a possível perda do dente.

Esses são os procedimentos mais básicos ao ir a uma consulta odontológica. É possível notar que não há porque ter medo, afinal, o dentista existe para ajudar com a saúde bucal e, assim, manter e melhorar a qualidade de vida de todos.

Agora que já perdeu o medo, entre em contato conosco e marque a sua visita ao dentista!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada