Blog Saúde Bucal

Conheça os principais tipos de restauração de dente e os materiais

Quando a dentição sofre algum dano devido à cárie, por desgaste do bruxismo ou por conta de um trauma, é preciso realizar uma restauração de dente. Atualmente, existem diferentes métodos para esse reparo, como o direto e o indireto. Além disso, o cirurgião-dentista pode usar vários materiais durante o procedimento.

A recomendação do tipo de tratamento odontológico depende de vários fatores, como a gravidade da lesão e o local em que um ou vários dentes foram danificados. Igualmente, a escolha do material a ser utilizado no restauro é decisiva, podendo privilegiar mais ou menos as questões estéticas, por exemplo.

Quer descobrir os principais materiais utilizados na restauração dentária? Não deixe de conferir as informações reunidas neste post!

O que é e como funciona a restauração de dente?

A restauração é um procedimento para tratar um ou vários dentes afetados pela cárie ou outro problema na dentição, normalizando o sorriso e a função dentária.

Na clínica odontológica, em um primeiro momento, o cirurgião-dentista remove a parte deteriorada do dente, limpando o local atingido pelos microrganismos e preenchendo a região com um material específico de restauração.

Ao fechar a cavidade interna do dente, na qual as bactérias costumam se infiltrar, o procedimento de restauro também previne a perda total da dentição e evita que os microrganismos causem danos a outros dentes na arcada.

Qual é o objetivo da restauração dentária?

O principal objetivo do procedimento de restauração dentária é devolver ao dente sua forma e função. Dentes quebrados, trincados ou com cáries podem ter a anatomia alterada, o que é prejudicial à saúde da boca. A vantagem é que esse procedimento é rápido e realizado de forma a desgastar o elemento dental o mínimo possível.

Quando é necessário fazer a restauração de dente?

Muitas pessoas não sabem para quem são indicadas as restaurações de dente. De maneira geral, o tratamento deve ser realizado por pacientes que sofrem com a proliferação de bactérias e o surgimento de cáries na cavidade bucal.

O motivo é que a técnica elimina as regiões cariadas e evita maiores incômodos na dentição, melhorando as funções e a estética da boca.

Quais são os tipos de restauração de dente?

Até aqui, você sabe o que é, como funciona, para que serve e quando a restauração de dente é indicada para os pacientes. Mas a dúvida que fica é com relação aos diferentes tipos desse procedimento odontológico, certo? Veja as características das restaurações direta e indireta!

Restauração direta

A restauração direta é um procedimento recomendado para casos mais simples, quando a cárie afeta uma menor região da cavidade bucal e o material utilizado no processo pode ser aplicado, diretamente, no dente danificado.

Nesse método, o dentista deve remover a parte danificada do dente, utilizando, quando necessário, brocas para desgastar o esmalte (tecido mineralizado que fica na parte mais externa do dente) e a dentina (componente interno da dentição).

Depois, o profissional higieniza o local e fecha a cavidade do dente com um material específico, como resina ou ionômero de vidro.

Restauração indireta

Esse tipo de restauração é indicado para casos em que a cavidade a ser preenchida é muito extensa e profunda.

O primeiro passo é preparar os elementos a serem utilizados no tratamento, o que requer o planejamento de um protótipo do dente, previamente confeccionado pelo dentista. Após essa etapa, o molde é enviado a um laboratório de prótese dentária.

Quando o dente chega do laboratório em que foi preparado, o dentista realiza a cimentação da restauração no local, de modo a reabilitar as funções e a aparência do sorriso.

Quais materiais são utilizados na restauração direta?

Como já dissemos, a restauração direta é indicada para casos mais leves, em que o desgaste do dente é menor. Desse modo, os materiais são inseridos diretamente nos dentes do paciente, preenchendo a área afetada.

A ideia é que o sorriso fique natural e que não haja incômodos na mastigação. Entre os materiais utilizados na restauração direta, estão:

  • resina composta — material bastante utilizado para fazer a restauração do dente, apresenta diferentes tonalidades, é durável, fácil de manipular e fixa muito bem, mas pode manchar facilmente;
  • amálgama — liga metálica que tinha um amplo uso nas restaurações antigamente, tem como vantagem a alta resistência, mas seu ponto negativo é a estética, pois tem uma tonalidade cinza metálica.

Quais materiais são utilizados na restauração indireta?

Entre os tipos de restauração de dente, temos a indireta, que é o tratamento indicado para lesões maiores na estrutura dental, como no caso dos tratamentos de canal radicular ou quando a coroa é muito afetada.

Realizar esse restauro pode ser interessante para os dentes anteriores, que são aqueles que aparecem ao falar ou sorrir. Pode também ser uma alternativa para pacientes que têm uma restauração de resina que manchou ou de amálgama e quer trocá-la por um material mais estético.

Nesse caso, a peça que será utilizada é feita em laboratório protético depois que o dentista faz a moldagem na boca do paciente. Depois de pronto, o dentista fixa o material na área afetada com um cimento odontológico.

Nesse tratamento, a porcelana tem amplo uso, apresentando como vantagem um resultado estético superior. Além disso, é um material cerâmico que tem alta durabilidade, resistência e um acabamento de melhor qualidade. Apresenta ainda um risco menor de fratura, trazendo mais tranquilidade para o paciente.

Há ainda diversas outras opções de materiais, como o cerômero, que mistura porcelana e resina, podendo deixar o custo do tratamento menor. É um material que tem boa durabilidade e estética.

Qual é o melhor tipo de restauração de dente?

Agora que você conhece as características e os materiais utilizados em cada restauração de dente, deve estar se perguntando qual é o melhor procedimento, não é?

Na verdade, não existe uma restauração de dente ideal para todos os pacientes, devendo cada caso ser examinado pessoalmente pelo cirurgião-dentista. O profissional, junto à pessoa afetada pelo problema, deve observar a extensão do preparo, verificar a predisposição alérgica a algum material, o local exato a ser tratado e o melhor custo-benefício.

Se você está notando algum aspecto anormal na sua boca, procure uma clínica odontológica para ser examinado por um especialista. O dentista, além de analisar o estado da sua saúde bucal, pode fazer tomada radiográfica para identificar a presença de cárie e dar início ao tratamento o quanto antes.

Como você viu, os materiais utilizados nos tipos de restauração de dente podem ser diferentes. É preciso que o paciente entenda como será o resultado com cada um e receba a orientação do dentista para que o preenchimento utilizado seja o ideal.

Quer melhorar as funções e a estética do seu sorriso? Então, entre em contato com a Sorridents e agende uma avaliação odontológica!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada